Compartilhar contato no WhatsApp


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Boa tarde pessoal, como vocês estão? Hoje eu vim trazer uma dica que acho que quase ninguém sabe: é possível enviar e compartilhar um contato no WhatsApp para seus clientes. Existem muitas sugestões para que isso seja algo nativo e compatível com o Blip, mas enquanto isso não acontece, vou ensinar para vocês como fazê-lo:


👉🏼 O Contato é uma categoria de conteúdo permitido e trafegado pela WhatsApp Business API, e permite o compartilhamento de informações de contatos/pessoas, através de um elemento específico. Você pode encontrar essa e outras informações, acessando a Documentação Oficial do WhatsApp.


Obs.: O Blip não dá suporte a este tipo de conteúdo, portanto você não terá acesso a ele na aba de histórico. O objetivo desse tutorial é enviar do bot para os clientes, e não o caminho contrário!


Vamos ao passo-a-passo então:




  1. Crie um conteúdo dinâmico (nas mensagens ou nas respostas prontas do Desk) com o tipo application/json




  2. Preencha o conteúdo com as informações que deseja, seguindo o modelo apresentado na documentação do WhatsApp (exemplo abaixo). Não é preciso preencher todos os campos, só aqueles que deseja compartilhar 🙂






Exemplo de código

{
"type": "contacts",
"contacts": [
{
"addresses": [
{
"city": "Menlo Park",
"country": "United States",
"country_code": "us",
"state": "CA",
"street": "1 Hacker Way",
"type": "HOME",
"zip": "94025"
},
{
"city": "Menlo Park",
"country": "United States",
"country_code": "us",
"state": "CA",
"street": "200 Jefferson Dr",
"type": "WORK",
"zip": "94025"
}
],
"birthday": "2012-08-18",
"emails": [
{
"email": "[email protected]",
"type": "WORK"
},
{
"email": "[email protected]",
"type": "WORK"
}
],
"name": {
"first_name": "John",
"formatted_name": "John Smith",
"last_name": "Smith"
},
"org": {
"company": "WhatsApp",
"department": "Design",
"title": "Manager"
},
"phones": [
{
"phone": "+1 (940) 555-1234",
"type": "HOME"
},
{
"phone": "+1 (650) 555-1234",
"type": "WORK",
"wa_id": "16505551234"
}
],
"urls": [
{
"url": "https://www.facebook.com",
"type": "WORK"
}
]
}
]
}


E é isso! :partyparrot:


Agora seu cliente já vai conseguir receber e te acesso a esse contato de forma mais visual, salvá-lo diretamente na agenda e até enviar mensagens, tudo a um clique de distância.


👉🏼 Lembrando que esse tipo de conteúdo pode ser enviado tanto durante o fluxo conversacional, quanto durante o atendimento humano (através de respostas prontas, usando o conteúdo dinâmico).


🤔 Caso o cliente envie um Contato para o Bot durante o fluxo conversacional, o que ele receberá será um JSON, como esse mostrado acima. Você pode tratar esse JSON via script ou via API e usá-lo para salvar um novo contato ou atualizar algum que já exista, por exemplo!


2 comentários

Uauuu, adorei as dicas 😉

Muito boa a dica, valeu

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