Respondido

Api de requisição HTTP hubspot


Uma de minhas duvidas é sobre a API em si, pois dentro da minha API tem que ter uma variável do telefone, e minha duvida seria qual é a variável que será utilizada como no exemplo dessa API https://api.hubapi.com/contacts/v1/search/query?q=VARIAVELTELEFONEDOCLIENTE&hapikey=111-2222-3333-4444-5555-66666666


E a outra duvida e quando eu buscar o telefone em minha base quando fosse buscado pela requisição fosse executado um script que se a pessoa estivesse na minha base, eu gostaria que as informações puxadas fossem tratadas para salvar dentro do blip o nome da pessoa e o e-mail, e que essa pessoa fosse marcada como um cliente na variável, e se a pessoa não estiver na minha base eu apenas marcaria ela como um não cliente em variável.

icon

Melhor resposta por Aline_Camargos 30 April 2022, 03:52

Veja o original

1 comentário

Reputação 6

Boa noite Arthur, é um prazer ter você aqui, seja muito bem vindo 😃


Então vamos lá, sobre a sua primeira dúvida:


Se sua url da api for uma query string igual no exemplo, no blip você deve pegar o telefone do usuário e guardar em uma variável.


image


Em seguida em uma outra caixinha você faz uma requisição na aba “Ações” do bloco. Se for um get basta colocar a url e o cabeçalho se necessário, se for post você coloca o corpo da requisição e cabeçalho se for necessário.



No final das contas a url ficará da seguinte maneira:

https://api.hubapi.com/contacts/v1/search/query?q={{phone}}&hapikey={{key}}

onde {{phone}} é a variável que o usuário digitou e {{key}} pode ser guardada em uma variável também.


Obs: no caso da key por ser um valor sensível você pode armazenar nas variáveis de configuração. Aqui explica um pouco mais sobre.




Sobre a segunda dúvida:


Fiz um exemplo mockado pra você ter uma noção de como tratar a chave que deseja da sua api no builder.


Baixe esse json e carregue no builder:

clientetelefone.json (22,1,KB)


Neste exemplo no bloco “Requisição api - Mock” eu criei um script como se fosse o retorno de uma requisição. O número cadastrado na base é 11999990000. Ao executar o bot se você digitar esse mesmo número ele vai comparar com o numero da sua base retornar que é um cliente(true) e vai pedir o nome e email como você disse. Se não for cliente, ou seja se você digitar um número diferente de 11999990000 o bot simplesmente irá falar que é aquele usuário não é um cliente e não está cadastrado na base.


Acredito que assim dá pra você ter uma noção de como é tratado requisições, variáveis no builder. Tenta dar uma analisada e olha se isso vai te ajudar. Qualquer coisa estamos a disposição!

Comente