Como identificar usuários vindos de um anúncio no WhatsApp


Reputação 7
  • Specialist
  • 620 comentários

Fala pessoal, tudo bem? Há uma semanas atrás eu postei uma solução para recuperar a URL de origem em Chatbots publicados em websites. Você pode conferir aqui: 💡 Recupere a URL de Origem do seu Contato Inteligente


Agora eu vou trazer para vocês uma solução para referenciar seus clientes vindos de anúncios Click to WhatsApp :police:




O que é?



Quando um usuário clica em um anúncio Click to WhatsApp e envia uma mensagem para você, você recebe uma notificação de mensagem incluindo a propriedade referral, que fornece contexto adicional sobre o anúncio que originou aquela mensagem.



Para analisar essas informações diretamente no Blip, alguns passos são necessários:


1️⃣ Configurando o seu Contato Inteligente


Primeiro você precisa configurar no fluxo do seu bot para que sejam gerados registros de eventos das mensagens originadas a partir de um anúncio Click to WhatsApp.


Nas configurações do bloco de início de fluxo do seu bot, vá na guia Ações e adicione uma ação de saída do tipo Executar script, colocando como parâmetros de entrada, a variável input.message e como retorno, a variável metadata.







Adicione o script abaixo:




Script de referência

function run(inputMessage) {
let inputMessageFormatted = JSON.parse(inputMessage);
let metadata = inputMessageFormatted.metadata;

if (metadata && metadata['#wa.referral.headline']) {
return JSON.stringify({
headline: metadata['#wa.referral.headline'],
body: metadata['#wa.referral.body'],
source_type: metadata['#wa.referral.source_type'],
source_id: metadata['#wa.referral.source_id'],
source_url: metadata['#wa.referral.source_url'],
media_id: metadata['#wa.referral.image.id']
});
}
else {
return JSON.stringify(inputMessageFormatted);
}
}


Observação: a variável metadata retornada pelo script possui as seguintes propriedades:



headline → Título usado no anúncio que gerou a mensagem




body → Corpo do anúncio que gerou a mensagem




source_type → O tipo de origem do anúncio. Atualmente, os valores suportados são ad e post




source_id → ID do Facebook para um anúncio ou postagem




source_url → O url que leva ao anúncio. Abrir este url leva você ao anúncio visualizado pelo seu usuário




media.id (Opcional.) → A imagem ou vídeo que o usuário viu e clicou. Este objeto estará ausente se a configuração do aplicativo skip_referral_media_download for definida como true





2️⃣ Armazenando e usando as referências


Agora já temos o valor que precisamos na variável metadata e você pode usá-lo como preferir, usando a notação {{metadata@PROPRIEDADE}}, substituindo PROPRIEDADE por alguma das propriedades citadas mais acima!



Por exemplo, se você quiser confirmar ou exibir ou salvar a URL do anúncio, basta usar o valor {{metadata@source_url}}



Aqui, para fins de exemplo, vou criar um relatório personalizado, onde eu quero saber o número de pessoas que clicou em cada um dos meus anúncios (separados por URL)


Crie uma ação do tipo Registro de Eventos e configure assim:



Categoria: Cliques no anuncio

Ação: {{metadata@source_url}}



Observação: para evitar problemas, utilize essa ação de forma condicional, checando se a variável metadata existe. Essa configuração é importante para evitar algum problema no acesso da variável, que pode ter sido preenchido corretamente ou não, dependendo dos metadados da mensagem e de como isso foi tratado no script.


condicional




Espero que tenha ajudado vocês! Qualquer dúvida, é só chamar! :thuglifeblip:


14 comentários

Reputação 7

Perfeito demais! Conteúdo fresquinho e de grande valor pra Comunidade! Obrigada por compartilhar!

Reputação 4
Crachá

Obrigado demais por esse artigo, @BrunoC 👏

Reputação 7

Que bom que ajudou @Dawntech

Boa tarde, muito obrigado pelo tutorial!


Como é possível configurar para que essas informações de metadata apareçam na tela do atendente?

Reputação 5

Consegue ajudar aqui @BrunoC? 😃

Neste caso, quando for criar o relatório, crie também uma ação do tipo Definir Contato, crie um campo novo na área de extras e salve essa informação no perfil do usuário.

Bom dia, obrigado pela ajuda.


Eu consegui armazenar essa informação no contato, mas quando vou criar o relatório personalizado: Relatórios personalizados > adicionar gráfico não aparece nenhuma categoria para mim:



Configurei o Registro de eventos da seguinte forma:


@Bruno obrigado por criar esse post.


O meu objetivo é identificar de onde veio a página do site, pelo ícone de Whatsapp, fixado no inferior. Para colocar a referência nas vendas.


Essas metadatas, como eu defino os valores no ícone?

Eu também estou passando por esse problema, não consigo criar esse relatório mesmo que já criei evento personalizado.

@luiz_heiras pode me ajudar aqui?

Pessoal, caso eu tenha mais de um anuncio, como identifico o anuncio de origem? A partir do momento que o cliente cria esse anuncio já está ativo?

Reputação 7
Crachá +1

Hey pessoal!



@Adriano_Resende este tópico fala exclusivamente dos Anúncios (Instagram e Facebook ADS). Os campos do metadata citados no post, se referem a campos que são exclusivamente enviados pelo sistema de ADS do Grupo Meta, logo, não funcionará adequadamente para o seu caso de uso que é um click-to-chat no seu website. Para o seu caso, recomendo que você crie uma frase de entrada personalizada e exclusiva, que permita você criar um track de evento que identifique a origem a partir do input do seu usuário.



@Guilherme_Augusto_Bu você identifica a origem seguindo as instruções que o @BrunoC passou acima, mais especificamente através do do campo source_id.


Eu vim trazer também uma novidade, o Click Tracker já está disponível e pode ser consultado em:



Essa é uma forma de acompanhar suas campanhas diretamente do módulo de Growth, substituindo a necessidade de usar um Relatório Personalizado.

@Bruno @GabrielPetrone infelizmente não consigo fazer funcionar… Sigo exatamente os passos descritos aqui e neste outro link e o evento personalizado de categoria “referral” nunca é criado. Já verifiquei no Beholder e o evento é criado, no entanto não aparece na hora de criar o relatório personalizado. O que pode ser?

Obs.: sei que esse chat não foi originado no ClicktoWhatsapp, mas de qualquer forma a variável metadata é criado, e com ela o evento referral é registrado.



Reputação 3

Bom dia1 estou precisando exatamente disso, mas fiz o passo a passo e não funcionou.

Comente