Dúvidas sobre envio de notificação via Whatsapp utilizando Builder e API

Olá, já passei algum tempo lendo alguns artigos sobre mas ainda estou confuso sobre a utilização das notificações via Whatsapp por isso resolvi abrir este tópico.

Trabalho atualmente em vários bots que estão conectados em um roteador onde foi habilitado o canal Whatsapp e já possuo um template aprovado.

Quanto ao opt-in, eu entendi que é uma autorização formal do envio das notificações que pode ser feita por SMS, landing-page ou o próprio whatsapp, mas de que forma o whatsapp confirma esta informação?

Após o opt-in, pelo o que eu entendi é preciso verificar a identidade do usuário através da API certo? Isso funciona com contatos que nunca enviaram mensagens para o número?

Fiz alguns testes tentando enviar a notificação para o meu próprio número pessoal (o qual já tinha interações com o número cadastrado, sendo a última delas a mais de 24 horas), quando enviei a notificação nada aconteceu, então para testar, eu enviei uma mensagem do meu número pessoal para o número do bot, depois disso eu tentei enviar a notificação novamente e desta vez ela chegou. Então a notificação só funciona com contatos que tenham feito alguma interação em menos de 24 horas?

Bom dia adriano, fez a configuração do name_space ? fez toda aconfiguraçaõ de teamplate ? ta colocando o numero certinho ? vamosm responde ai que ja vejo se consigo te ajudar

2 Curtidas

Bom dia @Pedro_Lucas, sim está tudo configurado, inclusive já consegui enviar uma notificação de teste para o meu próprio número. Minha dúvida maior é como eu utilizaria está função com contatos que nunca entraram em contato com o número, a intenção da empresa é basicamente informar os usuários da base de contatos sobre a existência do bot.

a sim sim funciona normalmente, por sinal consegue disparar a mensagem através de uma planilha, e direcionar a resposta pra um bloco especifico se quiser

Então, eu tentei disparar a notificação para um outro número que não havia feito interação com o bot nas últimas 24 horas e ele não recebeu a mensagem. Mas após ele enviar alguma mensagem para o bot, eu enviei a notificação novamente e ela funcionou.

que estranho, eu disparo aqui mesmo sem o numero ter interação e sempre recebe certinho

Fiz um novo teste utilizando o Postman, fiz a verificação do número para saber o alternativeAccount, em seguida enviei a notificação tudo através da API. O número não recebeu nada mesmo com a API Retornando 202.

Verificação do número

Envio da notificação.

Bom dia, Adriano, blz??

Você consegue me passar o id do envio da notificação e o id do bot?

Posso verificar se tem alguma falha internamente aqui

1 Curtida

Bom dia @Gabriel_Estavaringo1, o id do roteador onde o canal está conectado é atendimentogazin3, qual seria o id do envio que você diz? Eu estou fazendo os testes direto pela API no Postman, o id está com a variável {{$guid}} como no print acima.

Essa variável {{$guid}} gera um guid aleatório no momento do envio. Eu não sei se vc consegue recuperar o valor dela.

Você pode gerar um guid na mão e colocar no lugar dessa variável (Lembre-se de alterar a cada comando ou voltar pra variável {{$guid}} depois)
Eu costumo usar esse site pra isso https://www.guidgenerator.com

Faz o envio da notificação e depois me manda o id dela aqui pra eu consultar

Certo, aqui está:

Envio da notificação com o id: cdbc306c-b7e3-43e1-88a2-42a08b443a6b"

A mesma também aparece no LOG do roteador mencionado de ID: atendimentogazin3

O número que foi enviado a notificação não recebeu nada.

1 Curtida

Aqui está o problema:

Aparentemente não há saldo suficiente no bot para realizar envio de notificações fora da janela de 24h

2 Curtidas

Entendi, onde eu visualizo essa questão de saldo? Pensei que este valor era cobrado automaticamente na conta :sweat_smile: , agora eu entendi a situação.

Então se houver saldo a notificação vai funcionar normalmente certo? Só pra ficar claro quanto ao fluxo a ser feito, sobre o que eu disse no primeiro texto, o que eu preciso fazer para obter o opt-in? Depois disso é só fazer a verificação do número e então enviar a notificação como foi com este número utilizado no teste certo?

1 Curtida

Se vc tiver o saldo vai funcionar corretamente sim. Acredito que vc pode verificar isso com o seu contato comercial.

Em relação ao opt-in eu to meio por fora, mas até onde eu lembro vc precisa apenas do aceite do usuário através de um canal que não seja o whatsapp (o opt-in dentro do whatsapp era algo que estava sendo discutido, eu acho)

O processo pra envio é esse mesmo que vc fez, verificar o número e depois enviar, só falta o detalhe do saldo mesmo.

2 Curtidas

Entendi, só fiquei meio confuso com a parte do opt-in, mas já me ajudou bastante, obrigado @Gabriel_Estavaringo1.

3 Curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.