Como criar uma FAQ (Sem Inteligência Artificial)


Reputação 6
Crachá

Olá pessoal, eu aqui novamente… hahahaha :pugvibe:


:police: :police: :police:Vamos falar sobre FAQ’s no Blip? :police: :police: :police:


Geralmente quando me falam eu aconselho a utilização de Inteligência, para ficar algo mais “interessante”, porém as vezes você não quer se conectar a nenhuma serviço de IA…


Pensando nisso, desenvolvi um chatbot FAQ sem utilizar IA’s, é algo bem simples porém ficou super compacto e de fácil manutenção, olha só o tamanho:

image


A mágica aqui está na utilização dos scripts, vem comigo que eu te mostro:


1º PASSO


Grave em uma variável a pergunta do seu usuário:

image


2º PASSO


Adicione 2 scripts no bloco seguinte:

image


Vou explicar o motivo destes scripts, o “Definir JSON” tem como objetivo armazenar todas as suas palavras chaves para cada tema, cada palavra chave possui um ID, e cada ID será linkado com uma resposta personalizada:


O segundo script “Retornar ID” tem como finalidade buscar alguma palavra chave que esteja cadastrada no JSON que definimos, caso o laço de repetição encontre algum resultado será retornado o ID da palavra chave:

image


A condição de saída deste bloco depende se alguma palavra chave foi encontrada, caso ela não exista você direciona o usuário para um bloco de “Ops, não tenho esta resposta” e pede para repetir, caso seja encontrado você redireciona para o próximo bloco, veja no exemplo:

image


3º PASSO


O próximo bloco, caso a palavra chave seja localizada, será responsável por buscar a resposta personalizada e exibir para o usuário, o script é bem simples, cada IF possui o ID das respostas para as perguntas mapeadas:


E pra fechar você exibe a variável que recebeu o resultado da resposta:

image


Olha como ficou na prática:

image


Pra quem quiser, deixei o chatbot modelo aqui neste link, é só baixar e aplicar no seu ambiente:

FAQ Sem IA - Luiz Topam.json (21,9,KB)


Grande abraço, e já sabem:


CONHECIMENTO BOM É CONHECIMENTO COMPARTILHADO :partyparrot:


6 comentários

Reputação 7

Valeu @Luiz_Topam 🚀

Reputação 7

Muito bom, Luiz!


Agora só pra complicar: E se a pessoa digita uma frase que contém duas palavras-chaves do JSON?? hahaha

Reputação 6
Crachá

Boa pergunta @BrunoC o ideal seria não repetir as palavras chaves, mas como a leitura é sequencial, será retornado sempre o primeiro resultado encontrado. Vale talvez pensarmos numa maneira mais eficiente de fazer a comparação via script. Para um FAQ simples, com palavras chaves variadas que não se repetem funciona muito bem!!!

Muito obrigado e parabéns!!!


Agora uma dúvida, como faria para incluir um contador no bloco “aguardando feedback” para que quando esse contador atingisse um valor, direcionar para o atendimento humano? Por exemplo, se o cliente tentar 3 vezes e informar nas 3 vezes que não conseguiu resolver o problema, na 4.ª ele seria encaminhado para o atendente.

Reputação 1

@Luiz_Topam  Bom dia!
Não estou conseguindo baixar o projeto que você montou para teste. Diz que não foi encontrado o endereço.

Reputação 6
Crachá

@Luiz_Topam  Bom dia!
Não estou conseguindo baixar o projeto que você montou para teste. Diz que não foi encontrado o endereço.

O link está quebrado, mas eu peguei o JSON novamente, veja se consegue baixar: https://drive.google.com/file/d/132wtUmRrX0qivp9trt7QIg1OB_aztHvr/view?usp=sharing

Comente