É possível recolher o PAYLOAD de um QUICK REPLY escolhido pelo destinatário no fluxo do BUILDER?

Boa tarde pessoal.

Estou implementando uma solução de chatbot integrada com o canal de WhatsApp.
Nesta mesma o envio das mensagens é realizado via API para nossos clientes. As mensagens são no formato de notificação com quick reply, ou seja, o destinatário tem a opção de escolha através de botões.

Sendo assim, gostaria de saber se existe a possibilidade de recolher o payload previamente configurado para cada ação (botão do quick reply) no fluxo do BUILDER, pois assim isso me possibilita fazer algumas tratativas e regras no meu chatbot.

Este é o código que utilizo para enviar as mensagens via API:

{
	"id" : "6facfcd0-3db3-4fa4-a091-17d4d78db305",
     "to" : "numero_do_telefone@wa.gw.msging.net",
     "type" : "application/json",
     "content" : {
		"type" : "template",
		"template" : {
			"name" : "name_do_template",
			"namespace" : "namespace_do_template",
			"language" : {
				"code" : "pt_BR",
				"policy" : "deterministic"
			},
			"components" : [
				{
					"type" : "body",
					"parameters" : [
						{
							"type" : "text",
							"text" : "Erik"
						}, 
						{
							"text" : "José"
						}, 
						{
							"text" : "08/07"
						}, 
						{
							"text" : "Quarta-feira"
						}, 
						{
							"text" : "18:00"
						}
					]
				}, 
				{
					"type" : "button",
					"sub_type" : "quick_reply",
			  	    "index" : 0,
						{
							"type" : "payload",
							"payload" : "1#12345"
						}
					]
				},
				{
					"type" : "button",
					"sub_type" : "quick_reply",
			  	    "index" : 1,
						{
							"type" : "payload",
							"payload" : "2#12345"
						}
					]
				}
			]
		}
	}
}

Desde já agradeço a ajuda e atenção de todos!

Olá @Erik_Urbanski tudo bem?

Para você pegar o payload que você definiu, basta usar {{input.content}} no bloco onde a pessoa responde ao Quick Reply. Se você precisar usar depois, vai precisar salvar isso em uma variável sua.

Tudo ótimo @Bruno, e contigo?

Entendi, mas hj fiz testes no meu builder e não estou conseguindo entender o fluxo para esse cenário contendo o quick reply. Pois já tenho um chatbot configurado para atendimento aos clientes e o mesmo funciona perfeitamente.

Num outro cenário aqui da empresa tive que adicionar um fluxo neste mesmo chatbot para receber possíveis respostas via quick reply de mensagens WhatsApp que envio via API. Mas estou um pouco perdido pois eu não sei em qual momento eu recolho esta resposta do payload. Isto é feito já no bloco ínicio ou não?

Se puder me explicar um pouco de como posso fazer isso? E obrigado pela ajuda e já peço desculpas em abusar da sua boa vontade cara.

Atenciosamente, Erik.

Imagina, Erick, estamos aqui pra isso mesmo. Fique a vontade :grin:

Isso vai depender um pouco da lógica do seu fluxo e em como você usa esse quick reply. Se ele estiver inserido dentro do fluxo conversacional como um conteúdo normal (usando conteúdo dinâmico), então você terá acesso a isso no próximo bloco - como a resposta do usuário é sempre a última ação de um bloco, ela só poderá ser tratada por você no início do próximo bloco.

Se você estiver usando via Notificação e Mensagens ativas, então vai depender de onde o seu usuário está no momento em que ele recebe ela. Se você, de alguma forma (seja via API ou via Expiração de Sessão) envia o usuário para o bloco início, então sim, terá acesso a isso no próximo bloco após o bloco início. Se você não trata o estado (bloco) do usuário antes de enviar uma notificação pra ele, aí você teria que pegar esse payload via API mesmo, pois não dá pra saber (no builder) onde o usuário está para poder tratar sem ser via código. Ficou claro?

2 Curtidas

Muito obrigado @Bruno, consegui recolher o payload e direcionar para um novo bloco dependendo da situação e do fluxo do meu chatbot!

Funcionou perfeitamente conforme vc explanou!
Muito obrigado cara!

2 Curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.