Bot responde no BLiP CHAT, mas não responde no WhatsApp

Correção da URL do container

É provável que esta falha esteja ocorrendo devido a URL do container estar diferente do que deveria.
Para verificar isso é necessário realizarmos uma requisição GET na collection WhatsApp Business API (Application/Get-Settings).
Sendo um cliente clusterizado o resultado dessa requisição deve ser algo parecido com:


Onde tatho é o nome da organização.

Caso a url do webhook não esteja nesse formato, é necessário que seja alterado para o formato abaixo:

“https://<nome_da_organização>.wa.gw.msging.net/<AccountExternalId>”

Alterando a URL do container

Execute a requisição PATCH (Update-Webhooks) passando como variáveis de ambiente a WebAppHostName precedida de https://, Password (ambas vindas do Cerberus/Configurations) e seu Token previamente gerado na requisição POST Login-Admin.

Após realizar esta operação de UPDATE, é conveniente que se repita o Get-Settings para certificar-se de que o procedimento de atualização tenha sido efetuado.

Em alguns casos, será necessario limpar o cache do Bot no WhatsApp e para validar se há necessidade desse procedimento, converse com o Bot pelo WhatsApp, caso ele não responda, essa limpeza irá resolver o problema.

Limpando o cache do WhatsApp

Estaremos usando como exemplo o Swagger UI do cluster Beagle, Swagger UI (blip.tools) que pode ser substituído facilmente por outro. Onde teremos a seguinte interface:


Enviando: image.png(1)…

Onde iremos usar a requisição destacada em vermelho. Passando o ID do Bot como parâmetro.

Clique em Try it out para habilitar o modo de edição, e só então informe o ID do Bot e na sequência clique no botão Execute.

O resultado dessa requisição sendo Status 200, significa que o cache foi limpo com sucesso. Assim pode-se conversar com o Bot novamente que ele irá responder.

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