Dúvida sobre direcionamento de fluxo e alguns problemas com o Messenger

Dúvida sobre direcionamento de fluxo e alguns problemas com o Messenger

Olá pessoal. Sou novo por aqui.


Estou enfrentando alguns problemas com a conexão do chatbot com o Messenger. Vou dar mais detalhes pra melhor entendimento da situação.


Meu fluxo tem três chatbots: INICIAR, que é o principal, utilizado para o fluxo através do WhatsApp e Telegram; REDES, para o fluxo pelo Instagram; e ATENDIMENTO HABITAT, que é o fluxo do atendimento humano. Todos conectados a um roteador. Está tudo funcionando maravilhosamente bem, exceto pelo recém conectado Messenger.


O fluxo inicia-se no INICIAR e passa por duas verificações. A primeira é de número, pois definimos alguns contatos para “pular” o restante do fluxo e ir direto para o atendimento humano. Logo em seguida é a verificação de canal com a variável contact.source. Por aqui, quem vem do WhatsApp e Telegram segue para o restante do fluxo no mesmo bot. Caso a origem seja do Instagram, é direcionado para o fluxo do bot REDES, que é basicamente o mesmo, com a diferença de ser apenas em texto, já que a plataforma não aceita botões interativos e outras coisas.


Então eu conectei o Messenger e o defini para seguir no fluxo do INICIAR, já que ele aceita os botões, como o WhatsApp. No entanto, ele é direcionado para o bot REDES. Já pesquisei, inclusive aqui na comunidade, e troquei para vários nomes no campo dos valores, mas sem sucesso. A variável está como na imagem a seguir:



Esta, portanto, é a minha primeira dúvida: como faço para manter o fluxo de quem vem do Messenger no bot INICIAR?


Outro dois problemas que notei é que, no Messenger, ele “pula” alguns blocos do fluxo, mesmo que o usuário não tenha enviado uma mensagem. E está definido no bloco. Um exemplo abaixo (do bot REDES, que é por onde o fluxo do Messenger está passando):


Captura de Tela (5)


E isso só está acontecendo no Messenger. No Instagram, no mesmo fluxo, está normal:



Por fim, como vocês já devem ter notado nos prints acima, o outro problema é que o Messenger não está aceitando a formatação. Ao invés de deixar algumas palavras em negrito, ele coloca asterisco no começo e no fim. Essa formatação também existe no bot INICIAR, ou seja, caso o problema acima seja solucionado, ele ainda apresentaria essa inconsistência. Como faço para resolver?


Desde já agradeço.


5 comentários

Reputação 4
Crachá +1

Seja bem vindo a nossa comunidade @habitat, em breve um dos nossos Heroes irá te responder!!

Enquanto isso te convido a conhecer mais nosso Fórum, temos postagens diárias por aqui!! 🤩

Reputação 4
Crachá +2

Oi, @habitat!

Vou tentar te ajudar…


Tentei simular aqui a sua situação e funcionou certinho

Segue:


Modifica a sua regra inicial para “Igual a” e em Baixo apenas para Resposta de Usuário Existe e segue o fluxo, pois a 1 regra já deve travar a direção dos canais como desejado e as demais ações passam direito.


Sobre o asterisco, troque ele para < b>1</ b> (sem os espaços) que irá funcionar, o blip entende e já adapta para os canais que ele trabalha.


No facebook:



Desvio para o bloco que eu queria e também o negrito ativo conforme desejado.


Olá, @Alef_Moraesf, obrigado por responder. Eu testei aqui a regra dessa forma e não deu certo. O WhatsApp e Telegram continuam seguindo o fluxo do bot INICIAR, o Instagram segue pro bot REDES, mas o Messenger continua indo para o REDES.


Sobre o negrito, todo o fluxo de todos os chatbots estão nesse formato em HTML. O WhatsApp e Telegram estão adaptando normal. O Instagram não está, mas pelo menos não apresenta inconsistência (como no print). Só o Messenger que está mostrando esses asteriscos.


Talvez deva ser alguma coisa relacionada à conta do Facebook ou da conexão do Messenger com o Blip, não tenho certeza.

Reputação 7
Crachá +1

Hey @habitat , sobre o messenger, tente usar outra regra para condição de saída:



SE variáveltunnel.originator” CONTÉM “messenger



Veja se o comportamento muda. É a mesma lógica do contact.source, porém utilizando outra informação do FQDN. Inclusive o seu exemplo do contact.source está correto, mas para entender melhor o que pode ser desse comportamento, sugiro que você abra um ticket com o suporte para que possam acessar seu chatbot.


Agora para te ajudar sobre alguns outros pontos que notei:



O Instagram aceita alguns botões interativos sim, como por exemplo o Quick Reply e Carrossel. O problema é que os componentes são renderizados apenas na versão mobile do instagram. Caso você ou seu cliente esteja usando a versão web no desktop, não visualizará as opções. Isso é uma limitação do canal.



Excelente, esse é o melhor caminho pois como o @Alef_Moraesf comentou, o Blip interpreta o canal e faz a adaptação - inclusive ele printou um exemplo que demonstra isso. Falando nisso, o Instagram não possuí a opção de negrito, por isso não está grifando as palavras! Já o comportamento do Messenger, precisamos entender mais a fundo e por isso sugiro que você abra um ticket com o suporte também.


Antes mesmo de abrir o ticket, tente reconectar o seu perfil do Messenger no roteador, quem sabe isso já não resolve tudo?


Ah e por último, para consultar todos conteúdos suportados por cada canal, segue o link: https://channels-content.blip.ai/


Espero ter ajudado.

Vamos nos falando.

Reputação 4
Crachá +2

Perfeito @GabrielPetrone 😎

Comente