Estou desenvolvendo uma integração via HTTP x BUILDER, mãs não consegui fazer funcionar a seguinte situação.
Enviei uma notificação para o cliente via HTTP de um arquivo PDF, porém quando o cliente receber tem que
aparecer a seguinte mensagem “DESEJA APROVAR 1-SIM/2-NAO”.
Só que eu só consigo enviar o PDF e não consigo fazer o BUILDER entender para dar essa mensagem “DESEJA APROVAR 1-SIM/2-NAO”.
Antes de enviar uma notificação, você precisa criar e ter um Message Template aprovado. Na hora da criação, você pode colocar o texto conforme você deseja e então enviar ele.
No JSON que você está usando, você passa apenas os valores definidos como variáveis no Message Template, se houver.
Eu já tenho o template aprovado a qual eu já consigo enviar o PDF, porém pra adicionar botões fala que essa funcionalidade ainda não está disponível e tenho q entrar em contato com blip.
E o PDF que já envio para o cliente se eu tentar passar algum parâmetro da erro no JSON mostra no LOG. Eu passo o seguinte parametro [localizable_params].
E após eu conseguir criar esses botões eu consigo redirecionar para uma parte do meu fluxo? tem exemplo do JSON ? E como eu passaria um conteúdo no JSON tipo o CNPJ do cliente pra continuar no fluxo sem q haja a necessidade do cliente informar.
Para criar Message Templates com botões ainda é preciso solicitar ao seu suporte a criação, pois esta funcionalidade ainda não existe no portal, conforme explicado aqui.
Isso não é feito no JSON da notificação. Esse JSON é apenas um conteúdo de mensagem, não realiza ações dentro do bot. Existem algumas formas de você fazer o que quer, e uma delas é:
Ao enviar a notificação para um usuário, envie ele para um bloco específico do seu bot. Blip Docs | API Reference
Neste bloco, prepare o seu bot para receber e tratar a resposta dada.
Novamente, o JSON de envio de notificação é apenas uma mensagem que será recebida pelo usuário. Neste caso você pode salvar o CNPJ do usuário como uma informação de extras do contato dele. No Builder, basta utilizar {{contact.extras.cnpj}}, por exemplo, uma vez que tenha salvo desta forma.
Mas então o Cenário que eu tenho não vai funcionar.
O cliente entra em contato via Whatsapp (Builder)e ele cai em um fluxo e de acordo com as informações ele será redirecionado para um humano.
Esse Humano vai fazer o orçamento dele pelo sistema (ERP) a vai gravar o orçamento em PDF e vai enviar via (HTTP) para o cliente via notificação e perguntando deseja aprovar (SIM/NAO).
Se o cliente Aprovar tem que cair em um bloco do fluxo, porém o builder precisa já ter o CNPJ do cliente salvo em algum lugar para continuar o atendimento.
Justamente, você terá a informação salva nos dados do Contato. Você poderá usar essa informação como condição de saída, utilizando a variavel contact.extas.cnpj
Mandei um arquivo para o Cliente e em seguida quero redirecionar para um fluxo a qual criei que pergunta se ele deseja aprovar isso o Builder fazendo a pergunta.
Eu entendi o que você quer fazer, não entendi o que seria o Pop up que você citou. Você pode ser mais específico, por favor?
Criei essa imagem para exemplificar o fluxo. Inicialmente seu usuário está no “Fluxo normal”, exemplificado em cor azul. Esse é o fluxo do seu bot, onde ele conversa de forma natural e vai para o atendimento humano. Quando faz o processo de mudar ele de estado, é esperado que você copie o ID do primeiro bloco do fluxo assinalado em vermelho ( Recebe notificação), que é basicamente essa imagem que você enviou.
Crie um bloco sem nada dentro e que também não aguarde mensagem do usuário:
Coloque como condição de saída dele, o seu bloco notificacao-orçamento
Mude o estado do usuário através da requisição e envie uma mensagem para o bot (como usuário), e veja se ele irá responder corretamente, por favor.
Uma dica: O WhatsApp não suporta o tipo de conteúdo Quick Reply que você está usando para perguntar SIM ou NÃO. Para enviar esse tipo de conteúdo é preciso enviar através de conteúdo dinâmico e Message Template.
Criei conforme você disse e fiz a requisição no novo bloco porém sem sucesso ;(, troquei de bloco e nada foi feito. Se eu escrevo qualquer msg continua caindo no 1 fluxo.
Ou estamos deixando passar algum detalhe importante ou a plataforma não está funcionando como deveria. Você é um cliente de plano Business, correto? Poderia abrir um chamado para o seu suporte a respeito disso? Eles vão conseguir te orientar de forma mais assertiva.