Entrando em contato com clientes via WhatsApp

Boa tarde, sou cliente nova, tenho um roteador configurado com alguns bots, temos o whatsapp ativo no roteador e já temos modelo de mensagem configurado e aprovado.
Agora gostaria de auxílio e orientação para dar andamento e entrar em contato com o cliente.
Não tivemos treinamento sobre isso e não estou localizando nenhuma documentação clara que possa esclarecer minhas dúvidas.
Como faço para informar o número do cliente e mandar uma mensagem para ele? Em qual local consigo ver as mensagens que o cliente me manda de retorno para dar andamento na conversa?

Desde já agradeço se alguém puder me auxiliar para dar andamento. Estou bastante confusa :frowning:

Para enviar mensagens ativas (ou seja, quando bot inicia a conversa), você precisa utilizar um modelo de mensagem aprovado. Como você já tem, basta criar uma lista de distribuição e utilizar o nosso agendador para enviar a mensagem para esta lista. O artigo abaixo apresenta esse passo-a-passo:

Se as pessoas que você deseja enviar mensagem não entraram em contato com o bot ainda, é preciso realizar alguns passos:

  1. Garantir que elas estão dispostas a receber as mensagens via WhatsApp, o que chamamos de Opt-in (esse é um ponto importante nas Políticas do WhatsApp)
  2. Seguir os passos conforme descrito em nossa documentação: https://docs.blip.ai/#sending-a-notification

Se o seu bot não estiver preparado para receber e responder àquela mensagem, você pode conferir o histório de mensagens dos seus contatos na Área de Contatos do Builder.

Bom dia. Como que eu faço para entrar em contato com apenas 1 cliente para dar um retorno especifico, após 7 dias da conversa inicial?

Você pode enviar através da API, conforme demonstrado abaixo:

Ou você pode criar uma lista de distribuição com apenas 1 pessoa e enviar através do agendador para essa lista.

A maneira com você vai identificar esse usuário pode ser através da área de Contatos, no portal: Você pode adicionar a data que ele entrou em contato nas informações do usuário e depois pesquisar por ela.

Você também já pode criar, diretamente no bot através da nossa API e requisições HTTP, um agendamento para ele para daqui a 7 dias no momento em que ele entrar em contato com o bot.

Eu fiquei com uma dúvida após ler o tutorial, por exemplo, se eu quiser disparar uma mensagem para meu cliente, basta apenas eu chamar a API do BLiP conforme as instruções que é sucesso?
Não sei se estou confundindo com o tutorial do Portal mas, eu não precisaria usar o Agendador para colocar a mensagem na fila?

É simples assim mesmo?

É isso mesmo. Enviando via API direto, sem agendador, você envia a mensagem instantaneamente e direto pra um único número.

O Agendador traz a facilidade de poder enviar em massa e poder programar o envio.

Seguindo esse tutorial, eu tive um retorno “202 Accepted” no postman:

Eu queria fazer um teste apenas. Poderia apenas confirmar se esse retorno significa que eu não conseguir por não ter ainda um pacote de mensagens pré-pagas e não ter um template de mensagem ainda aprovado?

Em teoria, entendi que por o contato usado estar dentro da janela de 24h, eu conseguiria testar “sem necessidade do pacote pré-pago”.

É apenas uma dúvida para prosseguir com a proposta pra um projeto interno nosso.

@GabrielPetrone acredito que o retorno sempre será 200, exceto quando houver algum erro na requisição ou algum problema na requisição. Para ver de fato o status dessa requisição no BLiP, você vai precisar ver nos logs.

Sim, quando você envia um Message Template dentro da janela, ele é considerado uma mensagem normal e não é cobrado. Mas você precisa sim ter um Message Template, pois essa mensagem que você está enviando é um MT, porém dentro da janela você não precisa enviar um, pode ser uma mensagem normal.

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