Emissão de relatório de atendimentos do Blip Desk

Implantamos o atendimento via whatsapp a poucos dias e estamos precisando fazer uma análise mais detalhada para tomada de decisão. Precisamos de um relatório que nos informe os números de telefone das pessoas que foram atendidas pelo blip desk, através do whatsapp. Precisamos cruzar a informação com nossa central telefônica para saber se o atendimento foi satisfatório ou se o cliente tentou contato por outro canal para resolver o mesmo problema. Verifiquei as opções de relatório na aba de atendimento do blip mas não encontrei nenhum que me traga o numero de telefone. É possível emitir algum relatório com essa dado? Se sim, qual seria o caminho?

@Smile_Saude

Você pode criar relatórios com categorias personalizadas. Basicamente, você vai precisar utilizar a ação de Registro de Evento, dentro do Builder, no seu fluxo conversacional, com a categoria Telefone (por exemplo) e como valor o número de telefone do contato.

Vou te deixar alguns links que tem podem te ajudar:

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Analisando sua orientação vi que poderia gerar um relatório de todos os clientes que interagem com o bot e não só os que são direcionados para o atendimento humano, o que me ajudará mais ainda.

Dessa forma, criei um registro de evento nas ações de entrada do bloco Boas vindas, coloquei como categoria: telefone, como ação: Salvar contatos e no valor da ação a variável: {{contact.phoneNumber}}, como você pode ver na imagem:

Lá em análise, na aba de relatórios personalizados, criei um relatório com dimensão: eventos personalizados e categoria: telefone, porém não foi possível obter os telefones, apenas a quantidade de contatos. Segue print:

De que forma consigo esse dado?

@Bruno, alguma recomendação?

@Smile_Saude

O que você fez está correto e a forma como o BLiP exibiu isso em um relatório também está.

Vou te explicar: Os relatórios no portal são apenas em duas dimensões (Categoria x Ação) o campo valor, que você preencheu com o telefone, só pode ser acessado através da API. Se você o fizer, provavelmente irá encontrar os telefones salvos no registro. Como sua ação é Salvar Contatos, ele agrupou todas as ações iguais naquela categoria. Talvez você posssa trocar e colocar o telefone como ação, assim você o retorno desejado.

Fiz a troca da ação para telefone como recomendado e solicitei a um desenvolvedor da equipe para localizar esses dados na API, entretanto o arquivo gerado conta com pouco mais de 100 contatos na relação, o que não condiz com o número de usuários que acessou o bot desde o lançamento, que segundo os dados de engajamento do blip, é bem maior. Segundo o nosso dev ele apenas chamou na API, no Postman, não foi realizado nenhum filtro, então essa relação deveria conter todos os contatos. Tem outra forma de tentarmos gerar esse relatório para que venha completo?

Olá

Como você fez a troca da Ação para Telefone, não precisa verificar mais esse valor pela API, pode ser pelo relatório personalizado no portal mesmo.
Quanto ao número exibido, pode ser que o número exibido nos dados de engajamento do BLiP contem com números de teste (não entram no registro de eventos) e também com usuários que entraram em contato antes da implementação desse registro no seu bot.
Se ainda assim você quiser ter certeza, diga ao seu dev que coloque um filtro de data contendo uma data inicial e uma data final. Coloque a data inicial como a data de lançamento do bot e a final, hoje.

Por exemplo:

“uri”: “/event-track/Telefone?startDate=2020-05-05&endDate=2020-05-12”

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