Dúvida: é possível encerrar a sessão de um usuário após algum tempo que não respondeu a mensagem ativa?

Dúvida: é possível encerrar a sessão de um usuário após algum tempo que não respondeu a mensagem ativa?
Reputação 4

Bom dia, pessoal. Tudo bem?


Anexei um print para ilustrar o que eu preciso e estava pensando se era possível


Explicando o print:

O usuário recebeu uma mensagem ativa com o template “pride_3_bullets_novos” dia 9 de maio às 14h19 e não respondeu. Entretanto, ele realizou ações que o fizeram passar por um fluxo no HubSpot o qual enviou uma segunda mensagem ativa 10 de maio às 9h31 com o template “passagem_de_bastao_d0”.


Dessa vez ele respondeu, mas creio que ele estava posicionado no bloco onde o primeiro envio foi realizado e, por isso, ele não passou por um fluxo específico que deveria passar ao responder a mensagem “passagem_de_bastao_d0” e seguiu para o fluxo da mensagem enviada no dia anterior.


Minha dúvida é saber se tem alguma maneira de após determinado tempo que não respondeu à primeira mensagem ativa, sua sessão ser expirada.


Eu já tentei colocar no bloco uma condição de saída caso a resposta não exista, para o contato ser redirecionado para o encerramento do atendimento, mas isso não funcionou.


Alguém já passou por algo parecido ou tem alguma ideia de uma forma de contornar esse problema?


Obrigado!


16 comentários

Reputação 6

Boa tarde @Bruno_Prados_de_Reze tudo bem ? 😃 Espero que sim !!!


Vamos lá…


Neste bloco onde você colocou a condição de “caso a resposta não exista” redirecionar para o encerramento, você também definiu um tempo de inatividade?

Reputação 4

Tudo ótimo por aqui, Aline! E você? Obrigado por perguntar e pela resposta.


Defini sim, Aline! Coloquei o tempo de inatividade como um minuto e fiz um teste comigo. Esperei até 5 minutos e não fui redirecionado da maneira que esperava.

Reputação 6

Nossa que estranho, porque era pra dar certo…


Teria como você printar essas informações ?

Reputação 4

Claro, Aline! Vou fazer o seguinte. Vou refazer o teste printando todo o processo e te envio por aqui!

Reputação 6

Por favor, assim eu consigo entender sua lógica e todo o processo, pode ser algum detalhe sabe?


Se puder manda as condições de saída também do bloco da notificação por favor 😃 (só cuidado com dados sensíveis rsrsrs)

Reputação 4

Perfeito, Aline! Vou tentar ser o mais explicativo possível através dos prints (e vou tomar cuidado com os dados haha)


Em breve refaço e envio por aqui pra você.

Reputação 4

@Aline_Camargos me desculpe pela demora! Estive ocupado nos últimos dias. Aproveitei para fazer mais alguns testes hoje e continuo sem sucesso 😦


Vou te enviar os prints aqui e se puder me ajudar, agradeço muito!


Print 1:bloco no qual estou direcionando as mensagens ativas


Print2 e Print3: informações sobre o conteúdo do bloco



Print4: condições de saída do bloco (aqui, fiz testes tentando mudar a saída padrão para o mesmo bloco de redirecionamento caso a resposta não exista e também tentei utilizar o bloco exceções. Em ambos os casos não consegui.)


Print5: ações do bloco (apenas ações de saída)


Print6: minha conversa pessoal do WhatsApp. A mensagem enviada foi direcionada para o bloco “Entrada de mensagens ativas”, esperei 4 minutos (enquanto a configuração está para redirecionar em apenas 1 quando não há respostas) e mesmo assim não fui redirecionado. Quando enviei o “Oi”, caí para atendimento humano (que é exatamente o problema que estou querendo solucionar).


Me diga se ficou claro e, se precisar que eu envie qualquer outra coisa, é só me pedir. Agradeço demais a sua ajuda, Aline!

Reputação 4

@Aline_Camargos tentei agora também adicionar uma ação global nas configurações gerais do bot e continuei com o mesmo problema.


Reputação 6

Boa tarde @Bruno_Prados_de_Reze


Então, vi seus prints aqui e consegui entender perfeitamente, até realizei alguns testes internos e troquei uma ideia com o @GabrielPetrone sobre o tópico.


No caso na mensagem ativa a opção de tempo de inatividade não funciona, então consequentemente não é possível encerrar a sessão de um usuário.

Reputação 4

Hmm, entendi, @Aline_Camargos !


Então aparentemente hoje em dia não existe uma solução para isso utilizando o builder, certo?


Vou tentar pensar alguma forma de pelo menos amenizar o problema!

Reputação 6

No momento não @Bruno_Prados_de_Reze 😕


Mas confesso que seria uma ótima ideia realmente. O blip possui um canal para sugestão de ideias onde você pode sugerir melhorias, adição de novas funcionalidades. Depois se quiser propor isso acho uma boa!!


Corre lá no Blip Ideas.

Reputação 4

Vou propor agora mesmo, @Aline_Camargos


Obrigado pela ajuda e espero que essa melhoria seja implementada em breve! 🙂

Reputação 4

Oi Aline! Tudo bem?


Estava pensando em uma forma de contornar o problema que descrevi acima. Pensei em uma alternativa, mas não sei se é possível.


O que eu pensei foi em resetar automaticamente a sessão do usuário que receber a mensagem ativa. Existe alguma forma de fazer isso? Ou então, de uma maneira um pouco mais manual, enviar uma lista para que todos sejam resetados. Sabe se isso é possível? Ou talvez através de um código?


Muito obrigado 🙂

Reputação 6

Bom dia @Bruno_Prados_de_Reze tudo bem ? Desculpa a demora pela resposta mais é que estava tentando verificar internamente alguma solução para você.


Realmente para notificação ativa não tem como encerrar a sessão do usuário através do builder, até pensamos que talvez o “expiração por sessão” fosse resolver mas hoje não resolve.


Uma alternativa é criar uma Api intermediária que monitora a cada X minutos algumas variáveis específicas do usuário que recebeu a notificação ativa (state-id/etc). Caso estiver dentro da regra da sua API e já atingiu o tempo limite, vc muda essas variáveis de contexto pra ele sair daquele bloco de notificação… o problema é que vc vai ter que mandar outra notificação caso queira comunicar com o cliente. (essa ideia quem deu foi até o @GabrielPetrone).

Reputação 4

@Aline_Camargos sem problemas pela demora! Agradeço demais a sua boa vontade em ajudar 🙂


Essa solução que você apresentou e que foi ideia do @GabrielPetrone resolve o meu problema! Assim como você pontuou ali, o que eu preciso é exatamente que o usuário esteja com uma nova sessão para que eu mande outra notificação e ele seja direcionado corretamente de acordo com a última enviada.


Você sabe se existe em algum lugar aqui no fórum algum exemplo de aplicação dessa solução (infelizmente não achei haha)? Caso não tenha, vou acionar meu time de desenvolvimento interno aqui pra me ajudar com isso! (E claro que compartilharei quando obtermos êxito 😉 )

Reputação 6

@Bruno_Prados_de_Reze que ótimo então 😃


Nesse caso por ser um caso muito específico e depende de uma api intermediária para sua solução é melhor que acione seu time de desenvolvimento devido a lógica ser específica para seu caso.

Comente