Respondido

Como identificar o canal de origem no builder- (whatsapp / face,insta / outros)?


Objetivo: Gostaria de identificar o canal de origem em que o contato entrou (logo no primeiro bloco do meu fluxo, o foco é na identificação do canal WhatsApp), se veio do whats, do face ou do meu site… Isso para que eu tenha tratativas diferentes para o canal de WhatsApp, focando principalmente em ter menus interativos em um canal e menus em lista para whats pois já estou ciente das funcionalidades diferentes em relação a menus interativos no Whats.


Cenário atual: Para que eu tenha todos os relatórios em um mesmo local, todos os meus fluxos principais partem de um único router. Infelizmente tenho menus que não são interativos e precisam da entrada escrita do usuário para que escolha a opção do menu, isso deixa meu fluxo um pouco simples e sujeito a erros de entrada do usuário além de não proporcionar uma boa usabilidade.


Solução que sei ser possível: Sei que é possível que eu separe em routers diferentes e desta forma posso especificar builders para cada canal. Porém para não separar meus relatórios e não ter que retrabalhar meus fluxos totalmente, gostaria de saber se existe a alternativa de identificação do canal de origem do cliente, focado principalmente na identificação da origem WhatsApp.

icon

Melhor resposta por Agape_Saude 28 September 2022, 17:16

Veja o original

2 comentários

Consegui essa resposta através de outro post.


Para identificar o canal de origem do contato, basta coletar a variável: {{contact.source}}


{{contact.source}} Whats a resposta foi: WhatsApp

{{contact.source}} Site e LP a resposta foi: 0mn.io


{{contact.source}} Face e Insta (Não efetuei testes)


Gravei essa variável no contato do cliente e para cada interação eu a atualizo para usar como tratativa de direcionamento no fluxo.

Reputação 6

Olá @Agape_Saude !


No mês de julho eu realizei um post que explica uma forma para identificar o canal de origem no Builder disponibilizando um script para isso. Compartilho aqui o post


Comente