馃挕 Como Integrar o Blip Com o Google Sheets

Me perdoa pela demora, o ideal seria ap贸s coleta todas as informa莽玫es

3 curtidas

@Pedro_Lucas , Bom dia.
Uma d煤vida com rela莽茫o aos Sheets. Durante os procedimentos no Google 茅 gerado Id Clente, Id Secreto, temos n潞 do sheet.

A d煤vida 茅, para cada conta e IDs quantos sheets posso criar?

Exemplo: Para o ID cli 1234 e ID secret 4321 n潞 sheet 0123
Para o ID cli e ID secret eu poderia ceiar um outro n潞 sheet 2021123

3 curtidas

sim sim vai ser o mesmo id secreto, e o mesmo id para todas as planilhas vinculadas aquela conta lembrando que o sheets tem que ser gerado por aquele gmail

3 curtidas

sem crise brother

coloquei as requisi莽玫es no fim do fluxo e tbm deixei no in铆cio, mas n茫o coletou informa莽茫o

estou testando em um bot de ID: testando80

vc consegue dar uma olhada?

3 curtidas

Obrigado, Por茅m ainda n茫o funcionou. O que acontece, estou alterando o fora de hora de atendimento. Ou seja, preciso capturar dados ap贸s o hor谩rio para a Equipe entrar em contato no dia seguinte. Gostaria de gravar na Plan nome, tel e-mail e assunto. As chaves do oauth eu teria que colocar no bloco verifica hor谩rio ou no bloco que eu criei para o cliente digitar o nome? Eu coloquei no meu e n茫o gravou na Plan.

2 curtidas

consegue me dizer qual status est谩 retornando a requisi莽茫o ?

2 curtidas

Bom dia, @Pedro_Lucas
Obrigado, funcionou, 茅 que antes eu n茫o sabia que poderia utilizar os mesmos IDs. Ent茫o eu havia criado uma outra conta. E faltou eu alterar o refresh_token. Agora funcionou, est谩 gravando os dados fora de hora (nome, tel, e-mail e assunto) na planilha Google. Show.

Aproveitando, se poss铆vel poderia me enviar algumas dicas. A pr贸xima maratona 茅 pegar o CPF do aluno/respons谩vel fazer uma consulta no ASAAS e retornar com o link do PDF do boleto.

Consegue me ajudar? J谩 possuo a API do ASAAS.

3 curtidas

bOm dia, meu tempo anda meio corrido, mas por que n茫o n茅 hahaha, qual seria a dificuldade que tem tido com essa API?

2 curtidas

Bom, @Pedro_Lucas . Na realidade acabei de concluir o algoritmo para gravar em plan fora do hor谩rio de atendimento.
E ainda vou iniciar o do boleto. Mais a d煤vida inicial seria se uso Requisi莽茫o HTTP ou executar script鈥 Por exemplo, do Google Plan utilizei Requisi莽茫o HTTP de entrada e sa铆da. No caso do boleto eu utilizaria GET no m茅todo.
Estou analisando a documenta莽茫o.
https://asaasv3.docs.apiary.io/#reference/0/clientes/listar-clientes

https://asaasv3.docs.apiary.io/#reference/0/cobrancas/listar-cobrancas

E quanto a chave (ID), seria do Blip, certo?
Muito obrigado, nosso tempo 茅 realmente corrido.

4 curtidas

bom dia,
o Pedro me ajudou e arrumamos, no teste funcionou, mas quando entrei pelo whatsapp no bot, n茫o coletou as informa莽玫es
valeu

5 curtidas

Ol谩, @Pedro_Lucas
Estou seguindo o a estrutura do busca CEP, a diferen莽a que o meu possui chave. Farei os testes e postarei minhas d煤vidas.

3 curtidas

@Rafael_dos_Anjos , td bem? :blush:

Fiz alguns testes com esse JS para validar o seguinte cen谩rio: se o cliente passar pelo bloco as 2hs da manh茫 GMT-0, o script reduziria para as 23hs do dia anterior GMT-3?
Nos meus testes, vi que n茫o. Aparentemente ele insere a data corrigida, mas a hora fica negativa.

Seguem detalhes dos testes que executei e proposta para corre莽茫o do script:

Testei no console do Google e vi que o JS imprime a data corrigida, mas com um hor谩rio negativo:
image

Bati um papo com alguns desenvolvedores sobre isso (pois n茫o manjo de JS), me ajudaram a revisar o c贸digo e fizemos dessa forma:
image

Segue o script corrigido:

function run(map) {

var data = new Date(map),
        diaF = data.getDate().toString().padStart(2, '0'),
        mesF = (data.getMonth() + 1).toString().padStart(2, '0'),
        anoF = data.getFullYear(),
        hora = (data.getHours()).toString().padStart(2, '0'),
        minuto = data.getMinutes().toString().padStart(2, '0');
    return diaF + "/" + mesF + "/" + anoF + " " + hora + ":" + minuto;
}

Para os testes, usamos a mesma vari谩vel 鈥calendar.datetime鈥 e no console do Chrome, utilizamos a entrada no mesmo formato Blip (AAAA-MM-DDTHH:MM:SSZ), como pode ser visto nos prints acima.

Faz sentido pra vc essa corre莽茫o? :slightly_smiling_face:

Abra莽os e obrigado por ter disponibilizado o c贸digo inicial! :wink:
鈥//鈥
22.10.2021: nova atualiza莽茫o do script para ajuste da hora. Quando o user passava em minutos com zero, o script retornava sem o zero, exemplo: 15:06 retornava apenas 15:6. Atualizado no c贸digo acima!

5 curtidas

@Wesley.Oliveira faz sim, e muito obrigado por compartilhar.

5 curtidas

@Pedro_Lucas e @fadoaglauss , a 煤nica coisa que posso fazer nesse momento 茅 agradecer 脿 vcs por este tutorial sensacional, muito bem explicado de ponta a ponta. Fiz meus testes num bot com pesquisa de satisfa莽茫o onde o intuito 茅 enviar para o Sheets as respostas para cria莽茫o de relat贸rio para fins de curadoria e por incr铆vel que pare莽a, na primeira publica莽茫o tudo funcionou com sucesso. Acredito que tenha dado MUITO trabalho para vcs chegar com esse tutorial at茅 o f贸rum, portanto, parab茅ns pelos testes, pela iniciativa, pelo suporte, por tudo. Sei que vcs ajudaram muitas pessoas, mas particularmente, me ensinaram muito tbm. Abra莽os!!! :smiling_face_with_three_hearts:

6 curtidas

Cara to numa correria danada, e fiz quest茫o de vir responder, sabe eu vim do f贸rum, cheguei onde estou hoje gra莽as a esse lugar, e saber que consegui ajudar algu茅m, igual tantas vezes me ajudaram, me deixa feliz demais, tamo junto demais, logo quer ver voc锚 compartilhando o que tem aprendido com take blip com o pessoal, como fez ali em cima

4 curtidas

Ooown :blipinlove:

Que mensagem de agradecimento linda! Muito feliz de ter voc锚 aqui e de ouvir esse relato.

4 curtidas

Bom dia tudo bom? acredito que o sheets n茫o esteja aceitando as aspas, faz assim salve o retorno e o status nos extras contatos e vamos descobrir o que que houve que n茫o integrou

2 curtidas

Fala @Luiz_Fernando1 , tudo bem?
Rapaz, primeiro de tudo, recomendo que voc锚 oculte os dados do seu cliente a铆! Aten莽茫o com a LGPD!

Uma dica que te dou 茅 pensar em todos os pontos de integra莽茫o que far谩 com o Sheets antes de estrutur谩-lo no seu builder, conforme indica este excelente post.

Digo isso pois o Token OAUTH do Google Sheets possu铆 um tempo de expira莽茫o de 1 hora (3600 segundos) e caso o seu usu谩rio fique um tempo sem conversar com seu bot, o token possivelmente ter谩 expirado.

Pegou o que eu disse? Agora observe o hist贸rico da conversa e voc锚 vai perceber que o cliente ficou mais de 1 hora sem interagir.
Para resolver isso, basta voc锚 fazer a requisi莽茫o de obter o OAUTH novamente.

Apesar disso, o problema ainda pode ser outro e voc锚 precisar谩 observar todos os cen谩rios conforme o Pedro sugeriu acima. Dessa forma voc锚 conseguir谩 saber o retorno que a API deu e encontrar o erro exato.

Espero ter ajudado e qualquer d煤vida, corre aqui.

Abra莽os.

4 curtidas

Cara penso que n茫o este o problema, pq antes estava trazendo os contatos, apesar de n茫o trazer as informa莽玫es de email e assinatura

3 curtidas