💡 Enviar contato no WhatsApp

Boa tarde pessoal, como vocĂȘs estĂŁo? Hoje eu vim trazer uma dica que acho que quase ninguĂ©m sabe: Ă© possĂ­vel enviar e compartilhar um contato no WhatsApp para seus clientes. Existem muitas sugestĂ”es para que isso seja algo nativo e compatĂ­vel com o Blip, mas enquanto isso nĂŁo acontece, vou ensinar para vocĂȘs como fazĂȘ-lo:

:point_right:t2: O Contato Ă© uma categoria de conteĂșdo permitido e trafegado pela WhatsApp Business API, e permite o compartilhamento de informaçÔes de contatos/pessoas, atravĂ©s de um elemento especĂ­fico. VocĂȘ pode encontrar essa e outras informaçÔes, acessando a Documentação Oficial do WhatsApp.

Obs.: O Blip nĂŁo dĂĄ suporte a este tipo de conteĂșdo, portanto vocĂȘ nĂŁo terĂĄ acesso a ele na aba de histĂłrico. O objetivo desse tutorial Ă© enviar do bot para os clientes, e nĂŁo o caminho contrĂĄrio!

Vamos ao passo-a-passo entĂŁo:

  1. Crie um conteĂșdo dinĂąmico (nas mensagens ou nas respostas prontas do Desk) com o tipo application/json

  2. Preencha o conteĂșdo com as informaçÔes que deseja, seguindo o modelo apresentado na documentação do WhatsApp (exemplo abaixo). NĂŁo Ă© preciso preencher todos os campos, sĂł aqueles que deseja compartilhar :slight_smile:

Exemplo de cĂłdigo
{
    "type": "contacts",
    "contacts": [
                {
                    "addresses": [
                        {
                            "city": "Menlo Park",
                            "country": "United States",
                            "country_code": "us",
                            "state": "CA",
                            "street": "1 Hacker Way",
                            "type": "HOME",
                            "zip": "94025"
                        },
                        {
                            "city": "Menlo Park",
                            "country": "United States",
                            "country_code": "us",
                            "state": "CA",
                            "street": "200 Jefferson Dr",
                            "type": "WORK",
                            "zip": "94025"
                        }
                    ],
                    "birthday": "2012-08-18",
                    "emails": [
                        {
                            "email": "test@fb.com",
                            "type": "WORK"
                        },
                        {
                            "email": "test@whatsapp.com",
                            "type": "WORK"
                        }
                    ],
                    "name": {
                        "first_name": "John",
                        "formatted_name": "John Smith",
                        "last_name": "Smith"
                    },
                    "org": {
                        "company": "WhatsApp",
                        "department": "Design",
                        "title": "Manager"
                    },
                    "phones": [
                        {
                            "phone": "+1 (940) 555-1234",
                            "type": "HOME"
                        },
                        {
                            "phone": "+1 (650) 555-1234",
                            "type": "WORK",
                            "wa_id": "16505551234"
                        }
                    ],
                    "urls": [
                        {
                             "url": "https://www.facebook.com",
                             "type": "WORK"
                        }
                    ]
                }
            ]
}

E Ă© isso! :partyparrot:

Agora seu cliente jå vai conseguir receber e te acesso a esse contato de forma mais visual, salvå-lo diretamente na agenda e até enviar mensagens, tudo a um clique de distùncia.

:point_right:t2: Lembrando que esse tipo de conteĂșdo pode ser enviado tanto durante o fluxo conversacional, quanto durante o atendimento humano (atravĂ©s de respostas prontas, usando o conteĂșdo dinĂąmico).

:thinking: Caso o cliente envie um Contato para o Bot durante o fluxo conversacional, o que ele receberĂĄ serĂĄ um JSON, como esse mostrado acima. VocĂȘ pode tratar esse JSON via script ou via API e usĂĄ-lo para salvar um novo contato ou atualizar algum que jĂĄ exista, por exemplo!

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Uauuu, adorei as dicas :wink: