Como utilizar o plugin Create a Ticket para otimizar seu atendimento


Reputação 5

Fala galera, tudo bom?

Já pensou em conversar diretamente com qualquer contato do seu chatbot quando quiser atráves do atendimento humano, sem a necessidade dele navegar em todo seu fluxo? 🤔

Obs: No WhatsApp fora da janela de 24 horas existem restrições, no qual, necessitamos do envio de um message template (notificação) para conversação, a ferramenta não provê esse envio de notificação 🙅‍♂️

A ferramenta Blip Plugin/Tool - Create a ticket é um incrível projeto que pode resolver essa demanda facilitando a criação de ticket para qualquer contato do seu chatbot 😍

Importante mencionar que este é um projeto dois em um, basicamente, além de ser um plugin, ele também é um Tool que pode ser utilizado sem a necessidade de conectar no portal 👨‍💻

O que é um plugin? 📚

O plugin BLiP é uma maneira independente para conectar recursos não oficiais para aprimorar as funcionalidades do portal.

Quais são as funcionalidades desse plugin/tool? 🧩

  • Visualizar todas dados de um contato
  • Atualizar dados de um contato
  • Enviar uma mensagem antes de criar um ticket
  • Criar um ticket para qualquer contato

Como conectar este plugin ao meu bot? 🔧

  1. Acesse as configurações avançadas do seu bot

 

 

  1. Adicione uma entrada com os seguintes valores respectivos
    Domain : [email protected]
    Key : Plugins
    Value :
{
"create-ticket-plugin": {
"name": "Create a Ticket",
"url": "https://blip-create-ticket-plugin-tool.netlify.app"
}
}

O resultado será:

 

 

  1. Acesse o caminho da imagem abaixo para acessar o plugin adicionado:

image

Como e porque utilizar este projeto como Tool? 💡

Como mencionado anteriormente, o intuito de utilizar este projeto como Tool é a não necessidade conectar a ferramenta no portal como plugin, criando uma independência do seu ambiente e a funcionalidade .

  1. Acesse o link do projeto

 

 

  1. Preencha as informações necessárias, você pode encontrar estas informações na imagem abaixo:

 

 

  1. Clique no botão Load e seja feliz 🙂

Posso ver o código dessa aplicação? 💻

Claro, o código está no GitHub no nosso repositório Blip Tools .

O que eu faço caso encontre um bug, tenha sugestões de melhoria ou dúvidas? 🪲

Como esta é uma ferramenta de comunidade, a Take Blip não dá suporte para tal , ainda sim, como é uma ferramenta de comunidade, basta comentar aqui ou abrir um tópico no Fórum .


26 comentários

Reputação 7
Crachá +1

Sensacional Caio! 😍


Dúvidas:



  • O meu contato precisa já ter falado comigo em algum momento (pois precisa do Contact Identitiy), né?

  • Se meu contato for do canal WhatsApp e faz mais de 24hrs que ele falou comigo a última vez, se eu criar um ticket enviando uma mensagem, essa mensagem será uma msg ativa? Para isso eu preciso ter o pacote de mensagens ativas?

Reputação 7
Crachá +2

vou adotar pra ontem, vai de extremar importância pra mim

Reputação 5

Olá @GabrielPetrone,



Exatamente, o contato já ter conversado com seu chatbot é um pré-requisito 🙂



Caso o canal seja Whatsapp e faz mais de 24 horas da última mensagem do seu contato, se você criar um ticket enviando uma mensagem essa mensagem não chegará para seu contato porque ela é uma mensagem comum ☹


Além disso, as mensagens enviadas pelo atendente também não chegará neste caso. No Whatsapp fora da janela de 24 horas, só um message template chegará neste caso.


A própria ferramenta avisa quando este é o cenário, veja um exemplo abaixo:



Obs: Em outros canais, a mensagem será contabilizada como ativa, mas ainda sim chegará para o contato 😀

Reputação 7

@Caiof bom dia, o Contact Identity é o bot que vou utilizar?


Reputação 5

Olá @Rafael_dos_Anjos,


O Contact Identity é o Id do Contato que você deseja abrir o ticket, uma forma fácil de obter esse ID é ir na aba Contatos > Selecionar o contato > Copiar o Id na URL


Reputação 7

@Caiof, muito bom.

Uma dúvida: Como fora da janela de 24h posso enviar mensagens template, existe a possibilidade de enviar essa mensagem para um grupo de pessoas ou só individualmente mesmo?

E se existe a possibilidade como se faz.

Reputação 5

@Rafael_dos_Anjos,



Infelizmente essa ferramenta não envia messages templates 😢


Mas você pode utilizar meios alternativos para enviar esses messages templates (notificações whatsapp), por exemplo, atráves do Growth:



Uma forma boa que essa ferramenta pode ser utilizada em conjunto, e até responde à dúvida inicial do @GabrielPetrone, seria enviar o messages templates (notificações whatsapp) como resposta pronta do Blip Desk:

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360057514354-Como-enviar-notificações-através-de-respostas-prontas-do-BLiP-Desk


Nesse cenário, você pode abrir o ticket via ferramenta e quando ticket for aberto, enviar messages templates (notificações whatsapp) no próprio Desk, dessa forma, quando o cliente interagir com a notificação enviada, o ticket já estará aberto, bastando só continuar o atendimento de forma normal 😁

Reputação 7

Quando falou aqui,



Quando li, pensei que somente a mensagem template poderia ser enviada mesmo depois de 24h.


Vou dar uma olhada nesse material, obrigado @Caiof.

Reputação 5

@Rafael_dos_Anjos,



É exatamente isso 🙂


Mas perceba, no cenário abaixo quando o cliente interagir com a notificação enviada, a janela de 24 horas será resetada porque há uma nova interação do contato, possibilitando assim, que mensagens comuns passem a chegar para o contato 👨‍💻


Reputação 7

Boa @Caiof! Obrigad por compartilhar com a gente! 💁🏼‍♂️


Tá merecendo até um prêmio 🥖

Animal!


Agora pensando em outro caso, o das templates.


Se eu quiser chamar algum cliente meu pelo whatsapp por meio de uma mensagem ativa (HSM), tem como ele responder e cair diretamente no atendimento humano?


É bem ruim obrigar o cliente a passar por um fluxo de bot.


Eu mando um… “oi fulano… recebi suas dúvidas sobre xxx… quando podemos conversar?”


Ele responde e cai em um bot que precisa passar até chegar ao atendimento.


É possível fazer com que todos que retornem uma HSM não passem por bot, mas sim, vá direto para atendimento?

Reputação 5

Olá @Ian_Moro, tudo bem?



É possível sim, mas essa ferramenta em questão não contempla tal ação. Mas não se preocupe, existe uma ferramenta disponível que permite realizar essa tarefa é o Plugin de Broadcast, segue alguns conteúdos para utilização 💁🏿‍♂️



https://forum.blip.ai/t/office-hours-plugin-broadcast-clientes-business-e-enterprise

Caio! Poderia compartilhar alguma tela do atendente para ter uma visão de como ficaria esse Ticket no desk do operador.

Reputação 7

@Carla_Francisca_Soar o atedente pode usar dessa forma aqui. Acessando a ferramenta diretamente pelo site. Mas não é possível integrá-la à pagina do Desk.

Quando fui realizar a associação do plugin aparece mensagem de erro informando que a extensão está com erro. Alguém consegue me auxiliar. Acho que é importante evoluir esse produto para a tela do operador futuramente.

Reputação 5

Olá @Carla_Francisca_Soar, tudo bom?


Poderia mandar um print do erro ocorrido, por gentileza?


Só para entender, você fez o processo de associação do plugin, seguindo o passo a passo informado nesse tópico, correto?





fiz esse processo e deu a mensagem seguinte

Reputação 5

@Carla_Francisca_Soar,


Provavelmente seu computador corporativo possui um certificado, por isso está aparecendo essa janelinha.



Para o plugin funcionar normalmente, sempre que essa telinha de certificado aparecer sempre clique em Cancelar. 🙅🏾‍♂️


Conta para gente de funcionou depois? :goodblip:

Obrigada @Caiof deu certo! Outra dúvida, para que a equipe de atendimento chame o cliente, eles teriam que ter acesso ao portal.blip.ai? Porque a busca pelo usuário tem que ser feita por lá, certo? No histórico?

Reputação 5

@Carla_Francisca_Soar,



Em partes sim. É necessário ter o contact.identity para abrir o ticket, uma das formas de obter é no portal.blip.ai na aba de histórico, assim como mostrei aqui acima:



Mas existem outras formas de obter esse id, uma delas é no próprio Desk. Dessa forma, pode acontecer situações que seu time de atendimento não precise acessa o portal.


Por exemplo, imagine que seu time de atendimento conversou com um contato ontem e ficou de dar uma resposta hoje, basta anotar/salvar o id dele (ontem) e abrir o ticket para o contato (hoje), sem a necessidade de acessar o portal. :goodblip:


Maravilha! Acho válido deixar como melhoria, futuramente, conseguirmos fazer esse chamamento usando alguma API de Push dentro da plataforma. Esse atendimento seria mais válido para tickets que foram encerrados dentro da janela de 24 horas. Nosso negócio o tempo médio dos tickets são altos, pois é um produto complexo e o tempo de venda varia entre 20 a 60 dias.

@Caiof, Bom dia.

Ao efetuar a abertura do ticket, é possível direcionar para um atendente? 

@Caiof, Bom dia.

Ao efetuar a abertura do ticket, é possível direcionar para um atendente? 

Sim @Eduardo Bueno é possível. Basta criar um extras no contato chamado ‘fila’, por exemplo, e crie uma regra com o e-mail do atendente (para facilitar apenas, pode ser qualquer nome a regra).

Assim que der o LOAD no ID, você altera esse extras fila para o e-mail correspondente a regra da fila exclusiva onde está aquele atendente. No exemplo da imagem acima ele puxou a fila que estava setada no extras, mas aí é só alterar e criar o ticket. Funciona super bem! Qualquer dúvida é só chamar.

Olá @Caiof , tudo bem? Vítor aqui da TeChat, parceiros Blip. 

Caio, estamos com um problema ao realizar o uso da extensão no canal do Teams. O ticket é aberto, porém quando o atendente envia a mensagem simplesmente não chega ao usuário final. Se o usuário mandar mensagem após o ticket ser aberto, ele entra no fluxo de onde estava como se nada tivesse acontecido. 

Abrimos ticket no suporte, mas depois que vimos que o Blip não dá suporte para o plugin. Pode nos ajudar? 

Nos outros canais que testamos funcionou 100% (WhatsApp, BlipChat, Instagram)

Reputação 7
Crachá +3

Olá @TeChat_Blip_Partner tudo bem ?

 

Você consegue fazer o teste direto no postman para validar o envio da mensagem e a criação do ticket? Valide se o teams esta configurado de forma correta com a url do contrato .

 https://iddocontrado.abs.gw.msging.net/hashdoteams

Ref: 

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474416766231-Como-publicar-seu-bot-no-Microsoft-Teams

https://docs.blip.ai/?http#create-a-new-ticket

https://docs.blip.ai/?http#sending-messages

Comente