ūüí° Como otimizar chatbots diante da nova precifica√ß√£o do WhatsApp Business API?

Desde ontem, como mencionamos no t√≥pico ‚Ěó Aviso: Novo modelo de cobran√ßa do WhatsApp Business, todas as contas do WhatsApp Business ser√£o cobradas por conversa e n√£o mais por notifica√ß√Ķes.

Nesta atualização da precificação, acreditamos que o objetivo da Meta (empresa dona do WABA) é trazer um olhar maior à consistência do chatbot, focando na qualidade dos fluxos e numa maior resolutividade do canal do WhatsApp .

Dito isso, o @Diogo_Soares_PM preparou um artigo no Take Blip Blog contando as melhores dicas focadas em otimizar seu contato inteligente, seja para evolução ou planejamento, diante das políticas desta nova precificação.

Por isso, eu tomei a liberdade de fazer um resum√£o e trazer esse papo para c√°. Bora l√°?

:rocket: Revisar as campanhas que divulgam o chatbot

Como cada sess√£o iniciada pelo usu√°rio ser√° cobrada assim que a empresa responder, refinar as campanhas com p√ļblicos mais assertivos √© um must do. N√£o esque√ßa de passar um pente fino em todas as campanhas que levam usu√°rios ao seu chatbot, ok?

:exclamation: Dica b√īnus: a Meta entendeu a import√Ęncia das campanhas e tornou gratuitas as 1000 primeiras conversas do m√™s, incluindo qualquer conversa iniciada em an√ļncios de clique para o WhatsApp ou em CTAs de p√°ginas do Facebook!

:rocket: Focar em métricas de conversão

Caso você ainda não acompanhe a performance das métricas de conversão do seu contato inteligente detalhadamente, passe a fazer isso.

:exclamation: Dica b√īnus: tente criar m√©tricas para acompanhar quantas sess√Ķes, em m√©dia, um usu√°rio leva para converter a partir do canal. A partir disso, fica mais f√°cil pensar em solu√ß√Ķes adequadas √† nova precifica√ß√£o.

:rocket: Preços diferenciados, estratégias diferentes

Na nova precifica√ß√£o, sess√Ķes iniciadas pelo usu√°rio s√£o mais baratas do que aquelas iniciadas pela marca. Para aproveitar isso, pense no passo anterior √† intera√ß√£o e estruture suas estrat√©gias de neg√≥cio em conjunto com as features do bot.

  • Por exemplo: podemos come√ßar definindo claramente para o usu√°rio o que o bot faz, o que ele n√£o faz e como podem ajud√°-los.

As notifica√ß√Ķes/mensagens ativas permanecem parte de boas estrat√©gias, mas usu√°rios que retornam em seus chatbots s√£o essenciais.

:exclamation: Dica b√īnus: Um tema que pode aparecer dentro deste t√≥pico √© a constru√ß√£o de alguma forma de anti-spam ou blacklist na entrada do bot. Essa a√ß√£o deve ser pensada juntamente √†s estrat√©gias de campanhas. Mas todo o cuidado √© pouco, pois devemos tomar cuidado para n√£o afetar intera√ß√Ķes de usu√°rios reais de seus bots.

:rocket: Foco na satisfação do cliente

Essa dica aqui não é novidade, certo? A experiência do usuário deve ser sempre o foco. Por isso, é importante monitorar a qualidade do NPS ou outra métrica que meça a satisfação do usuário com o atendimento do chatbot.

O monitoramento de usuários recorrentes se torna central para uma análise que leva a melhorias constantes a partir do entendimento do motivo do retorno. Seja para entender se a recorrência é positiva e agrega valor ao seu negócio, seja para mapear se ela vem de pontos negativos e baixa resolutividade no canal.

:exclamation:Dica b√īnus: seu chatbot j√° possui atendimento humano? Este √© um ponto importante para boas estrat√©gias de resolutividade que influenciam na satisfa√ß√£o do atendimento. Al√©m disso, aprimora a sa√ļde do canal e √© importante para fechar o ciclo de fun√ß√Ķes que o seu chatbot ainda n√£o possui.

:rocket: Buscar mais valor a partir das mensagens enviadas pelos usu√°rios

Mapeie os assuntos mais recorrentes, problemas mais frequentes, e até mesmo entenda como o usuário se comporta diante do chatbot.

:exclamation: Dica b√īnus: verificar a quantidade de mensagens indesejadas, como spams, ou aproveitar insights para melhorar fluxos s√£o sempre estrat√©gias muito boas para melhorar a intera√ß√£o do usu√°rio com o chatbot. Isso far√° com que as sess√Ķes sejam melhor visualizadas, al√©m de detectar algumas que n√£o est√£o gerando valor para voc√™.

:rocket: Aproveitar melhor as sess√Ķes j√° abertas

Sess√Ķes j√° abertas s√£o √≥timas oportunidades para concluir jornadas n√£o finalizadas e apresentar fluxos de produtos e servi√ßos que o usu√°rio nunca acessou. J√° pensou em us√°-las como uma chance para trazer reconhecimento da marca, enviar lembretes para carrinhos abandonados, fazer ofertas relevantes e recomendar novos servi√ßos e produtos?

:exclamation: Dica b√īnus: aproveitar sess√Ķes j√° abertas nos traz uma nova responsabilidade: precisamos ser cautelosos para n√£o prejudicar a experi√™ncia do usu√°rio com muitas notifica√ß√Ķes ativas, j√° que uma m√° experi√™ncia com notifica√ß√Ķes pode fazer com que o usu√°rio bloqueie o n√ļmero. Isso pode ser amenizado com uma boa estrat√©gia de posicionamento do chatbot, deixando as op√ß√Ķes de sa√≠da claras para o usu√°rio, combinado?

Tem mais alguma dica importante? Deixe aqui nos coment√°rios! :curiousblip:

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