Como escalar seu chatbot de vendas: saiba tudo aqui!

Olá, pessoas! :smiling_face_with_three_hearts:

Me chamo Adrielly e sou desenvolvedora aqui na Take. Venho aqui dar algumas dicas para escalar um chabot de vendas, como estruturar e turbinar seu bot, dicas de extensões, integrações e muito mais!

Precisamos falar sobre dados

De acordo com o relatório da Salesforce, 78% dos consumidores têm usado múltiplos canais para começar uma transação, ainda mais depois da pandemia.

Em 2020 as pessoas começaram a utilizar ainda mais os canais digitais para realizar compras e resolver problemas, esperando que esse atendimento seja rápido e simples.

Uma boa forma de atender essa expectativa seria usando chatbots, os quais podem garantir principalmente um atendimento rápido para a sua venda.

Sabendo disso, como podemos tornar nosso chatbot atrativo e que solucione o problema dos nossos usuários?

:point_right: A resposta para essa pergunta é: automatizar ao máximo o processo para o usuário, onde ele possa não só escolher o produto, mas também criar o carrinho de compras e concluir a transação sem interação humana.

Se não for possível realizar essas automatizações, ainda existe a possibilidade de redirecionar esse usuário para o atendimento humano (Transbordo)

Benefícios no processo de vendas com chatbots

  • Vender produtos ou serviços de forma automatizada nos canais digitais de mensageria
  • Disponibilizar catálogo de produtos
  • Oferecer status de pedidos pelos canais de forma integrada
  • Enviar notificações ativas para ações de retenção, como recuperar um carrinho abandonado, enviar promoções e cupons de desconto
  • Disponibilizar atendimento humano para suporte de vendas
  • Disponibilizar carrinho de compras e checkout por autoatendimento

Integrações para turbinar seu bot

  • Integração com e-commerce

  • Integração com múltiplos canais: dentro do Blip é possível utilizarmos o mesmo bot em diferentes canais, então o mesmo bot pode estar conectado a um site, Instagram e WhatsApp por exemplo.

  • Integração com APIs: quando falamos em automatizar os processos e escalar o bot não temos como deixar de lado integração com APIs - em algum momento você irá precisar delas

  • Pagamentos

    • Link Externo
    • Atendimento
    • Stripe (Integração do Blip com provedor de pagamentos Stripe, facilitando a geração de links de pagamento para cartão de crédito ou boletos, ou pagamentos card on file, diretamente no fluxo da conversa)
  • Inteligência Artificial

Principais canais para colocar seu chatbot de vendas

WhatsApp

Instagram

  • Story Mention: será aberta uma conversa com o bot quando o usuário mencionar a marca em seu próprio story
  • Story Reply: será aberta uma conversa com o bot quando um usuário responder ou reagir a um story da marca
  • Carrossel

Boas práticas e dicas para tornar seu chatbot de vendas escalável :arrow_up:

  • Arquitetura Router
  • Arquitetura para múltiplos canais - pensando em escalar o chatbot, quando se está desenvolvendo, é sempre bom pensar em adaptar para os diversos canais existentes
  • Utilizar conteúdo dinâmico para criação de menus e componentes
  • Saber dos tipos de conteúdo disponíveis em cada canal
  • Utilizar scripts para montar menus, quick replies…
  • Adicionar comentários ao contato com as informações do usuário e da compra para que o atendente tenha a visualização dentro do Desk.
  • Utilizar e conhecer a API do Blip, principalmente para criar os componentes dos canais de forma dinâmica

Extensões

As extensões podem auxiliar no desenvolvimento do seu chatbot de vendas e facilitar seu trabalho.

Para instalar uma extensão é simples - dentro do portal do Blip no Router ou serviço escolhido. Aparece dessa forma:

Principais plugins que indico:

Plugins chrome:

*esses dois últimos auxiliam no desenvolvimento dentro do Builder

Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de ajuda com alguma implementação, podem entrar em contato por aqui e mandar as perguntas no fórum que com certeza alguém irá ajudar!

Como escalar seu chatbot de vendas no Blip AMA

:curiousblip: Aqui vocês podem conferir a minha apresentação no Blip AMA #79

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