Capturar conteúdo enviado em uma notificação do WhatsApp

Tenho o seguinte fluxo: Preciso que os clientes me enviem arquivos referentes a um protocolo interno, o cliente será notificado através do seguinte template:

image

Quando o cliente tocar no botão de resposta ele será redirecionado para o bot do departamento específico.

Gostaria de saber se é possível, recuperar o conteúdo desta notificação, sendo mais especifico, precisaria do número do Protocolo na variável {{2}}, é possível fazer isso?

1 curtida

Olá @Adriano_tsi tudo bem?

Vou convocar o mestre das notificações (como ele mesmo gosta de se chamar) @Pedro_Lucas.

Mas você pode pegar toda essa mensagem via API, salvá-la em uma variável e aí tratar para recuperar somente a informação que você precisa

3 curtidas

Então falando na lenda @Pedro_Lucas, procurando pelo fórum eu encontrei este tópico:
Capturar Dados de Mensagem Ativa!

Onde sugeriram adicionar este dado que preciso junto aos extras do contato, e algo sobre a variável do template já estar salva no extras do contato, não entendi muito bem, acredito que deve funcionar. Vou fazer os testes hoje a tarde e digo se obtive sucesso :eyes:

2 curtidas

isso mesmo heheh, só puxar {{contact.extras.nomedavar}} e partir pro abraço, O PAI É BOM CONFIA

2 curtidas

Bruno pelo caminho mais longo tadinho do menino

1 curtida

Tipo elas já vem salvas direto do template? Por exemplo, tenho as variáveis {{1}} e {{2}}, elas vão ficar salvas como {{contact.extras.1}}? ou var1? Esta parte que fiquei meio confuso no tópico anterior

1 curtida

Aqui é raiz :partyparrot:

2 curtidas

se mandou pelo individual sim, senão é o nome da coluna da planilha

2 curtidas

Acho que entendi :thinking:, vou fazer os teste hoje a tarde e já marco a solução aqui.

2 curtidas

Vai ser a minha o pai é bom confia

1 curtida

Uma pequena edição na minha resposta: Sobre o contato já ter esse valor nos extras você diz se eu salvar esse extras do contato através da API antes de enviar a notificação?

Opa então, fiz os testes aqui não deu muito certo não :sweat_smile: , só pra deixar mais claro caso eu tenha esquecido de mencionar, a notificação é enviada pelo roteador, o bot principal então direciona para o bot específico. Tentei checar com {{contact.extras.1}}, {{contact.extras.var1}}, pra tirar todas as dúvidas verifiquei o json completo com {{contact.serialized}} e obtive o seguinte:

{ "name": "ADRIANO DA SILVA VIEIRA", "lastMessageDate": "2021-04-09T16:57:34.286Z", "identity": "554411111111@wa.gw.msging.net", "email": "cliente@teste.com.br", "phoneNumber": "44-44444444", "extras": { "CPF": "81048198014", "ticketNotifcation": "1234", "Departamento": "Lojas", "Cliente": "Sim", "CNPJ": "89069485060", "Nota Fiscal": "N/A", "Produto": "N/A", "Problema": "N/A", "Solicitação": "N/A", "Inconformidade": "N/A", "Desconto": "N/A", "Protocolo": "N/A", "Atendente": "N/A", "Aberto por": "N/A", "Data Protocolo": "N/A", "Prioridade": "N/A", "Atendimento": "Indisponível", "Equipe": "Pós Vendas" } }

Como pôde ver não tem nada sobre a variável da notificação, estou fazendo algo errado? :thinking:

1 curtida

duas coisa, busca o contato teste no roteador na aba contatos, segundo você ta pegando isso ai do roteador os do sub bot?

1 curtida

você manda essa mensagem como? só pra eu saber, e tira um print do cliente na base de contatos do roteador, por que acho que não ta atualizando esse dado no sub bot, lembra que tem que atualizar os campos manualmente quando se trata de um subbot

1 curtida

Então atualmente é do sub bot, mas fiz os testes pegando do roteador utilizando o contexto do roteador e os resultados foram os mesmo.

como você envia? através do broadcast ou por api?

1 curtida

Então eu envio a notificação através da API da Blip. Mas acredito que entendi qual foi o meu erro, o meu bot principal atualmente não utiliza o contexto do roteador, vou fazer essa correção em breve, mas eu fiz o seguinte teste, enviei a notificação, a resposta cai no bot principal e do bot principal vai para o sub bot, onde este utiliza o contexto do roteador, deveria funcionar não?

1 curtida

na verdade você teria que atualizar a base do subbot manualmente através do da api do blip, e como você está usando a api, vai ter que por no script a criação do contact extras, pois elas só cria automaticamente com o uso do plugin

2 curtidas

Ah então no caso a solução seria atualizar o contato e adicionar esse extra manualmente mesmo através da API, se eu não me engano você tinha sugerido isso no tópico que mencionei antes também, seria o modo raiz do @Bruno :joy:

1 curtida

na realidade sim e não mas sim, vai nessa que é sucesso, mas você faz isso automaticamente? por que MDDS MÓ ROLE kkkk

2 curtidas

Então kkk pra mim não vai ser muito rolê pq já ta meio automatizado em outra API, mas queria ver se tinha uma forma mais simples sem precisar ficar adicionado esses extras ao contato. Achei que teria como fazer só {{contact.extras.1}} e SHOW. :partying_face:

2 curtidas