Envio de documentos template whatsapp

Olá, estou com algumas dúvidas referentes ao envio de documentos a partir dos templates do whatsapp, não sei se alguém já passou pelo mesmo. Procurei pelo fórum e não encontrei algo parecido com a minha dúvida. Se alguém puder ajudar agradeço de antemão.
1 - Para enviar um PDF a partir das notificações do whatsapp é necessário que eu crie um modelo específico?
2 - Vi que é possível criar modelos de mensagens para documentos. Mas, eles pedem a URL do documento. Na documentação (https://help.blip.ai/docs/en/channels/whatsapp/enviar-notificacao-whatsapp-blip-api/) diz que eu envio a URL no corpo da requisição. Como funciona isso?

Sim, no Portal do BLiP é possível criar Message Templates para documentos. Basta selecionar a opção correspondente.

Durante a criação do Modelo pelo Portal, você já pode enviar uma URL para o documento. Na hora de enviar você pode mudar essa URL, conforme esse link que você mandou mostra, mas não é necessário caso a URL seja a mesma cadastrada.

1 Curtida

Primeiramente gostaria de agradecer pela resposta anterior, consegui fazer alguns testes mas me deparei com outro problema. Quando utilizo a url do documento “http://www.orimi.com/pdf-test.pdf” conforme o exemplo da documentação a notificação chega. Mas, quando utilizo a url “https://www.smilesaude.com.br/teste.pdf” não chega notificação no whatsapp. É necessário cadastrar em algum lugar as url de envio?

Olá @Smile_Saude

Você cadastrou o Message Template com qual delas? Ou você criou dois Message Templates?

Olá @Bcamarda, eu utilizei a seguinte url https://www.smilesaude.com.br/20200324152600manualprestadoronline.pdf

Olá @Smile_Saude

Só pra eu entender: Se você passa qualquer outra URL na requisição o usuário não recebe? Mas se você não passa nenhuma URL, ele recebe?

Olá @Bcamarda, eu coloquei uma URL no modelo. Mas, essa URL não será utilizada, pois esse teste que estou fazendo é para que eu possa enviar arquivos distintos. Um exemplo é um boleto que vai ser gerado na nossa aplicação e a URL do boleto nunca vai ser a mesma da URL que cadastrei no modelo de mensagem. Quando passo a URL que cadastrei no modelo de mensagem e essa outra terminando com teste.pdf a notificação não chega no usuário final. Quando passo a url da documentação do BLIP chega. Não fiz o teste passando nenhuma URL. Mas, esse não é o meu intuito, como informei acima eu desejo passar várias URL’s.

Sim @Smile_Saude, eu entendi. Eu só queria saber o comportamento do problema.

Aparentemente o problema está no lado do WhatsApp, que não está conseguindo enviar o seu documento. Neste caso, peço que você abra um chamado para o seu suporte, assim eles irão conseguir averiguar o log, o message template e tudo envolvido de forma mais assertiva.

1 Curtida