💡 Como otimizar chatbots diante da nova precificação do WhatsApp Business API?


Reputação 7
  • Inspiring
  • 285 comentários

Desde ontem, como mencionamos no tópico ❗️ Aviso: Novo modelo de cobrança do WhatsApp Business, todas as contas do WhatsApp Business serão cobradas por conversa e não mais por notificações.


Nesta atualização da precificação, acreditamos que o objetivo da Meta (empresa dona do WABA) é trazer um olhar maior à consistência do chatbot, focando na qualidade dos fluxos e numa maior resolutividade do canal do WhatsApp .


Dito isso, o @Diogo_Soares_PM preparou um artigo no Take Blip Blog contando as melhores dicas focadas em otimizar seu contato inteligente, seja para evolução ou planejamento, diante das políticas desta nova precificação.


Por isso, eu tomei a liberdade de fazer um resumão e trazer esse papo para cá. Bora lá?




🚀 Revisar as campanhas que divulgam o chatbot



Como cada sessão iniciada pelo usuário será cobrada assim que a empresa responder, refinar as campanhas com públicos mais assertivos é um must do. Não esqueça de passar um pente fino em todas as campanhas que levam usuários ao seu chatbot, ok?


Dica bônus: a Meta entendeu a importância das campanhas e tornou gratuitas as 1000 primeiras conversas do mês, incluindo qualquer conversa iniciada em anúncios de clique para o WhatsApp ou em CTAs de páginas do Facebook!




🚀 Focar em métricas de conversão



Caso você ainda não acompanhe a performance das métricas de conversão do seu contato inteligente detalhadamente, passe a fazer isso.


Dica bônus: tente criar métricas para acompanhar quantas sessões, em média, um usuário leva para converter a partir do canal. A partir disso, fica mais fácil pensar em soluções adequadas à nova precificação.




🚀 Preços diferenciados, estratégias diferentes



Na nova precificação, sessões iniciadas pelo usuário são mais baratas do que aquelas iniciadas pela marca. Para aproveitar isso, pense no passo anterior à interação e estruture suas estratégias de negócio em conjunto com as features do bot.



  • Por exemplo: podemos começar definindo claramente para o usuário o que o bot faz, o que ele não faz e como podem ajudá-los.


As notificações/mensagens ativas permanecem parte de boas estratégias, mas usuários que retornam em seus chatbots são essenciais.


Dica bônus: Um tema que pode aparecer dentro deste tópico é a construção de alguma forma de anti-spam ou blacklist na entrada do bot. Essa ação deve ser pensada juntamente às estratégias de campanhas. Mas todo o cuidado é pouco, pois devemos tomar cuidado para não afetar interações de usuários reais de seus bots.




🚀 Foco na satisfação do cliente



Essa dica aqui não é novidade, certo? A experiência do usuário deve ser sempre o foco. Por isso, é importante monitorar a qualidade do NPS ou outra métrica que meça a satisfação do usuário com o atendimento do chatbot.


O monitoramento de usuários recorrentes se torna central para uma análise que leva a melhorias constantes a partir do entendimento do motivo do retorno. Seja para entender se a recorrência é positiva e agrega valor ao seu negócio, seja para mapear se ela vem de pontos negativos e baixa resolutividade no canal.


Dica bônus: seu chatbot já possui atendimento humano? Este é um ponto importante para boas estratégias de resolutividade que influenciam na satisfação do atendimento. Além disso, aprimora a saúde do canal e é importante para fechar o ciclo de funções que o seu chatbot ainda não possui.




🚀 Buscar mais valor a partir das mensagens enviadas pelos usuários



Mapeie os assuntos mais recorrentes, problemas mais frequentes, e até mesmo entenda como o usuário se comporta diante do chatbot.


Dica bônus: verificar a quantidade de mensagens indesejadas, como spams, ou aproveitar insights para melhorar fluxos são sempre estratégias muito boas para melhorar a interação do usuário com o chatbot. Isso fará com que as sessões sejam melhor visualizadas, além de detectar algumas que não estão gerando valor para você.




🚀 Aproveitar melhor as sessões já abertas



Sessões já abertas são ótimas oportunidades para concluir jornadas não finalizadas e apresentar fluxos de produtos e serviços que o usuário nunca acessou. Já pensou em usá-las como uma chance para trazer reconhecimento da marca, enviar lembretes para carrinhos abandonados, fazer ofertas relevantes e recomendar novos serviços e produtos?


Dica bônus: aproveitar sessões já abertas nos traz uma nova responsabilidade: precisamos ser cautelosos para não prejudicar a experiência do usuário com muitas notificações ativas, já que uma má experiência com notificações pode fazer com que o usuário bloqueie o número. Isso pode ser amenizado com uma boa estratégia de posicionamento do chatbot, deixando as opções de saída claras para o usuário, combinado?


Tem mais alguma dica importante? Deixe aqui nos comentários! :curiousblip:


2 comentários

Want to know more about the WA Business API…

Reputação 6
Crachá

Muito bommmm!!! Excelentes dicas ❤️

Comente