Respondido

Capturar Dados de Mensagem Ativa!


Reputação 6
Crachá

Olá, pessoal, tudo bem? sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida. Venho desenvolvendo um fluxo de mensagens ativas para o WhatsApp e me deparei com a seguinte situação.


Na mensagem que envio contem algumas variáveis, identificadores na verdade, mas percebi que o Blip não tem acesso a esta mensagem, aos dados dela, eu só tenho acesso após o usuário responder minha mensagem ativa. Queria saber se existe alguma forma de pegar estes dados…


Se alguém já passou por isso me da um help ai, ou se tiver alguma ideia também de como resolver eu agradeço hehehe


Abraço, valeu galera.

icon

Melhor resposta por Pedro_Lucas 19 March 2021, 20:35

Veja o original

18 comentários

Reputação 7
Crachá +2

Primeiro muito bem vindo maninho, e segundo chega mais que é sucesso, deixa só eu entender, tu quer pegar o valor das variáveis que vc salvou no extra contatos quando enviou a mensagem é isso ?

Reputação 7
Crachá +1

Bem vindo ao fórum Luiz! Com o Pedro é sucesso mesmo!

Acredito que sua solução seja um banco de dado externo sendo acessado via API.


Mas não trabalho ainda com mensagem ativa, o Pedro vai poder confirmar essa questão acima.

Reputação 7
Crachá +2

se captei oque ele quer, é só puxar variavel do extras contatos saca? e usar

Reputação 6
Crachá

Obrigado pelo retorno Pedro, acho que não soube me expressar muito bem, o que estou tentando fazer seria assim, quando eu envio uma mensagem ativa ela vai com um conteúdo já, neste exemplo eu não coloquei variáveis, mas digamos que eu quero pegar o “Bom dia” e guardar em uma varíavel, existe alguma forma de efetuar isso?


image

Reputação 7
Crachá +1

Então Pedro, só que ele falou ali no post:



Mas bom, sabemos que é possível sim Luiz,

dá uma olhada nesse artigo do Help Center que explica tudo certinho:


https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360059370433-Como-criar-e-aprovar-um-Message-Template-no-WhatsApp-


Nesse artigo tem exemplo de mensagem ativa usando variável, vai dar super certo 😃

Reputação 7
Crachá +2

entendi agora, achei que já estava usando variável, é bem simples cara, por sinal se tiver dificuldade me avisa, mas sempre se lembre que a var 0 é o numero, ou seja a primeira coluna da planilha, e caso faça disparo individual começa da 1 em diante por a 0 é automaticamente setada como o número


exemplo:


“Olá {{!}}, Eu sou {{2}} e gostaria de saber se entendeu.”

Reputação 6
Crachá

Muito obrigado Grabriel, vou dar uma olhada, mas acredito que já me ajuda, só mais uma dúvida, nesse Template eu vou usar uma variável que possui um identificação do veículo, por exemplo “E-111231”. A frase seria assim. “Olá Luiz, o seu veículo de chassi E-111231 precisa de manutenção, vamos agendar?” Ai eu respondo que sim, teria como eu pegar esse chassi e armazenar em uma variável dentro do Blip sem o que o usuário digite novamente o número de chassi?

Reputação 7
Crachá +1

Essa aí eu deixo pro @Pedro_Lucas porque eu nunca usei mensagem ativa com variável.

Mas por exemplo, existe a aba de Ações que permite Definir Variável ou até mesmo Definir o Extras Contatos, você pode usar uma dessas duas opções porém eu só não sei se na hora de informar o valor da variável, se colocar o valor {{2}} da frase "Olá {{1}}, o seu veículo de chassi {{2}} precisa de manutenção, vamos agendar? … vai pegar o valor dinâmico da sua mensagem.


O que eu quis dizer é mais ou menos isso:

image


Mas não entendo muito de mensagem ativa, não sei se tem a opção de usar as funções de Ações e/ou se o Builder conseguiria ler esse conteúdo dinâmico.


Mas já é uma ideia, vamos ver o que o Pedro pode nos ajudar, ou algum outro fera aqui da comunidade.

Reputação 7
Crachá +2

Quando você manda um ativo com Variável, essa variavel fica salva no extras contatos, depois é só puxar e definir contato com a variavel {{contact.extras.NomeDaVar}} e ai usar como quiser e ser feliz, mas ela já aparecera para o atendente tá?

Reputação 6
Crachá

Obrigado gente, eu vou testar aqui, e postarei o resultados para vocês 😃

Primeiramente seja bem vindo @Luiz_Topam!


Agora alguns esclarecimentos, quando você envia uma notificação do whatsapp as variáveis enviadas lá não são salvas em lugar nenhum, portanto cabe a você salvar essas variaveis antes para usar no fluxo depois!


Se você usa o plugin de broadcast para disparar as mensagens a boa noticia é que ele já cria as variaveis automaticamente antes do envio, senão cabe a você antes de cada disparo enviar um command adicionando as variaveis no contato, importante ressaltar que na docs é mostrado o method como SET que literalmente substitui o contato inteiro (podendo haver perda de dados caso vc não passe o contato completo na chamada), entretanto recomendo modificar o method para MERGE que apenas adiciona/modifica o que já tem sem remover nada!

Reputação 7
Crachá +1

Aí sim!


Obrigado pelos esclarecimentos Xará Santos.

Reputação 7

Ei @Luiz_Topam! Tudo jóia?


Espero que o pessoal tenha esclarecido tudo pra você. Deu certo?

Reputação 6
Crachá

Pedro, estou testando aqui, mas ainda não obtive sucesso, eu enviei um template ativo que contem uma variável {{1}}, quando eu recebo ela no whatsapp, como vou saber no contact.extras o nome dessa variável?

Reputação 7
Crachá +2

vai ir como var1, depois só transformar var1 em chassi

Reputação 6
Crachá

Pedro, agora fez mais sentido hehehe, consegui resolver o problema, vou mandar os valores numa chamada separa, desta forma vai ficar lá no {{contact.extras.minhavariavel}}.


Muito obrigado a todos, vcs me ajudaram muito!!!

Reputação 7
Crachá +2

lembrando de me dar a solução pra eu ganhar do petrone edit(valeuzao)

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.

Comente