Como criar um menu de lista utilizando o BJIM (Blip JSON Interactive Message)


Reputação 7
Crachá +1

Desde que conheci o Blip, me tornei um entusiasta em interfaces conversacionais, com isso em mente criei o “Blip JSON Interactive Message” (BJIM).


Aposto que alguém aqui já sofreu um pouco para criar aquela mensagem no WhatsApp com Botão de Resposta ou com um Menu em Lista, quem nunca?

O BJIM vem com o propósito de auxiliar na construção dessa mensagem.



De forma simples, através de uma conversa você vai precisar apenas informar quais serão os textos de cada posição na mensagem interativa e depois é só aguardar o BJIM fazer seu trabalho.

Com o código pronto você precisará simplesmente copiar e colar um conteúdo dinâmico no seu bot.

#ezpz 😎




Sem mais enrolação, conheça o BJIM clicando aqui, e crie de forma fácil, mensagens interativas como essas:





😙


Qualquer dúvida, sugestão, elogio, crítica… fique à vontade para comentar aqui no tópico.


Espero que ele seja útil.


Abraços.


20 comentários

Reputação 7

@GabrielPetrone sensacional vou até marcar uma galera aqui pra verem isso…


@Roger_Rogerio_do_Nas

@Tayane_Portugal

@Bruno_Gabriel

@Bruno_Prados_de_Reze

@RodrigoMartins

Reputação 5
Crachá +1

Top demais!! Vai ser super útil, baita ideia. 👏

Reputação 4

Muito bom, @GabrielPetrone ! Obrigado por compartilhar.


Valeu demais pelo aviso também @Rafael_dos_Anjos

nossa, ficou show demais 😍

clap. clap. clap. clap. clap. clap. clap. clap.

👏

Como criar um menu com mais de 03 opções ?

Reputação 7
Crachá +1

Hey @Jair_Amintas_Netimov nós conversamos em seu outro tópico → Bot com mais opções - #2 por Bia e gostaria de saber, ficou claro pra você sobre o uso de menu com mais de 3 opções?


Abraços.

Alto nível guerreiro!!! Você é o kra!! Ficou show!

@GabrielPetrone Cara, muito show sua ideia. Parabéns mesmo.


Apenas relatando um ponto que percebi hoje, é que o menu de lista não ta gerando o JSON:


E também, depois que coloco da descrição da ultima opção, foi necessário enviar outra mensagem para ele mostrar a mensagem final.


De qualquer forma sua ideia me ajudou demais.


Grande abraço e sucesso!

Reputação 7
Crachá +1

Muito obrigado pelo feedback @EvertonRibeiro .

Hmm hein, acredito que tem algum erro aí, vou investigar e te aviso.


Update:

Encontrei uma falha se você passar o Corpo da Mensagem com quebras de linhas, como no seu exemplo:



Em qual idioma podemos conversar?

What language can we converse in?

¿En qué idioma podemos conversar?



Vou trabalhar numa correção e informo assim que finalizado. Por enquanto, você pode passar tudo em uma única linha que irá funcionar. Novamente, obrigado pelo feedback.

Para criar os botões de resposta ou menu em lista só usando template? Na documentação oficial diz que não precisa Interactive Messages - WhatsApp Business Platform On-Premises API - Documentation - Meta for Developers

Reputação 7

@GabrielPetrone chega mais!

@Bia , mandei mensagem direta pra ele também e não me respondeu. Não só na documentação oficial quanto no site da blip está dizendo que mandar mensagens interativas não precisa de template, mas não consegui fazer funcionar.

Consegui agora.

Reputação 7
Crachá +1

Hey @Eduardo_Guimaraes_Ri ,

primeiramente bem-vindo a Community!


Não tinha visto sua mensagem aqui e acabei de te responder com mais detalhes, fico feliz que tenha dado certo!


Conseguiu entender a diferença de uma Mensagem Interativa e um Template ?

Caso não, sinta-se à vontade pra nos chamar!

A dificuldade está na documentação. Depois de testar algumas hipóteses eu consegui. Mas poderia ter exemplo de json completo, só com variaveis do usuario (whatsapp-id, id, texto que vai colocar, essas coisas). Exemplo de dificuldade: na api da blip precisa do objeto content que não tem da api oficial. Eu acho que deveria ter nas páginas que explicam, algo mais completo, breve.

como funciona a condição de saída do bloco?

quando clico na opção não vai para o bloco desejado

Reputação 7
Crachá +1

Hey @Luiz_Fernando1, você precisa criar as condições usando as possíveis opções… por exemplo, se uma opção é “Atendimento Humano”, sugiro que você cria uma condição



Se Resposta do Usuário contém “Atendimento Humano”, direcionar pro bloco X



Não tem segredo.

Qualquer coisa nos envie um print aqui para ficar mais claro como podemos te ajudar.


Abraços.

Oi Gabriel,

obrigado pelo retorno!

Não sei o que estou fazendo errado, mas não ta rolando





Reputação 7
Crachá +1

Hey @Luiz_Fernando1, tudo bem?

Me desculpe, eu não recebi a notificação de sua resposta :sadblip:


Conseguiu resolver?

Eu sugiro pra você pensar nas palavras chaves apenas, seguindo seu exemplo eu colocaria na condição de saída apenas “Resposta do usuário Contém ‘Vendizap’” ao invés de colocar todo o input.


Qualquer coisa me avisa aqui.


Abraços.

Comente