[Em análise] Rastreabilidade no Builder

Hoje sinto falta de um suporte melhor nas actions HTTP do Builder para ter alguma rastreabilidade entre o fluxo do Builder e os endpoints da minha API.

Seria interessante por exemplo receber a ‘identity’ do contato e o Id da mensagem do usuário que originou a action HTTP, para que possa ser devidamente registrado em logs para correlacionamento (a fim de entender que uma determinada mensagem de um usuário desencadeou chamadas especificas no meu código)

Hoje seria preciso adicionar manualmente estas informações em cada action HTTP (via headers ou parametros na requisição).

As informações que sugeri poderiam ser incluídas automaticamente nas chamadas, ou talvez através da definição de uma variável nas configurações do Builder (‘opt-in’ explicito do desenvolvedor).

Que acham?

Excelente sugestão @andreminelli,

já começamos a discutir essa solução aqui no time mas por falta de tempo ainda não foi possível a implementação.

Aproveitando a thread de discussão, gostaria de saber sua opinião quanto ao padrão que poderiamos adotar na nomeação dos nossos custom headers.

A RFC 6648 não torna proibido o uso do prefixo X- para headers customizados, mas também não os incentiva.

Você chegou a imaginar algum standard para a nomeação desses headers?

@andreb, @Breno_Queiroz

Desculpe a demora em retornar. Pensei q eu tivesse habilitado o recebimento de emails do forum, mas parece q estava desativado.

Sugestões de headers:
Blip-User
Blip-MessageId
Blip-Bot (não tinha colocado na sugetstão antes, mas pode ser útil saber qual é o bot também, já que uma API pode ser usada por mais de um bot)