Como tomar decisões com mais agilidade em projetos cross

Ei, blippers! Tudo bem?

Hoje é sexta-feira, dia de compartilhar algo legal ou interessante que vimos na semana com a comunidade :rocket: #ShareFriday

Gostaria de compartilhar com vocês esse artigo sobre a matriz DACI que ando usando muito:

Pra vocês terem uma ideia, estou trabalhando num projeto cross times, que envolve outras áreas. Todo mundo com opiniões, ideias, mas não conseguíamos escolher um caminho e seguir de fato. E a gente estava com algumas dúvidas muito básicas, do tipo: quem faz o que? Quem é o dono do projeto? Quem precisa estar nas reuniões?

Até que, num bate-papo, a minha gerente me falou sobre a matriz DACI, que é muito usada em equipes de produto pra acelerar a tomada de decisão.

Nela temos quatro papéis:

• Driver - o condutor do projeto
  • Aprover - o decisor do projeto
  • Contribuitor - os colaboradores do projeto
  • Informer - as pessoas impactadas pelo projeto

Vamos supor que você esteja num projeto de construção de chatbot de atendimento pra um e-commerce. Nesse caso, poderíamos ter:

• Driver - você, que é a pessoa responsável por entregar o bot pronto e pode tomar decisões na execução
  • Aprover - o gestor de atendimento, por exemplo, que precisa aprovar o bot no final, antes de colocar no ar
  • Contribuitor - o pessoal de design, que vai entregar a imagem do bot e o pessoal do marketing, que pode ajudar com a escrita do fluxo conversacional
  • Informer - o pessoal responsável pelo site e pela gestão de pedidos, que precisam considerar a demanda gerada pelo bot

Deu pra entender?

Pra mim isso foi muito útil pra nós, pois permitiu a gente documentar exatamente até onde vai a influência de cada um e quem tem poder decisório em cada caso.

Facilitou muito o trabalho e conseguimos ser mais ágeis!

E vocês, tem algo bacana pra compartilhar com a Blip Community? Pode ser um artigo que você leu ou escreveu, dica de série, filme, podcast…

Posta aí nos comentários! E não esqueça de contar como você toma decisões na sua empresa quando o projeto envolve muita gente. Sugestões são sempre bem-vindas. :smiley:

4 Curtidas

Já salvei esse artigo para ler nos estudos de férias. Achei a ideia ótima, pois dependendo do decorrer das coisas, todo mundo fala, mas ninguém conversa :rofl:

2 Curtidas

SIMMM! Empresa de tecnologia é muito comum isso, nossa.

Todo mundo tem ideias e soluções, mas precisa ter alguém pra decidir se não a coisa não anda, né?

É como eu gosto de falar, cachorro com dois donos morre de fome :stuck_out_tongue:

Eu amei! Nunca tinha ouvido falar nesse framework. Já identifiquei momentos que vai me ajudar demais :blush: