Atualização dos dados do usuário utilizando a extensão "contacts"


Estou atualizando os dados do usuário a partir de aplicação externa utilizando a extensão “contacts”, porém quando tento utilizar esta informação em um bloco na sequência ela não está atualizada. Se entro no cadastro do contato está tudo certo, ou seja a atualização ocorreu só que parece haver um delay entre a atualização em contacts e a “disponibilização” para a conversa.


25 comentários

Estou com o mesmo problema!


Eu faço a atualização do usuário utilizando a API (Blip Docs | API Reference), porém, no fluxo do BOT o contato continua com as informações antigas.


Quando utilizo a API (Blip Docs | API Reference), para buscar as informações do contato, mostra corretamente os dados setados anteriormente.

Também estamos com o mesmo problema.

No caso, estamos tentando recuperar um “extra” de um contato, através do {{contact.extras.campo}}, e mesmo este “campo” tendo valor, não conseguimos recuperar de jeito nenhum.


@rafaelpa, está ocorrendo algum problema neste sentido?

Olá pessoal, @Flavio_Silva1, @Jonathan_Brendon_Eug, @Paulo_Bernardes


temos um cache dos contatos no Builder que demora alguns minutos e não é atualizado quando vcs atualizam o contato via API. 😦

Já estamos cientes desse problema e vamos solucioná-lo assim que possível.

Olá @rafaelpa,


alguma novidade sobre este tópico?

Ainda não @Paulo_Bernardes.


Aviso assim que algo mudar.

Tem alguma previsão para essa solução?

Olá @Trend_Consulting,


essa correção já está em teste para os usuários gratuitos.

Em breve entrará em vigor para todos os usuários.

Olá @rafaelpa,


está correção já foi liberada para todos os usuários?


Obrigado,

@rafaelpa,


continuo com o problema até hoje…Isto impacta bastante alguns de meus fluxos onde envio notificações para o contato por WhatsApp e preciso que a resposta volte para o sistema de origem, mas frequentemente ocorre um erro no meio do caminho por que a atualização dos dados do contato não ocorreu.


alguma previsão de solução?


Obrigado

Reputação 5

Olá @Paulo_Bernardes,


Por gentileza, abra um chamado com seu suporte, apresentando o problema em questão para que possam analisar e te apresentar uma solução alternativa enquanto a solução definitiva não é aplicada 👨‍💻


De toda forma, te manteremos informado sobre a correção desta funcionalidade por aqui 😁

Olá @Caiof,


eu abri um chamado há 14 dias. Me passaram uma solução alternativa porém eu não consegui aplica-la. Estou aguardando instruções mais detalhadas.

Reputação 5

@Paulo_Bernardes,


Caso queira postar a solução alternativa aqui, a comunidade pode utilizar da mesma solução e te ajudar a aplicá-la em seu bot 😀

Boa idéia @Caiof, pois até agora não tive retorno de suporte.


SOLUÇÃO DE CONTORNO SUGERIDA POR SUPORTE:


"Hoje o contato não é atualizado em tempo real por cauda de um cache que nos possibilita busca-los e entregar as mensagens com mais rapidez. A solução para atualizar o dado no builder, é criar uma ação de merge contact (definir contato) exatamente antes de mandar a mensagem, assim o cache resetaria e forçaria a pegar o dado atualizado. "


MINHA RESPOSTA:


"eu não entendi exatamente como isso deve ser feito. Poderia detalhar um pouco mais?


Seguem algumas informações sobre o meu fluxo atual para facilitar seu entendimento



  • O paciente não está conversando com o bot no momento em que o fluxo inicia

  • O fluxo é iniciado por um sistema externo que

    • Busca dados do contato

    • Altera o estado do contato

    • Atualiza dados do contato incluindo o atributo AtividadeID .

    • Envia notificação para o usuário (contato)



  • Usuário responde a notificação enviada pelo sistema externo

  • Bot envia resposta do usuário para o sistema externo e também retorna o atributo AtividadeID .


Em que momento devo incluir a ação “Definir contato”? Como vou resetar o valor se esta ação não aceita valor nulo?"


Alguém saberia detalhar como devo implementar a sugestão dada por suporte?


Obrigado

Olá,


acabei de receber uma resposta de suporte e a idéia é que eu entrasse com a informação pela ação de merge contact (definir contato), em um bloco anterior ao que vou utilizar a informação.


Isto não é possível pois eu não tenho a informação já que ela vem de um sistema externo.


Então podem desconsiderar a sugestão, pelo menos no meu caso.

Reputação 5

Olá @Paulo_Bernardes,


Se for possível, tente obter essa informação via api, utilizando requisição http, você pode utilizar as informações recuperadas para definir as informações do contato 👨‍💻


https://help.blip.ai/docs/en/builder/acao-requisicao-http/#docsNav

Oi Caio,


o problema é que este valor é único para cada notificação que eu envio, ou seja, buscar esta informação no sistema de origem seria bem difícil.


Desculpe, mas você concorda comigo que não faz sentido eu poder atualizar as informações de contato de um usuário se eu não posso utiliza-las no fluxo?

Reputação 5

@Paulo_Bernardes,


Realmente. De toda forma, te manteremos informado sobre a correção desta funcionalidade por aqui. 👨‍💻

Boa tarde!


Recentemente descobri que dá para atualizar variáveis de contexto através de uma requisição HTTP. Isto resolveu meu problema e é mais adequado do que atualizar a variável de contato.


Acho que isso deve atender a maioria dos cenários.


Quem quiser maiores detalhes está aqui: Blip Docs | API Reference

Take, vocês tem a média de tempo que devo esperar para que o contato seja devidamente atualizado?


Eu estou atualizando as informações dos contatos via API, pois preciso enviar mensagens ativas no WhatsApp pelo módulo de Growth.

Olá, @Caiof Caio!


Alguma atualização sobre isso?


Estou atualizando os dados do contato, mas o cache está gigante, o que está inviabilizando o uso da solução.

Reputação 7

Vamos verificar, @Ianky_Silva.

Aqui também.


Estou com problema que na lista de contatos aparece um nome, geralmente o nome original que a pessoa usa no WhatsApp, mas ao entrar no perfil do contato os dados estão em conforme com a coleta que fiz no fluxo.


Isso afeta muito meu dia-a-dia para verificação de novos clientes e dados.

Abri um chamado sobre porém até o momento não obtive retorno.

@Caiof

Reputação 5

Olá @Ianky_Silva, tudo bem?


Boas vindas à nossa comunidade 🙌🏿



Você consegue deixar aqui detalhadamente o problema que está acontecendo, por gentileza? :goodblip:

Reputação 5

Olá @Bruno_Gabriel, tudo bem?


Conseguiu resolver seu problema através do seu chamado?


Caso não, posta aqui algumas imagens e mais detalhes do que aconteceu para que a comunidade possa te ajudar, blz? :goodblip:

Nada, eu cobrei no chamado posição mas não me informaram nada mais…

Tá horrívellll trabalhar assim.

Comente