Blip AMA #50 | Soluções imperdíveis com o Blip!

Fala pessoal, tudo bem?

Passando pra lembrar vocês que daqui a pouco, às 15h, vai rolar o nosso AMA #50! (ainda não pode ser presencial, mas vem aí).

Vai ser uma edição beeem legal, pois o @GabrielPetrone e o @Luiz_Topam, nossas crias da comunidade vão apresentar algumas soluções diferentes e super maneiras usando o Blip. Ótima chance pra aprender algo novo e tirar suas dúvidas! :slight_smile:

Nos vemos lá? Boatos que vai ter quiz com direito a voucher no Ifood.

5 curtidas

Dois feras!!
Já esperando aqui!!

4 curtidas

Hey pessoal!
Gostaria de agradecer a participação de vcs no AMA!
Fiquei extremamente feliz de poder passar um pouquinho de conhecimento ao vivo :blipinlove:

Não consegui ficar para acompanhar o quiz mas assisti depois e fiquei surpreso! O que aconteceu na última questão? Era a mais fácil de todas! :scream:

É correto afirmar que um Sistemas Conversacional nos permite juntar o útil de um sistema ao agradável de uma conversa?

Sim, a resposta era “Verdadeiro” como 95% dos participantes respondeu. Acontece que tivemos uma pequena confusão na hora de cadastrar a pergunta que considerou a resposta correta como “Falso” :sweat_smile::sweat_smile: … mas percebi que isso não atrapalhou o ranking, tudo certo né?

Mas afinal, o que são Sistemas Conversacionais ?

Sistemas Conversacionais é o conceito em construir um sistema através de uma conversa, como o próprio nome já diz.

Conceito de Sistema:
Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas partes.
Um sistema está dotado de metas para conseguir um objetivo. Além da interação dos elementos devem ter um objetivo, sendo compartilhado ou não.
Os sistemas também estão dotados de entradas e de saídas. Os sistemas recebem inputs, as processam os inputs e assim geram uma ou mais saídas.
Fonte: QueConceito

Dito isso, podemos imaginar que sistemas conversacionais é tudo aquilo que possui interações (inputs) que serão processados, entregando resultados (saídas) relacionados ao contexto do que está sendo conversado.

E o Blip é uma plataforma 100% pronta para criar sistemas conversacionais inteligentes, pois permite que você crie essas interações de forma fácil e visual - com ou sem o uso de uma Inteligência Articial; além de permitir que você faça uma Requisição HTTP quando precisar integrar alguma informação entre seus sistemas, e também permitir que você Execute Scripts para tratar regras de negócios durante a conversa.

Vale ressaltar que um sistema conversacional não precisa ser algo complexo, cheio de regras e cálculos como por exemplo um simulador de empréstimos financeiros… Pode ser um simples sistema de lembretes e cálculo de horas como o Coelho Branco que apresentei pra vocês, ou um sistema de Carteirização de Atendimento Humano como o que o @Luiz_Topam nos mostrou. O importante do sistema conversacional é que ele compreenda e traga o resultado esperado quando seu usuário entrar em contato.

Muito legal :+1:, mas por que eu me interessaria?

Porque a conversa vai substituir os apps.

Você já parou pra observar o tempo total que você fica no WhatsApp ou outro app de mensagem? E já notou a praticidade que é resolver seus problemas no WhatsApp?
Pois é, ao invés de precisar baixar um app (ocupando espaço em disco do seu smartphone), você pode simplesmente iniciar uma conversa no WhatsApp (e outros apps de mensageria) para fazer o que precisa. Magnífico, não?

Isso é o presente e não estou mentindo, quer um exemplo? :point_right: Chamar um Uber pelo WhatsApp? .

Até por que os apps de mensagens já dominaram o mundo, o WhatsApp por exemplo é utilizado por mais de 2bi de usuários.

Resumindo, Sistemas Conversacionais são inteligentes e nos permitem ter uma conversa automatizada que pode:

• solucionar um problema;
  • executar uma tarefa;
  • nos conectar à algo (um produto ou serviço);
  • até nos entreter.

E agora, qual Sistema Conversacional você vai criar com o Blip?
Ahh, e não se esqueça de compartilhar conosco lá no tópico :point_right: Meu Bot.

:wave: :happyblip:

4 curtidas