Conteúdo dinâmico não é entregue ao usuário - Messenger

Temos um problema recorrente, mas aleatório.
O conteúdo abaixo não chega ao usuário.

{
  "scope": "immediate",
  "text": "Olha, eu tenho estes dias disponíveis",
  "options": [
    {
      "text": "18/03 Qui",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 1,
        "dayChoosen": "2021-03-18",
        "dayTextChoosen": "18/03 Qui"
      }
    },
    {
      "text": "19/03 Sex",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 2,
        "dayChoosen": "2021-03-19",
        "dayTextChoosen": "19/03 Sex"
      }
    },
    {
      "text": "22/03 Seg",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 3,
        "dayChoosen": "2021-03-22",
        "dayTextChoosen": "22/03 Seg"
      }
    },
    {
      "text": "23/03 Ter",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 4,
        "dayChoosen": "2021-03-23",
        "dayTextChoosen": "23/03 Ter"
      }
    },
    {
      "text": "24/03 Qua",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 5,
        "dayChoosen": "2021-03-24",
        "dayTextChoosen": "24/03 Qua"
      }
    },
    {
      "text": "25/03 Qui",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 6,
        "dayChoosen": "2021-03-25",
        "dayTextChoosen": "25/03 Qui"
      }
    },
    {
      "text": "26/03 Sex",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 7,
        "dayChoosen": "2021-03-26",
        "dayTextChoosen": "26/03 Sex"
      }
    },
    {
      "text": "29/03 Seg",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 8,
        "dayChoosen": "2021-03-29",
        "dayTextChoosen": "29/03 Seg"
      }
    },
    {
      "text": "30/03 Ter",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 9,
        "dayChoosen": "2021-03-30",
        "dayTextChoosen": "30/03 Ter"
      }
    },
    {
      "text": "31/03 Qua",
      "type": "application/json",
      "value": {
        "dayIndex": 10,
        "dayChoosen": "2021-03-31",
        "dayTextChoosen": "31/03 Qua"
      }
    }
  ]
}

Olhei nos logs, e vi que a mensagem foi disparada, está lá, porém, olhando a conversa no Messenger, vemos que o usuário não recebeu.
As demais mensagens entregues em outros casos tem a mesma estrutura, inclusive com mais options.
Comparei os textos e não encontrei outra diferença a não ser o valor das chaves e o destinatário.

Estou sem saber o que houve.

1 Curtida

Olá, @ShotDesign, no campo MIME type do conteúdo, o que você está colocando?

application/vnd.lime.select+json
Este tipo não muda. É fixo no bloco.
Mas tem momentos que o usuário não recebe a mensagem no Messenger.

@Bruno pode me ajudar?

Você chegou a clicar no id da mensagem para checar se existe alguma notification com o event Failed?

Seguem os logs desse ID d8272b0b-1850-4378-8058-d1b91ac4d764

Me ajude a ler isso…

Se entendi direito, existe um gap de 30 minutos entre a saída da mensagem do servidor da BliP e o feedback de leitura do Messenger.

Falta um meio status aí que seria a confirmação de recebimento da mensagem pelo Messenger, pois não sabemos agora se foi uma falha de entrega do Facebook, ou simplesmente se o contato/usuário ficou off.

Na verdade esse evento existe e ele está indicado pelo dispatched com o from de valor postmaster@messenger.gw.msging.net e to de valor maironfernandes@msging.net. Isso pode ser interpretado como o facebook avisando que a mensagem foi enviada para o usuário. O que é estranho é que nenhuma notification de falha foi enviada para o bot, pelo contrario, foi enviado um consumed que indica que o usuário leu a mensagem.

O problema ainda persiste?

Sim, o cliente obviamente abandonou a conversa pois o bot travou

@Gabriel.Santos, olhando a imagem acima, e também de acordo com o log, vemos que somente o cabeçalho do conteúdo dinâmico foi entregue. Confere?

Parece que algo está errado mesmo, recomendo entrar em contato com o suporte do blip e abrir um ticket para investigarem melhor.

1 Curtida

@Gabriel.Santos, você entende que há um problema, e eu preciso ter um plano pago para que vocês olhem para este problema?

Já estou “batendo nessa tecla” de bugs com o Messenger a algum tempo e até hoje a BliP não parou pra olhar…
Eu temo que mais clientes tenham problemas como este.
Obrigado

Tem outro problema nesse caso, de só olhar para problemas mediante um plano pago:
Como novo cliente, eu jamais conseguiria testar uma solução no Messenger por exemplo, pra saber se a BliP me atente. Sendo necessário “contratar” um suporte…
Isso vos tira do jogo, numa eventual adesão técnica.
Geralmente o que vemos nas outras plataformas é o uso ilimitado por um período trial.
Sugestões de melhoria que deixo aqui…

@Bruno @Take_Suporte Quando vocês vão olhar pra este bug?
O cabeçalho chega, mas o conteúdo não!

@ShotDesign vou encaminhar seu relato para o time responsável para que eles analisem a situação, tudo bem?

1 Curtida

Obrigado @Bruno
Já te adianto aqui, que peguei 2 casos pra comparar e conferir se não temos problemas no conteúdo dinâmico do nosso lado:

-Um Usuário que recebe o conteúdo corretamente
ID Logs edecd21a-e46a-45e6-8e77-748369f2b6cb

-Outro usuário que não recebe o conteúdo corretamente
ID Logs 07cd634c-9f7b-4c11-ab6d-8a9eab51cf43

Em ambos os casos, o conteúdo é por coincidência, de ser no mesmo dia, exatamente igual!
Então, não há variação no tipo de conteúdo enviado para o usuário.
O que mudo de um para outro, foi justamente o usuário/contato.

O que me leva a crer em algum problema de entrega, não de conteúdo.