Bloqueio de nº por spam e dúvidas sobre WAPP Business

Bloqueio de nº por spam e dúvidas sobre WAPP Business

Bom dia!

Estamos recebendo mensagens de spam de um nº que está interagindo com o BOT e precisamos bloquear este e futuros outros e tenho dúvidas de como proceder? (evidência anexo)


Existe algum problema em baixarmos o Whatsapp Business no celular também? Ele cancelaria o Wapp web?



  1. Devemos bloquear no telefone físico ou pela blip?

    Se pela Blip, qual o caminho?


At e no aguardo!

Anderson Dias


12 comentários

Reputação 7

Olá @ANDERSON_MONTEIRO_DI! Tudo certo?

Eu sou a Bia e trabalho aqui na Take Blip no time de Comunidade 😊


Primeiramente, seja muito bem-vindo ao nosso Fórum! É um prazer ter você aqui!


Sobre a sua dúvida: Como não há funcionalidade para bloqueio de usuários na plataforma, o bloqueio de contatos deve ser realizado manualmente. É possível criar uma lista de bloqueio dos usuários que seu bot não responderá, caso entrem em contato com você. Isso não irá impedir que o usuário envie mensagens para o seu bot, mas vai impedir que ele consiga seguir com a interação e também impedirá que chegue ao atendimento humano.


Mas como funcionaria?


Você pode criar e manter uma lista de contatos bloqueados dentro da plataforma, através de uma ação ‘Executar Script’, através do Comando de Bucket 10 da plataforma, ou ainda através de alguma API. O script vai depender da forma como você for criar e gerenciar essa lista. Lembre-se que é necessário manter uma lista de usuários que deseja bloquear. Ou seja, quando quiser bloquear alguém, adicione o Identificador dele na lista.


Ficou claro, Anderson? Qualquer coisa pode me marcar por aqui que eu tento esclarecer possíveis dúvidas no processo, ok?

Olá pessoal, estou com o mesmo problema!


Gostaria de saber se já existe um passo a passo ou método definitivo para tratarmos casos semelhantes, onde já identificamos que o contato trata-se de um bot em execução.

@Bia tudo bem?

Eu fiz um post separado, pois não tinha encontrado este seu por aqui.

Pode me ajudar?


Segue o meu post original:

Bom dia! Tem alguma solução para realizar bloqueios de clientes e/ou Bots.

Identifiquei na minha base de contatos que temos vários Bots enviando msgs para o nosso bot todos os dias, com isso temos um custo desnecessário de MAUs que podemos evitar.

Também temos alguns usuários de outros países que acabam entrando e acabam abandonando a conversa logo no início, gerando também um custo de MAUs desnecessários.

Temos alguma solução para estes problemas?

Abraços.


Minhas dúvidas depois de uma leitura no seu post:

1- Eu preciso fazer manualmente todos os bloqueios, ok? Mas como eu posso impedir que outros Bots de campanhas políticas, por exemplo, entrem em contato com o meu?

2 - Este bloqueio manual não vai impedir o usuário de enviar mensagens para o meu bot, certo? Mas isso só resolve uma parte do problema, pois vou continuar sendo cobrado por estas mensagens a cada 30 dias que este usuário voltar no meu bot, certo?

Reputação 7

@Coca_Cola_Brasil ótimos questionamentos, viu? Tão bons que já até passei para o pessoal responsável por aqui para te dar um retorno quanto antes. 🤓


Vou marcar também o @BrunoC e o @Caiof para complementarem, caso saibam de algo.

Obrigado, Bia.

Temos que deixar no radar o novo modelo de cobrança do WhatsApp para 2022. Os custos desta alteração são gigantes.

Vamos falando. 🙂

Bom dia, Bia.

Tudo bem?

Conseguimos ter um retorno do time responsável?

Crachá

Olá @Coca_Cola_Brasil ! Meu nome é Arthur e irei apresentar a vocês uma solução paleativa que adotamos em um cenário semelhante 😉


Podemos pensar no caso mais simples de tratar esse cenário, no qual nós sabemos quais são os usuários que possivelmente se enquadram como bots.


A solução consiste nas seguintes etapas:



  1. Criação de um loop no bot principal no qual o contato inteligente da Coca-Cola não irá responder o usuário em nenhum momento

  2. Ter disponível a possibilidade de apagar todas as variáveis de contexto de um usuário (Existem extensões e comandos do blip para isso)

  3. Criar um script que valide se o usuário atual eestá na lista de bloqueados


Desse modo, para bloquear um usuário de interagir com o contato inteligente, basta colocar os usuários conhecidos no script, publicar o fluxo e resetar as variáveis de cada usuário.


É importante lembrar que essa não é uma solução oficial e está sujeita a melhorias por ser um processo manual e temos a necessidade de conhecer o usuário.


O usuário irá passar ao menos uma vez pelo fluxo para que seja identificado por algum atendente como bot, mas após isso, basta que uma pessoa desenvolvedora inclua o novo ID no script de bloqueio criado.


Reputação 7

Ei @Coca_Cola_Brasil! Vem aqui que o @Arthur.Machado veio nos salvar!

Opa, boa tarde.

Desculpa pela demora no retorno.

Este modelo é teoricamente fácil de ser feito, o problema é a manutenção dele, pois vamos precisar cadastrar todos os usuários manualmente nesta lista de bloqueio e temos muitos por aqui. 😦

Reputação 5
Crachá +1

Hey @Coca_Cola_Brasil , talvez uma forma de tornar esse gerenciamento mais “fácil” seria através de uma planilha no Sheets, assim você poderia registrar todos esses números e adaptar o script para percorrer os dados dessa tabela.


Algo semelhante ao que o @GabrielPetrone respondeu aqui:


Excelente. Vou fazer um teste sim.

Agora existe uma forma rápida de identificar estes “bots” que estão dentro do meu fluxo ou só olhando fluxo de conversa mesmo?

Reputação 2

Existe esse plugin - https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/16303355538327-Extens%C3%A3o-Blocklist

Comente