💡 Como identificar usuĂĄrios vindos de um anĂșncio no WhatsApp

Fala pessoal, tudo bem? HĂĄ uma semanas atrĂĄs eu postei uma solução para recuperar a URL de origem em Chatbots publicados em websites. VocĂȘ pode conferir aqui: 💡 Recupere a URL de Origem do seu Contato Inteligente

Agora eu vou trazer para vocĂȘs uma solução para referenciar seus clientes vindos de anĂșncios Click to WhatsApp :police:

O que Ă©?

Quando um usuĂĄrio clica em um anĂșncio Click to WhatsApp e envia uma mensagem para vocĂȘ, vocĂȘ recebe uma notificação de mensagem incluindo a propriedade referral, que fornece contexto adicional sobre o anĂșncio que originou aquela mensagem.

Para analisar essas informaçÔes diretamente no Blip, alguns passos são necessårios:

:one: Configurando o seu Contato Inteligente

Primeiro vocĂȘ precisa configurar no fluxo do seu bot para que sejam gerados registros de eventos das mensagens originadas a partir de um anĂșncio Click to WhatsApp.

Nas configuraçÔes do bloco de início de fluxo do seu bot, vå na guia AçÔes e adicione uma ação de saída do tipo Executar script, colocando como parùmetros de entrada, a variåvel input.message e como retorno, a variåvel metadata.

Adicione o script abaixo:

Script de referĂȘncia
function run(inputMessage) {
    let inputMessageFormatted = JSON.parse(inputMessage);
    let metadata = inputMessageFormatted.metadata;

if (metadata && metadata['#wa.referral.headline']) {
        return JSON.stringify({
            headline: metadata['#wa.referral.headline'],
            body: metadata['#wa.referral.body'],
            source_type: metadata['#wa.referral.source_type'],
            source_id: metadata['#wa.referral.source_id'],
            source_url: metadata['#wa.referral.source_url'],
            media_id: metadata['#wa.referral.image.id']
        });
    }
    else {
        return JSON.stringify(inputMessageFormatted);
    }
}

Observação: a variåvel metadata retornada pelo script possui as seguintes propriedades:

headline → TĂ­tulo usado no anĂșncio que gerou a mensagem

body → Corpo do anĂșncio que gerou a mensagem

source_type → O tipo de origem do anĂșncio. Atualmente, os valores suportados sĂŁo ad e post

source_id → ID do Facebook para um anĂșncio ou postagem

source_url → O url que leva ao anĂșncio. Abrir este url leva vocĂȘ ao anĂșncio visualizado pelo seu usuĂĄrio

media.id (Opcional.) → A imagem ou vídeo que o usuário viu e clicou. Este objeto estará ausente se a configuração do aplicativo skip_referral_media_download for definida como true

:two: Armazenando e usando as referĂȘncias

Agora jĂĄ temos o valor que precisamos na variĂĄvel metadata e vocĂȘ pode usĂĄ-lo como preferir, usando a notação {{metadata@PROPRIEDADE}}, substituindo PROPRIEDADE por alguma das propriedades citadas mais acima!

Por exemplo, se vocĂȘ quiser confirmar ou exibir ou salvar a URL do anĂșncio, basta usar o valor {{metadata@source_url}}

Aqui, para fins de exemplo, vou criar um relatĂłrio personalizado, onde eu quero saber o nĂșmero de pessoas que clicou em cada um dos meus anĂșncios (separados por URL)

Crie uma ação do tipo Registro de Eventos e configure assim:

Categoria: Cliques no anuncio
Ação: {{metadata@source_url}}

Observação: para evitar problemas, utilize essa ação de forma condicional, checando se a variåvel metadata existe. Essa configuração é importante para evitar algum problema no acesso da variåvel, que pode ter sido preenchido corretamente ou não, dependendo dos metadados da mensagem e de como isso foi tratado no script.

condicional

Espero que tenha ajudado vocĂȘs! Qualquer dĂșvida, Ă© sĂł chamar! :thuglifeblip:

10 curtidas

Perfeito demais! ConteĂșdo fresquinho e de grande valor pra Comunidade! Obrigada por compartilhar!

1 curtida

Obrigado demais por esse artigo, @Bruno :clap:

2 curtidas

Que bom que ajudou @dawntech

1 curtida