Como fazer um catálogo no WhatsApp no Blip

Fala povo bonito, tudo bem com vocês? Hoje vim falar dos produtos Polishop, não, na verdade, vim falar sobre como fazer um catálogo no WhatsApp para apresentar os seus produtos e vender mais que um produto Polishop.

Vamos nessa?

Você já ouviu falar sobre os catálogos do WhatsApp? É muito legal usá-los, com ele você consegue apresentar seus produtos com foto, descrição e valor, além de permitir seu cliente escolher e até mesmo montar seu próprio carrinho de compras no WhatsApp, e olha só como ele fica bonito:

Agora como fazer isso no seu bot? primeiro você vai seguir os passos descritos nesse link https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474389355031--Multi-Product-List-Cart-Vendas-WhatsApp para que o Blip tenha acesso aos catalogos na sua contaca na Meta, além disso é necessário cadastrar os Produtos, mas não se preucupe o processo é muito simples (estou copaindo aqui o que está no Help Center para facilitar para vocês):

Pré-requisitos para criar um catálogo no WhatsApp

Antes de partirmos para a criação do catálogo no Blip, você precisa entender quais são os requisitos necessários para criar seu catálogo:

  • Criar uma página no Facebook para sua empresa;
  • Crie uma conta do Gerenciador de Negócios para atribuir o seu catálogo à sua empresa;
  • Só é permitido fazer upload de apenas um catálogo por WABA (WhatsApp Business Account), mas o mesmo catálogo pode pertencer a múltiplos números no WhatsApp.

Agora como fazer isso no seu bot?

Primeiro você vai seguir os passos descritos nesse link https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474389355031–Multi-Product-List-Cart-Vendas-WhatsApp 3 para que o Blip tenha acesso aos catálogos na sua conta na Meta.

Além disso, é necessário cadastrar os Produtos, mas não se preocupe, pois o processo é muito simples.

Como fazer um catálogo no WhatsApp no Blip passo a passo

Lembrando que você precisa ser administrador da página de negócios do Facebook para fazer os passos a seguir, então confira esse acesso antes.

Como eu disse antes, precisamos criar um catálogo onde vamos inserir todos os produtos que queremos apresentar. Lembrando que conseguimos escolher quais produtos queremos apresentar ou não contanto que eles estejam cadastrados em um mesmo catálogo.

Para criar um catálogo:

Acesse o Gerenciador de Comércio 2. Se for o seu primeiro catálogo, clique em “Começar”, e em seguida para criar o primeiro catálogo, clique em “Começar”;

Se você já tiver pelo menos um catálogo criado, verá uma lista com todos os seus catálogos. Selecione “+ Adicionar catálogo” para criar um;

Selecione o tipo de inventário que você anuncia ou vende e clique em “Avançar”;

Somente comércio eletrônico (produtos): escolha como deseja adicionar itens ao catálogo. Depois disso, selecione “Carregar informações do produto” se você planeja adicionar itens no Gerenciador de Comércio;

Selecione “Conectar uma plataforma de parceiro”, se você já organiza itens em uma plataforma de parceiro que possui integração com o Facebook;

Agora, escolha uma plataforma e clique no link para o site dela. Conclua a configuração e importe os itens para o Facebook.

Depois disso, escolha a conta do Gerenciador de Negócios à qual o catálogo pertence. Isso desbloqueia mais formas de utilizar o catálogo, além da opção de selecionar uma conta pessoal, e permite que você atribua permissão a outras pessoas para trabalhar no catálogo.

Para selecionar uma conta do Gerenciador de Negócios, você deve ser um administrador da empresa;

Em seguida, defina um nome para o catálogo e clique em “Criar”;

Pronto! Você criou um catálogo.

Como adicionar itens ao catálogo

Agora vamos adicionar os itens a catálogo.

A dica aqui é atualizar seu estoque para não apresentar itens que não possuem mais unidades em estoque.

(DICA DO CABEÇA DE TEIA): o Grupo Meta tem uma API que permite que você cadastre dinamicamente seus produtos no catálogo, então fica aí dica para conectar o sistema de vocês com o catálogo e ter os itens adicionados automaticamente ao catálogo.

Existem três maneiras principais de adicionar itens ao seu catálogo no Gerenciador de Comércio:

  • Manualmente: adicione itens usando um formulário manual no Gerenciador de Comércio.
  • Feed de dados: carregue uma planilha para adicionar itens em massa. É possível carregar o arquivo uma vez ou programar carregamentos periódicos. São aceitos os formatos de arquivo CSV, TSV e XML (RSS/ATOM), assim como Planilhas Google.
  • Pixel do Facebook: importe e atualize itens automaticamente no seu site. Esse método é mais complexo de configurar. Talvez seja necessária a ajuda de um desenvolvedor para instalar tags de microdados no seu site.

A maneira mais fácil é adicionar os itens manualmente no Gerenciador de Comércio. Recomendamos essa opção se você tiver menos de 50 itens.

Como adicionar itens manualmente ao catálogo

Exemplo de produto:

Catálogo após o cadastro do produto:

Obtendo o identificador do produto para Product Template (Messenger)

Para exibir os produtos do catálogo no seu Contato Inteligente no Messenger é necessário inserir o identificador do produto no bloco de conteúdo dinâmico.

Para obter o ID do produto siga estes passos:

  1. Acesse o catálogo;
  2. Clique no produto;
  3. Clique em “Ver mais campos”;
  4. Na listagem, encontre o campo ID ou Identificação.

Obtendo o identificador do produto para multi Product List (WhatsApp)

Para exibir os produtos do catálogo no Contato Inteligente no WhatsApp é necessário inserir o campo de identificação do conteúdo no bloco de conteúdo dinâmico.

Para obter o identificador de conteúdo do produto, siga estes passos:

  1. Acesse o catálogo;
  2. Clique no produto;
  3. Clique em “Ver mais campos”;

Na listagem, encontre o campo Content ID ou Identificação do conteúdo.

Compartilhando o catálogo de produtos com Take Blip

Para exibir os produtos do catálogo no Contato Inteligente é necessário compartilhar o catálogo com a conta da Take Blip. Para isso, você precisará do número de identificação de Take Blip.

Para compartilhar o catálogo:

  1. Acesse o Gerenciador de Comércio 2;
  2. Clique no ícone de menu no topo e clique em “Configurações do negócio”;

  1. No menu à esquerda, clique em “Fontes de dados” e depois em “Catálogos”;
  2. Selecione o catálogo desejado e clique em “Atribuir parceiros”;
  3. Na tela que se abriu, selecione “Identificação da empresa”;

  1. Por fim, informe o número de identificação de Take Blip (Business Manager ID Take Blip)(entre em contato com o Suporte da Take Blip para obter esse número), habilite o Acesso parcial e avance.

Associando o catálogo à Waba (WhatsApp Business Account)

Caso a marca possua uma Waba própria, é responsabilidade da marca, associar o catálogo a essa Waba no gerenciador do WhatsApp, conforme exemplo demonstrado abaixo:

Agora vamos montar o JSON que apresentamos no Fluxo, assim como nos menus dinâmicos eles podem ser personalizados em vários níveis,

Vamos construir uma solução simples para apresentar um produto único. Para isso, acessamos o Blip e adicionaremos o componente de conteúdo dinâmico;

Feito isso, onde está text/plain, você irá colocar “application/json” que é nosso header. No “content” vamos montar dessa forma:

{

"type": "interactive",

"interactive": {

"type": "product",

"body": {

"text": "Templates"

},

"footer": {

"text": "Nossas melhores soluções prontas para implantação e uso."

},

"action": {

"catalog_id": "{{catalogId}}",

"product_retailer_id": "hamburguer_take"

}

}

}

Onde {{catlogId}} é o ID do catalogo no Facebook.

Como pode ver é bem simples e ele fica assim no fluxo:

O que facilita muito para apresentar seu produto, e deixa muito bonito, além que quando cliente responde selecionando que deseja o produto recebemos esse JSON:

Que podemos ler e tratar, para gerar um pedido no sistema, um link de pagamento e tudo mais, tornando muito mais fácil vender pelo WhatsApp com o catálogo.

Além do catálogo único, temos o catálogo com múltiplos itens. para utilizar, basta alterar o JSON para algo assim:

{

"type": "interactive",

"interactive": {

"type": "product_list",

"header": {

"type": "text",

"text": "cabeçalho"

},

"body": {

"text": "Corpo"

},

"footer": {

"text": "Nossas melhores soluções prontas para implantação e uso."

},

"action": {

"catalog_id": "{{catalogId}}",

"sections": [

{

"title": "Produtos",

"product_items": [

{

"product_retailer_id": "hamburguer_take"

},

{

"product_retailer_id": "pizza_queijos"

},

{

"product_retailer_id": "hamburguer_cda"

}

]

},

{

"title": "Produtos2",

"product_items": [

{

"product_retailer_id": "hamburguer_cda"

}

]

}

]

}

}

}

Quando cliente selecionar todos os produtos e quantidade desejada, ele ainda pode adicionar uma mensagem:

Se ele mandar o texto, virá dentro do objeto e o bot vai receber um JSON assim:

Lembrando que devemos escolher até 30 itens do nosso catálogo. Além disso, podemos organizar a apresentação dos produtos em sessões diferentes para dividir o catálogo, em “categorias” fica mais bonita e fluída a apresentação dos produtos.

O legal é segmentar os produtos da maneira mais organizada possível, facilitando a navegação e entendimento do cliente.

Quer se inspirar em um catálogo de WhatsApp criado no Blip? Recomendo o da “Mundos Infinitos”, que após você jogar um dos games, te manda um catálogo interativo, além de gerar um link para o site da empresa com seu carrinho montado segundo a disponibilidade em estoque. O link pro bot é esse aqui Share on WhatsApp.

Lembrando que temos as informações na nossa documentação no Help Center, caso você precise consultar algum detalhe, e sempre podem me chamar ou acionar o suporte, as boas línguas falaram que o @GabrielPetrone também manja demais de catálogo.

UM BEIJO, UM QUEIJO E ATÉ O PRÓXIMO TCC TUTORIAL,

Esse Post foi um oferecimento @Ana.Lu e @Pedro_Lucas

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Ai sim hem!
Happy Dance GIF

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O @Pedro_Lucas postando algo aqui me lembra isso aqui. :point_down:

Ta todo mundo ocupado mas para pra ver porque sabe que é importante.

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