Como fazer uma stack para planejar e organizar seu ChatBot?


Reputação 4

Com todas as funcionalidades e conteúdos de inteligência artificial, preciso organizar tudo para entender o que cada chatbot já tem desenvolvido.


Como fábrica de chatbot podemos desenvolver funcionalidades e conteúdos e compartilhar os mesmos entre bot diferentes e mapear o que cada um já oferece.


Organizo inteligência artificial e conteúdos, tarefas e funções e as trilhas de adesão e não adesão dos usuários mapeadas.


A gente sabe quando o bot nasce, mas nunca quando termina…


Organizo tudo através de um mapa mental - Usando o mindmeister.


Agora tento desenvolver a documentação também usando o figma para prototipar e organizar essas funcionalidades.


Alguém indica ai uma biblioteca para conversação e chatbot no figma ??


8 comentários

Reputação 7
Crachá +1

Hoje o que tem disponível pela Take é o que está aqui nesse artigo do blog:



Acredito que esteja um pouco desatualizado, mas já ajuda demais!!

Reputação 4

achei esse link para diagramar um fluxo de informações. Vou levar essa proposta para o figma. Fluxogramas para Interfaces Conversacionais | by Michael Barney Jr | Bots Brasil | Medium

Reputação 4

Outro artigo mostrando o mesmo caminho. Recriando um chatbot aplicando processos de UX. | by Jorge Teixeira | Medium

Reputação 4


Como tenho uma fábrica de chatbot, quando desenvolvo itens de tarefas ou inteligência artificial, eles constituem uma biblioteca que pode ser compartilhada (clonada).


Aqui no builder temos essas funcionalidades de compartilhar fluxos que ajuda muito afinal cada item pode ser aproveitado em diferentes bots.


Assim, tenho esses itens mapeados no mindmeister (um mapa mental) e quando preciso compartilhar essas biblioteca fica tudo mapeado para documentação.


Até criamos um marketplace para esses itens, afinal, se o seu melhor cardiologista fizer um chatbot, seu conhecimento bem como suas ferramentas podem ficar disponíveis para outros profissionais ou para seus planos de saúde, clínicas e outros serviços.


No meu stack, esse planejamento do chatbot vem primeiro, afinal um projeto pode começar mais avançado e não do zero.

Reputação 4






no figma já faço os prototipos de alta fidelidade das conversas para aprovação da equipe e validação. é navegável antes mesmo de implementar no builder a parte do desenvolvimento. Antes disso podemos usar todo o potencial do UX writer.


Valeu as dicas do último AMA 09/09 que indica partes da conversa básicos (onboarding, menu, erro mensagem) e os tag de fluxo e versão durante a conversa como pontos de índice para hyperlinks.


Ainda tem um fluxograma mais básico ainda e que também ajuda a orientar e planejar esses fluxos.

Reputação 4

PROTOTIPO NO FIGMA


Sugiro buscar as bibliotecas do messenger e do telegram para a construção dos seus fluxos que são compartilhadas no figma com os devidos componentes para organizar os seus fluxos e prototipar tudo no figma.

Reputação 4



Mais uma stack para o desenvolvimento dos chatbot. Estou planejando utilizar o lucidychart. Facilita a criação dos fluxogramas que podem ser úteis como etapa antes de iniciar a organização dos blocos no builder.

Já identifico minhas variáveis e como serão utilizadas e ajuda a documentar o chatbot.

Posso guardar esses fluxos para organização, apresentar os mesmos para os clientes e aprovação deles, aprovaçaõ de editores ou donos dos chatbot (product owner) de cada chatbot que criamos.

Documentação é tudo.


Quem sabe no futuro a builder desenvolve algum tipo de ferramenta de documentação para nós. Fica a dica e solicitação de novas features.

Este artigo fala sobre isso Criando Chatbot.

Comente