Enviar mensagem para novos clientes via WhatsApp


Espero que possam me ajudar.


Estou fazendo a requisição na api do Blip com o telefone do cliente, para obter o identificador, que me retorna com sucesso, porém ao fazer a requisição para enviar uma mensagem para o identificador que acabou de ser criado, até retorna 202 Accepted, mas a mensagem não chega até o cliente.


Alguem sabe me dizer o que pode estar acontecendo?


11 comentários

Reputação 5
Crachá +1

Olá @Renan_Teotonio_dos_S, você deve estar tentando enviar uma notificação ativa para o contato, ou seja é um contato que não enviou mensagens ao seu bot dentro de 24 horas, mensagens/notificações ativas precisam ter crédito disponível em sua conta.




https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/1500011572562-Como-usar-o-Disparador-Individual-para-criar-enviar-e-gerenciar-mensagens-ativas-no-WhatsApp

Entendi, obrigado pelo link.


Mas, sabe me dizer se eu consigo fazer essa requisição de mensagem ativa via API?

pois, gostaria de automatizar para quando um cliente se cadastrar o blip mandar um bem vindo.


Sabe me dizer se é possivel?

Desculpe, encontrei o tutorial Enviar notificação via api


E percebi que estou fazendo a requisição já no formato correto, porém o mesmo não esta chegando ao cliente.


Segue minha requisição

Captura de tela 2021-08-18 140155


E obs: minha conta tem saldo para o envio

Reputação 5
Crachá +1

Como está o seu modelo aprovado? Existe alguma variável, as vezes pode ser difícil encontrar o erro pelo status da API, mas você pode verificar os logs do bot na API enviando o seguinte comando:


{
"id": "{{$guid}}",
"method": "get",
"uri": "/threads/{{user_identity}}"
}

Se a mensagem foi enviada com sucesso isso deve estar em parte da resposta:


Se houver algum erro ele deve aparecer de forma mais detalhada também.

Meu template esta ativo sim, até mesmo por que funcionando quando o meu cliente esta ativo.


Só não entendi onde eu faço essa requisição dos logs?


Mas creio que encontrei o problema, pelo que entendi minha conta não é uma conta que pode disparar notificações, eu preciso fazer um upgrade na conta.


Mas agradeço e muito pela ajuda.

Reputação 2

Estou com problemas para enviar notificações ativas também:

WhatsApp API response status code does not indicate success: 500 (InternalServerError). Error: Internal error: Communication failure: timeout. Please check if wacore is running: 10.244.2.32:6251 (1014)

Está ocorrendo erro no entendimento do seu template.

Verifica se não tem nenhum firewall barrando a saída. É um erro comum

Boa noite!


Sabe se é possível enviar mensagem ativa para alguém que nunca entrou em contato antes?

Também saberia dizer qual seria o custo de envio de cada mensagem ativa?


obg!

Estou com o mesmo problema. No caso, tenho diversos números que precisam receber uma notificação (ativa). Mas a notificação não está chegando neles… Eu preciso cadastrar os números na plataforma? Outra coisa, número que for business pode receber as notificações? Preciso fazer opt in, mesmo que os donos desses números já tenham acordado com o recebimento das mensagens? Agradeço!

Reputação 6
Crachá

@DNA_imoveis recomendo reforçar o opt in agora que o número está na API. Sobre o número estar no WhatsApp Business não tem problema ele receberá as mensagens normalmente e não é necessário cadastrar os números para disparar as notificações.


Para realizar o disparo basta que o template esteja aprovado e a planilha configurada corretamente com os dados 😃

Comente