Case: Redução tempo de espera do atendimento humano


Fala pessoal,

Quero compartilhar um case muito interessante e desafiador (primeira vez fazendo algo deste tipo fora do localhost) aplicado ao bot de concessionária, mas com aplicabilidade para vários setores.


Problema:

• O atendimento humano estava com elevado tempo de espera (tempo que o cliente aguarda para ser atendido),

• O responsável da área não estava tendo visibilidade em função da rotina que não permitia acompanhamento do dashboard.


A Solução:

Realizar notificações via telegram, para a equipe de atendimento e também para o supervisor quando o cliente está aguardando para ser atendido.


O resultado:

No dia seguinte à implementação, o tempo de espera caiu de + 5 min, chegando a quase 10 min alguns dias, para 1 min e 40 segundos em média e se manteve nos dias seguintes.


O serviço de notificação funciona apenas entre 08:00 e 19:00 (horário de atendimento da concessionária) e realiza a checagem da fila a cada 1 min.


Este modelo abriu outras possibilidade para realizar atividades mais complexas, como:



  • Se o atendimento não for realizado em até 2 min, o atendimento é transferido para outra equipe;

  • Extração de dados;

  • Notificação de indicadores ex:(ofensores) para tomada de ação;

  • Criação de gatilhos bi-direcionais para outros processos dentro da empresa - financeiro, compras, marketing, entre outros;

  • Armazenamento de dados análise e melhoria contínua;

  • Implementação de TTS e SST;

  • Análise de imagens;

  • entre outros;


Notificação Telegram (v.0.0.1)

image


Recursos utilizados (Tech):



  • Máquina virtual no Google Could Platform;

  • Docker:

    • App;

    • MQTT;

    • Banco de dados;



  • Aplicação desenvolvida em node.js:

    • chamadas http

    • análise e tratamento dos dados;

    • pacote npm do telegramBot;



  • configuração da cron para gatilho;


9 comentários

Reputação 7

Show mano, lendo isso imaginei em um estoque de peças do pós vendas.

Reputação 7
Crachá +1

Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo!


Lendo aqui agora, lembrei de uma integração que fiz em um bot interno de atendimento de suporte via blip chat, onde, quando o usuário entra na fila de atendimento, eu disparo uma notificação via MS Teams pra equipe de atendimento, informando que o novo cliente está aguardando na fila:



obs: acabei de descobrir que meu connector ta rodando em configuração desatualizada… hahaha



Na ocasião eu apresento pro cliente o tempo médio de espera na fila, de acordo com o que é apresentado no dashboard do blip.


Bom, pra fazer via Teams é muito simples. É só você adicionar um novo conector de Webhook no seu canal da equipe e no Blip, passar a URL desse conector.


Obrigado por sua contribuição!

Exatamente @Rafael_dos_Anjos,

podes avaliar, registrar um pedido de compra para o fornecedor ou notificar o responsável da área quando determinado item do estoque estiver abaixo do mínimo esperado. Também pode notificar o gestor para realizar a aprovação financeira de determinada compra. Enfim são N possibilidades quando estamos falando de trabalhar com APIs, sem falar que isso tudo pode estar dentro do blip, ai basta perguntar para o seu bot e ele exibirá a resposta certa, já pensou?

show @GabrielPetrone, eu acredito muito que a comunicação bi-direcional é de extrema importância em todos os lugares (online e off-line) e essa transparência só melhora a experiência e aumenta a satisfação de todos, acelerando a adoção das tecnologias envolvidas.

Reputação 7

Legal demais, @costa! 🎉

Muuuuuito feliz que você trouxe esse case maravilhoso pra gente e que o Blip conseguiu te ajudar tanto! Absurdo essa diminuição no tempo de espera e o resultado mais impactante é na experiência dos seus clientes que sem dúvida alguma melhorou significativamente.


Inclusive, nós do time de Community, com a @Bruno no comando, estamos preparando um evento 100% focado em cases da Comunidade Blipper, o Community Day. Vai rolar no dia 17 de março, quarta-feira, a partir das 14h. Para saber mais, clica aqui. Vamos mandar e-mail avisando também, beleza? E sim, dá pra participar das próximas edições! 💙


Obrigada por compartilhar e vamo que vamo! 🚀

Valeu @Bia, a resposta da equipe de atendimento foi imediata, a implementação ajudou a organizar a rotina.

E todo mundo ganha, cliente, empresa, colaboradores. 🤟 é só alegria.


ahh…Já ativei o lembrete do community day.

vamoooo! 🚀

Reputação 7

@costa eu adorei sua solução. Como você pensou nela? Achei bem eficiente e aparentemente com um ótimo custo-benefício :thuglifeblip:


Pro gatilho você usou o que? Eu vi você estoura ele a cada 1 minuto, né?

Valeuu @BrunoC,

O gatilho está na crontab do linux

É verdade tem um ótimo custo benefício, posso rodar onpremisses ou na cloud com uma máquina com pouco recurso.

Reputação 1

Olá Gabriel. Tudo bem?


Fiquei interessado. Podemos conversar sobre essa notificação para o Teams?

Minha equipe tá deixando o contato muito tempo na fila de espera.


Valeu! Abraço!

Comente