Fala pessoal, tudo bem? HĂĄ uma semanas atrĂĄs eu postei uma solução para recuperar a URL de origem em Chatbots publicados em websites. VocĂȘ pode conferir aqui: đĄ Recupere a URL de Origem do seu Contato Inteligente
Agora eu vou trazer para vocĂȘs uma solução para referenciar seus clientes vindos de anĂșncios Click to WhatsApp
O que Ă©?
Quando um usuĂĄrio clica em um anĂșncio Click to WhatsApp e envia uma mensagem para vocĂȘ, vocĂȘ recebe uma notificação de mensagem incluindo a propriedade referral, que fornece contexto adicional sobre o anĂșncio que originou aquela mensagem.
Para analisar essas informaçÔes diretamente no Blip, alguns passos são necessårios:
Configurando o seu Contato Inteligente
Primeiro vocĂȘ precisa configurar no fluxo do seu bot para que sejam gerados registros de eventos das mensagens originadas a partir de um anĂșncio Click to WhatsApp.
Nas configuraçÔes do bloco de inĂcio de fluxo do seu bot, vĂĄ na guia AçÔes e adicione uma ação de saĂda do tipo Executar script, colocando como parĂąmetros de entrada, a variĂĄvel input.message
e como retorno, a variĂĄvel metadata
.
Adicione o script abaixo:
Script de referĂȘncia
function run(inputMessage) {
let inputMessageFormatted = JSON.parse(inputMessage);
let metadata = inputMessageFormatted.metadata;
if (metadata && metadata['#wa.referral.headline']) {
return JSON.stringify({
headline: metadata['#wa.referral.headline'],
body: metadata['#wa.referral.body'],
source_type: metadata['#wa.referral.source_type'],
source_id: metadata['#wa.referral.source_id'],
source_url: metadata['#wa.referral.source_url'],
media_id: metadata['#wa.referral.image.id']
});
}
else {
return JSON.stringify(inputMessageFormatted);
}
}
Observação: a variåvel metadata retornada pelo script possui as seguintes propriedades:
headline â TĂtulo usado no anĂșncio que gerou a mensagem
body â Corpo do anĂșncio que gerou a mensagem
source_type â O tipo de origem do anĂșncio. Atualmente, os valores suportados sĂŁo
ad
epost
source_id â ID do Facebook para um anĂșncio ou postagem
source_url â O url que leva ao anĂșncio. Abrir este url leva vocĂȘ ao anĂșncio visualizado pelo seu usuĂĄrio
media.id (Opcional.) â A imagem ou vĂdeo que o usuĂĄrio viu e clicou. Este objeto estarĂĄ ausente se a configuração do aplicativo
skip_referral_media_download
for definida comotrue
Armazenando e usando as referĂȘncias
Agora jĂĄ temos o valor que precisamos na variĂĄvel metadata
e vocĂȘ pode usĂĄ-lo como preferir, usando a notação {{[email protected]}}
, substituindo PROPRIEDADE por alguma das propriedades citadas mais acima!
Por exemplo, se vocĂȘ quiser confirmar ou exibir ou salvar a URL do anĂșncio, basta usar o valor
{{[email protected]_url}}
Aqui, para fins de exemplo, vou criar um relatĂłrio personalizado, onde eu quero saber o nĂșmero de pessoas que clicou em cada um dos meus anĂșncios (separados por URL)
Crie uma ação do tipo Registro de Eventos e configure assim:
Categoria: Cliques no anuncio
Ação: {{[email protected]_url}}
Observação: para evitar problemas, utilize essa ação de forma condicional, checando se a variåvel metadata
existe. Essa configuração é importante para evitar algum problema no acesso da variåvel, que pode ter sido preenchido corretamente ou não, dependendo dos metadados da mensagem e de como isso foi tratado no script.
Espero que tenha ajudado vocĂȘs! Qualquer dĂșvida, Ă© sĂł chamar!