ūüí° Entendendo Intelig√™ncia Artificial

Eu sei que vocês gostariam de saber mais sobre Inteligência Artificial e também entender como usar esse recurso no Blip. Mas para começar do básico, precisamos entender alguns conceitos importantes que permeiam esse mundo. Vão bora? :robot::speech_balloon:

O que é Inteligência Artificial?

A IA é uma área dentro da Ciência da Computação que é responsável por simular a inteligência e o comportamento humano usando apenas máquinas. O objetivo é de executar atividades humanas.

Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão , entre outras tecnologias.

Vamos de exemplos…

Vou come√ßar dizendo que a IA est√° no seu dia a dia bem mais do que voc√™ imagina, como quando estamos comprando em algum site e nos deparamos com produtos recomendados, aquele famoso ‚Äú Voc√™ tamb√©m pode gostar de ‚Ķ‚ÄĚ. Outro exemplo √© o reconhecimento facial do seu smartphone e a t√£o querida Alexa.

‚ÄúAlexa‚Ķ faz um pix para mim?‚ÄĚ

Tecnologias relacionadas

Machine Learning: a ideia dessa tecnologia √© oferecer um conjunto de dados suficientemente grande para que a m√°quina possa analisar e extrair algum conhecimento dele. E mais: n√£o √© preciso program√°-la para procurar por informa√ß√Ķes espec√≠ficas; ela aprende de maneira ‚Äúautodidata‚ÄĚ. :scream:

√Č aquele seu primo que aprende e sabe de tudo, sabe? O neto preferido da sua av√≥‚Ķ

Plataformas de Machine Learning s√£o capazes de fornecer capacidade computacional, bem como dados, algoritmos, APIs, entre outras solu√ß√Ķes para se projetar, treinar e aplicar modelos da √°rea em m√°quinas, aplicativos, processos etc. √Č assim que funcionam os sistemas de reconhecimento de face, o filtro de spam do seu e-mail e alguns servi√ßos de atendimento automatizado por aplicativos de mensagens, como os chatbots. :winkblip:

Natural Language Processing (NLP): em portug√Ľes atende pela sigla PLN (ou Processamento de Linguagem Natural) e √© usada para ajudar dispositivos tecnol√≥gicos a entenderem a linguagem do ser humano de maneira a responder suas demandas. Por meio dessa tecnologia, a m√°quina consegue n√£o s√≥ entender essa linguagem, mas tamb√©m consegue capacitar o dispositivo tecnol√≥gico para criar respostas, seja por meio de textos ou √°udios, para as nossas intera√ß√Ķes.

Neste tópico, a @Liz_Mendes iniciou uma discussão super legal sobre o tema e vários blippers compartilharam suas experiências com IA no Blip. Bora lá? :curiousblip:

Ah! Se quiserem mais conte√ļdos sobre IA, por favor, manifeste-se aqui neste t√≥pico.

4 Curtidas

Eu quero!!

1 Curtida

Que massa @Bia realmente é uma ferramenta que ainda não utilizo será muito bom conhecer e colocar em prática.

1 Curtida