Captação da origem do lead


Pessoal, já tentei essa solução diversas vezes, mas nenhum passo a passo resolve meu problema.


Atualmente todo lead que entra pelo meu chat/whatsapp do Blip a origem enviada para o RD Station fica como “Desconhecida”. Ou seja, é necessário que o Tag Manager do Google consiga captar a origem desse lead quando ele interage com meu bot.


Preciso de ajuda com um passo a passo claro para uma solução definitiva, estou há cerca de seis meses com essa necessidade defasada.


Qual funcionalidade usar? Onde aplicar? Como? Etc.


32 comentários

Reputação 7

Oi @Raphaela


Você chegou a confirmar no bloco onde há o Registro de Evento se todos os campos obrigatórios do RD Station estão preenchidos corretamente? Você está acessando com um usuário de teste ou apenas pelo WhatsApp?

Não entendi sua resposta, @BrunoC. Estou me referindo à Origem do lead (Tráfego direto, Mídia Paga, Busca Orgânica, etc…) Estamos falando da mesma origem?

Reputação 7

Oi Raphaela. Eu tinha assumido que você já estava fazendo o processo e por isso eu perguntei se você estava fazendo da forma correta.


Bem, sendo sincero, isso não é algo que eu tenha muita experiência. O que eu posso te falar é que a Integração com o RD Station está passando por mudanças, pois a RD fez uma atualização na API deles e liberou algumas coisas, então a nossa integração está desatualizada. Assim que a nossa equipe terminar de realizar os processos de atualização, talvez seja possível fazer isso que você quer.

Oi @BrunoC! Tivemos novidades da atualização do RD Station?

Oi, @Raphaela! Estou investigando aqui para você como está a atualização, ok? 🙂

Ei, @Raphaela! Tudo bem?


O RD Station está mudando a API deles e, com isso, nós precisamos adequar o BLiP ao novo formato de integração.


A mudança no BLiP será implementada no dia 29 de junho, segunda-feira. Para que funcione direitinho, você precisará refazer a integração após essa data, ok?


Aqui tem um tutorial passo a passo para refazer a sua integração a partir de segunda

@Bruna temos novidades desse assunto? Até hoje não consigo implementar o script de captação da origem do lead no Blip. Assim, tudo meu Google Analytics interpreta como “desconhecido”

Reputação 7
Crachá +1

Estou integrando meu RD Station e estou passando por este problema também, seria muito bom se já estivesse resolvido… mas não está. Será que tem previsão @Bruna @BrunoC ?


Ah importante, o tutorial disponível em https://help.blip.ai/docs/en/analytics/rd-station/como-enviar-dados-rd-station/ até ajuda, mas a opção de Registro de Eventos não está funcionando. A única forma de integrar ao RD no momento é se você criar via Requisição HTTP (no tutorial ao menos tem o exemplo do JSON e isso ajudou muito! 🙌)


No aguardo!

Pessoal, ainda estou sem solução também. Temos alguma novidade, @Bruna @BrunoC?

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Raphaela, tudo bom?

Recentemente a equipe da Take fez um novo tutorial de integração do RD Station usando as funções nativas do blip (sem requisição http), dá uma olhada:



Como eu já havia implementado via requisição, resolvi não mexer em nada. Então não sei se está 100% funcional, mas creio que sim, tem até tutorial né?


Abraços.


Obrigada, Gabriel! Mas fiquei na dúvida, você consegue receber a origem do lead da forma que fez ou ainda não consegue?

Reputação 7
Crachá +1

Entendi, não a origem continua “Desconhecido” aqui na minha integração.


Você validou esse tutorial que mandei? Agora está saindo a origem correta?

Não, continua desconhecido 😦


@Bruna pode nos ajudar?

Ei, pessoal!


Já vi isso acontecer algumas vezes na RD mesmo, que geralmente puxa o identificador da conversão mas não a origem do lead - o que permite agrupar as leads, mas suja as métricas, né… :cryingblip:


Sobre a integração específica com o Blip, vou pedir ajuda do especialista: @CommunityTeam, consegue nos ajudar?

Reputação 7

Buenas Tardes galera,

Na documentação do RD eles explicam sobre a “origem” desconhecida:



Por que a origem do lead é considerada desconhecida?


Atualizado em: 18/12/2020


Seguir


Nota: este conteúdo se aplica aos planos Light , Basic , Pro e Enterprise . Para saber mais sobre cada um dos planos do RD Station Marketing, clique aqui.


Existem 6 situações em que a origem do lead pode ser considerada Desconhecida . Confira cada uma delas abaixo:



1. Leads inseridos manualmente e leads importados


Por padrão do RD Station Marketing, leads inseridos manualmente e leads importados aparecem com a Origem Desconhecida na plataforma.


Isso acontece porque não há certificações sobre a origem desses leads e, de outra forma, esses leads prejudicariam a confiabilidade das análises e relatórios da plataforma.



2. Leads que vêm de um formulário integrado


Neste caso, basta configurar o formulário com o código fornecido pelo RD Station Marketing. Para fazer essa configuração acesse este link.


Para qualquer outro formulário não integrado com o código do RD Station Marketing, é preciso enviar essa informação de origem para a plataforma da mesma forma que a integração de entrada via API: enviando o valor do cookie __trf.src no campo traffic_source de uma conversão.


Além disso é possível passar os valores dos UTMs diretamente como atributos da conversão, então a Origem será gerada de acordo com os valores dos mesmos, para isso foram criados mais 3 atributos: traffic_medium, traffic_campaign e traffic_value confore detalhes abaixo:




  • traffic_source equivalente à utm_source;




  • traffic_medium equivalente à utm_medium;




  • traffic_campaign equivalente à utm_campaign;




  • traffic_value equivalente à utm_term.





3. Código de monitoramento não instalado em seu site


Para solucionar este problema, basta instalar o código de monitoramento.



4. Leads que converteram em um domínio diferente


O código de monitoramento só capta a origem de conversões realizadas no mesmo domínio configurado na sua conta do RD Station Marketing. Qualquer conversão realizada em outra página terá origem desconhecida.



5. Leads convertidos em Landing Pages sem subdomínio configurado


Sem a configuração de subdomínio (CNAME) das Landing Pages, o endereço de cada uma delas será em um domínio diferente daquele configurado em sua conta do RD Station Marketing, portanto, essas conversões não terão sua origem identificada, assim como no item 4 desta lista.



6. Outros casos


O lead pode ser classificado como lead com origem desconhecida se ele se converteu acessando o navegador de forma anônima ou sem permitir a utilização de cookies . Por exemplo, via alguns aplicativos de celular. Neste caso, não é possível puxar essa informação para o RD Station Marketing.


Oi pessoal, seguimos um passo a passo que nos foi passado através do suporte com as seguintes configurações:


"Crie uma ação executar script, antes do registro de eventos que cria o lead, com a variável contact.identity e com uma variável de retorno, channel por exemplo.


O corpo do script deverá estar assim:


function run(contactIdentity) {

var channel;

contactDomain = contactIdentity.split(“@”)[1];


switch (contactDomain) {

case ‘wa.gw.msging.net’:

channel = “Whatsapp.com”;

return channel;

case ‘0mn.io’:

channel = “BlipChat.ai”;

return channel;

case ‘messenger.gw.msging.net’:

channel = “Facebook.com”;

return channel;

case ‘telegram.gw.msging.net’:

channel = “Telegram.org”;

return channel;

case ‘mailgun.gw.msging.net’:

channel = “Email.mailgun”;

return channel;

default:

channel = “Other”;

return channel;

}

}


É preciso que o retorno esteja com o “.com / .org” ou o RD não reconhece.


Agora utilize a variável channel como value para a key traffic_source no registro de eventos."


No entanto, continuamos recebendo o lead com origem desconhecida. Existe alguma outra alternativa? É preciso fazer a requisição do HTTP? Achei que essa solução havia ficado obsoleta com a nova API do RD…

Boa Noite pessoal!


Estou tendo o mesmo problema. Recebo os Leads no RD Station como Desconhecidos.


Temos algum avanço?

Não entendi a resposta em questão

Reputação 7
Crachá +1

Esse tópico aqui @CommunityTeam 😃

Reputação 7
 
CommunityTeam:

1. Leads inseridos manualmente e leads importados

Por padrão do RD Station Marketing, leads inseridos manualmente e leads importados aparecem com a Origem Desconhecida na plataforma.

Isso acontece porque não há certificações sobre a origem desses leads e, de outra forma, esses leads prejudicariam a confiabilidade das análises e relatórios da plataforma.

Inseri todas as informações que consegui aqui:

 

Office Hours Integrações Central

Informações sobre a Integração RD Station: 1º ponto: O RD foi desconectado para alguns clientes diretamente na página da RD, por isso o erro de token ocorre. Para a solução deste desative a conexão e configure-a novamente (não obtive sucesso ao tentar inserir o token manualmente) A conexão correta exibirá o seguinte resultado: [image] Seu site, se houver e o ID. Ao realizar os testes não obtive mais o erro 404 e sim o erro 500, ainda não descobri a causa, talvez seja por eu ter utilizado u…

Infelizmente meu RD é o gratuito e tem muitas limitações… Se você tiver um e realizar testes me fale e a gente mapeia!

Consegui fazer uns testes e ainda funciona, só que ao parecer o RD não está atualizando mais o campo “Origem do Lead” em “Detalhes do Lead”. Ele está atualizando a informação no campo “Origem” na conversão:


Testei com os canais Telegram e Messenger.


Um abraço!


Reputação 7
Crachá +1

Carlos, no caso você atualizou o lead via API ou usando o Event Tracker?


Se foi via API, pode nos passar o body (caso tenha algo diferente do que está na docs)?

Ei Gabriel, tudo bem?

O Lead foi atualizado usando o Event tracker mesmo, no builder.



Mas tem que usar o Script mostrado neste post, para pegar o Channel.


😉

Reputação 7
Crachá +1

TopíssimoOoO!!

Vou testar em breve.


Obrigado meu querido, abraços!

Fiz aqui o processo, inclusive usando o Script. Mas ele da erro o tempo todo 😕


Pra mim não ta rolando e a origem continua desconhecida 😦

Comente