Utilizar o Blip Desk no Salesforce (Blip Desk Embedded Salesforce)


Reputação 6
Crachá

Olá pessoal, eu aqui novamente trazendo uma dica relacionada ao Salesforce.


Você já se perguntou:


E se o Blip Desk estivesse “embutido” dentro do salesforce para economizar abas no navegador e centralizar as ferramentas?” 🤔


É ótimo quando temos opções de centralizar as ferramentas e dentro do Salesforce existe uma opção que permite realizar este tipo de configuração/integração.


Nós vamos trabalhar aqui com Iframe, mas antes é necessário cumprir alguns requisitos sendo eles:




  • Ter uma conta no salesforce, eu utilizei a de desenvolvedores “Developer Edition”, vale testar em outras versões em 😉.




  • Ter o domínio do seu ambiente salesforce liberado pela Take (Você pode solicitar esta liberação via suporte, neste caso aplicável apenas para quem possui plano de suporte do Blip).




Como faço para saber o domínio do meu salesforce? É simples, vá nas configurações do CRM


image


Na barra de pesquisa, busque pela opção “Meu domínio”:


image


Pronto, você saberá qual é sua URL de domínio:



Agora vamos para o tutorial!



  1. Com o salesforce aberto, vá para as configurações e busque pela opção “Páginas do Visualforce”:


image


Agora clique no botão “Criar” pois nós vamos criar uma página nova no Visualforce do salesforce.


Será necessário preencher algumas informações como:


Rótulo, Nome, Descrição… então fique a vontade para nomear como quiser.


Feito isso, mais abaixo teremos uma aba chamada “Visualforce Markup” será nela que vamos inserir o nosso iframe.



Como exemplo você pode usar esta configuração:


<apex:page showHeader="true" sidebar="false" standardStylesheets="true" docType="html-5.0">

<head>
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"/>
</head>

<apex:iframe src="{!if(isnull($CurrentPage.parameters.iframeurl), 'https://desk.blip.ai/', $CurrentPage.parameters.iframeurl)}" id="iframe" width="100%" height="720px"/>

</apex:page>

Existem alguns parâmetros ao qual você pode alterar como quiser, o próprio salesforce disponibiliza algumas propriedades:



Feito isso, precisamos agora colocar esta página que acabamos de criar dentro de um aplicativo no salesforce. Para isso vá nas configurações novamente e na barra de pesquisa procure por “Gerenciador de aplicativos”:


image


No gerenciador procure pelo aplicativo “Console de serviço” e vá na opção “Editar”:



Na sequência clique na opção “Itens de utilitários (apenas desktop)”:


image


Agora adicione um novo item clicando no botão “Adicionar item de utilitário” e clique na opção “Visualforce”:



Agora você terá acesso a várias propriedades de como este utilitário será exibido, mas não se esqueça de na opção “Nome da página do Visualforce” selecionar a página que você criou anteriormente:


image


Como sugestão você pode experimentar esta configuração:



Após concluir as configurações não se esqueça de salvar tudo.


Agora vamos ao teste 😆


Na console de serviço do salesforce você verá no canto inferior esquerdo da tela o ícone que acabamos de configurar, clique nela e se estiver tudo certo, veja a mágica acontecer hahaha











Enfim, esse foi o tutorial de hoje, espero que isso possa te ajudar de alguma forma ❤️


Um grande abraço do Topam 😁


Até a próxima galera!!!


4 comentários

Reputação 7
Crachá +3

Ótimo guia @Luiz_Topam vai ajudar muitas pessoas.

Olá Luiz, boa tarde.


Eu tenho uma dúvida relacionada ao processo de login dentro desse método. Ao logar na conta do Salesforce o atendente já entraria também logado no Desk? Há alguma integração de gestão de identidade relacionada a isso?


Obrigada.

Reputação 6
Crachá

Olá Jessica, seja bem-vinda a nossa comunidade, esse é um ótimo ponto de melhoria, no exemplo citado os logins são apartados, ou seja, mesmo logado dentro do sales você precisará se logar no blipdesk. No momento ainda não tenho informação ou case de como isso poderia ser feito, mas assim que descobrir algo eu te informo combinado?

Boa tarde, pessoal.

Surgiram três dúvidas sobre esse embutimento:

 

1 - Percebi que quando a “top page” para, seja por conta de um alert ou de uma consulta mais lenta, o conteúdo do iframe também para de ser atualizado. Ou seja, o hang da “top page” provoca o hang do blipdesk. É possível contornar esse comportamento para que o operador possa, por ex, avisar o cliente/consumidor que o sistema está lento ou manter o contato enquanto aguarda a resposta da top page?


2 - É possível enviar mensagens para o Blipdesk que está embed através de um  “contentWindow.postMessage” como no exemplo abaixo. Se sim, qual o nome dos parâmetros que o event.data do iframe está escutando?

 

const myiframe = document.getElementById('iframe')
myIframe.contentWindow.postMessage('message', 'Algum texto que eu pego do top page');

 

3 - O Blipdesk, quando embutido, envia para a top page dados através de, por ex. um “window.top.postMessage”? Se sim, quais os nomes dos parâmetros que são preenchidos para que possamos recuperar na top page? Ex:
Blipdesk envia com: 

 

window.top.postMessage('reply', 'Mensagem do Consumidor')

 

Meu js, na top page, recuperaria com:


window.onmessage = function(event){    

if (event.data == 'reply')

{  ….  }};

 

Abraço
Neilson Faria

Comente