⚡ Conheça o Blip Addons: Uma ferramenta para empoderar o Blip

⚡ Conheça o Blip Addons: Uma ferramenta para empoderar o Blip
Reputação 3

Hey, Blippers! Vocês já conhecem o Blip Addons? 🔥


Durante o desenvolvimento de bots no Blip, muito do nosso trabalho acaba sendo repetitivo, cabendo assim a possibilidade de ser automatizado. Outro ponto que impacta bastante o desenvolvimento é a organização do fluxo, onde não existem muitos recursos para diferenciar blocos e fluxos.


O Blip Addons busca justamente atacar esses pontos. Este plugin tem como objetivo adicionar recursos à plataforma Blip para permitir o usuário desenvolver os chatbots com mais agilidade ou com menos conhecimento técnico necessário. Além disso, aproveitamos e corrigimos alguns bugs identificados na plataforma.


Se liga só no que o Blip Addons adiciona pra você no Blip:


Já baixa a extensão por aqui pra ter acesso a tudo isso 🔥


👉 Copiar e colar blocos entre bots. Esta funcionalidade permite ao usuário copiar blocos de um bot em uma aba pressionando as teclas Ctrl + C e colar estes blocos em um bot em outra aba pressionando as teclas Ctrl + V.



CopyAndPaste



👉 Funcionalidade para verificar se existem erros no fluxo. No momento, esta funcionalidade verifica se o existe um subfluxo que atingiu o limite de 35 blocos sem inputs no fluxo; Verifica se existe algum tracking (registro de eventos) que pode ter seu valor nulo; e verifica se existe algum loops no fluxo.





👉 Permitir o usuário alterar a cor e formato do bloco. Ao clicar com o dedo direito sobre qualquer bloco no fluxo irá aparecer a opção “editar”. Em seguida irá aparecer um menu lateral no canto esquerdo da tela com as opções de edição do bloco.





👉 Filtro de ambiente na página inicial do Blip. Esta funcionalidade adiciona a opção de filtrar os bots na aba principal por tags de ambiente (DEV, HMG, BETA, PRD, PROD). É possível editar os nomes das tags no popup do plugin, de forma similar a configuração dos snippets.





👉 Adicionar e remover trackings extras em todas as trackings (registro de evento) do fluxo.





👉 Adicionar snippets no editor de código do Blip. Ao clicar no ícone da extensão irá aparecer um popup com um menu de configurações. Na opção “Configuração de snippets” há um botão com o título “Adicionar snippet”. No campo que surgir, basta adicionar o nome do snippet (nome que deverá ser escrito no editor de código para chamar o snippet) e o trecho de código que deve ser gerado.



Snippet



👉 Alteração do título da aba no navegador para o nome do chatbot aberto. É comum abrirmos vários bots para desenvolvimento, por padrão todos eles têm o título “Blip-Portal”, o Blip Addons adiciona o nome do bot no título da aba, facilitando o gerenciamento de mútliplas abas.





👉 Limpeza do ambiente de desenvolvimento. Essa funciona adiciona um botão de maximização da tela no canto esquerdo da tela que remove o menu superior para aumentar o tamanho da tela de desenvolvimento.





👉 Adicionar e remover um tempo de expiração do input do usuário em todos os blocos do fluxo. No canto esquerdo da tela há um botão com ícone de estrela. Ao clicar nele, um menu lateral se abrirá. Na opção “Adicionar inatividade global”, basta informar o tempo em minutos que os inputs devem expirar e clicar em “Definir”. Para remover todos os tempos de inatividade basta clicar no botão “Remover”.





Gostou dessas features?


⬇️ Clica aqui e baixa o Blip Addons, é de graça.


Tem alguma sugestão ou feedback? Pode mandar aqui que a gente te responde por aqui.


44 comentários

Reputação 7
Crachá +1

Maravilhoso! Usando e amando.


Shocked How I Met Your Mother GIF


Obrigado por isso Jota e cia.

é bom demaaaais!!! 🚀

Reputação 6
Crachá

Este plugin é incrível, agiliza demais o trabalho.

Reputação 7
Crachá +1

Ah muleke! show de bola esse plugin hein!

Reputação 7
Crachá +1

Esqueci do mais importante!!

Corre aquiiiiii @Pedro_Lucas @Thiago_Giovanella @Rafael_dos_Anjos @Wesley.Oliveira @Vinicius_Candido @Bruno_Gabriel @Adriano_Dornas


Quem não tem esse plugin instalado, tá perdendo!

Reputação 5

Estou usando e adorando, o que está me ajudando mais é poder remover os extras e poder copiar e colar blocos

Reputação 4

Muito bom, parabéns aos envolvidos!!!


Valeu pessoal!

Reputação 5

Valeu, @GabrielPetrone ! Massa d+! 😎

Reputação 5

@Jose_Chagas , obrigado por isso, cara!

Parabéns!!! Muita coisa que eu sinto falta no Blip vi sendo coberto por esse plugin.

Valeu mesmo! 😉

Reputação 6

Tá perfeito essa extensão <3

Coisa mar linda! 😆


Toda a equipe envolvida tá de parabéns, Vocês são f#da!


Voa! 🚀

Instalado, muito bom!

Reputação 5

@Jose_Chagas , percebi que os botões destacados abaixo estão invertidos lá no menu “Estilos do Bloco”. Tem algum local que eu possa dar esse feedback à equipe desenvolvedora ou por aqui é suficiente? Não é algo que atrapalha o desenvolvimento, pois está funcionando, mesmo que de forma invertida, mas achei relevante informar. 😉

image

Não estou crendo… Que coisa maravilhosa! Parabéns aos devs

michael fassbender perfection GIF

Reputação 6

Corre aqui @raphael.silva 😃 . Acho que você pode ajudar com isso.

Reputação 3

Opa, muito obrigado por reportar @Wesley.Oliveira! já está mapeado pra ser consertado na próxima versão.

Reputação 4
Crachá

Olá, @Jose_Chagas. Primeiramente, parabéns a todos os envolvidos nessa entrega, sensacional 👏


Estou com um problema na verificação de erros nos chatbots que estou testando, sabe o que pode ser?

Reputação 5

@Jose_Chagas , vcs lançaram uma nova versão, né?! 😊

Uma coisa nova que percebi foi o link do “Home” no ambiente builder “limpo” apontar para a entrada principal e não para a home do bot, como acontecia antes.

Eu senti essa necessidade logo qnd comecei a usar, ia reportar aqui solicitando a reavaliação, mas acabei esquecendo. Que bom que foi ajustado.

Parabéns aos envolvidos! 😎

Reputação 5

@Jose_Chagas , @Aline_Camargos e @raphael.silva, tudo bem com vcs? Espero que sim! 😊


Percebi que com o lançamento da nova funcionalidade de “tela inteira” no builder, quando ela é acionada (via mouse ou atalho “Alt+Enter”), o builder fica com uma faixa branca na parte inferior da tela.

Nos meus testes, isso só aconteceu com a extensão Blip Addons habilitada. Sem ela, a faixa branca não aparece.


Tem algo que pode ser feito quanto a isso?!



Desde já agradeço! 🙂

Reputação 6

Bom dia @Wesley.Oliveira tudo bem ?


Por aqui está tudo certo quando aciono pelo atalho:


Se o erro do seu permanecer tenta reinstalar a extensão.

Reputação 5

Oi @Aline_Camargos ! 😊


A faixa branca aparece quando o botão “limpar ambiente” do plugin (penúltimo ícone do lado esquerdo inferior da sua tela) está ativo e junto aciona “Alt + Enter” nativo do Blip, ou seja, o problema acontece somente quando ambas as funcionalidades de limpar tela estão sendo usadas simultaneamente. Ao invés de abrir o builder na tela, uma faixa branca é adicionada na parte inferior.


Acredito ser algum conflito entre as funcionalidades.


Particularmente prefiro trabalhar com o “limpar tela” do plugin, que deixa os menus encolhidinhos no topo. Se eu mesclar com F11, ajuda bastante a usar a tela inteira, para manter o foco no desenvolvimento.

Reputação 6
Crachá

Só atualizando que isso já foi corrigido. Obrigado pelo feedback!

Reputação 6
Crachá

Boa tarde Wesley, blz?


Então, a plataforma lançou esse recurso recentemente e adicionou esse bug no plugin. No próximo deploy iremos remover essa funcionalidade do plugin já que está nativa no Blip agora. Obrigado pelo feedback.

Reputação 6
Crachá

Olá pessoal. Agradeço fortemente o feedback de vocês, é muito bom saber que estão gostando do plugin. Qualquer bug encontrado podem mandar aqui nos comentários. Forte abraço!

Reputação 5

@raphael.silva , tudo bem?!

Não retirem, por favor!

Existe uma diferença entre o “limpar tela” nativo do Blip e o “limpar ambiente” do plugin.

Eu uso constantemente o “limpar ambiente” do plugin, pois ele me proporciona visualizar os menus do Blip no topo da tela, o que não acontece com o “limpar tela” nativo do Blip, pois ele “some” com esses menus, replicando um comportamento parecido com o “F11” do navegador.

Estou trabalhando com o “limpar ambiente” do plugin habilitado e o “limpar tela” nativo desabilitado, assim a faixa branca não aparece e tem sido bem produtivo.

Seria possível manterem a funcionalidade?

Comente