Sticky

API de Integração com Google (Sheets, Calendar, Vision, Gmail ou outro)


Reputação 5

Fala ai pessoal, tudo bem? 😁


Eu quero saber quem quer aprender a fazer integração com as APIs do Google?


Estou realizando de pouco a pouco alguns materiais no Youtube onde eu demonstro a integração, e queria saber qual o assunto que mais interessa para vocês.



  1. Blip + OAuth 2.0 (📌 Como fazer chamada API para Oauth 2.0 - Google - YouTube)

  2. Blip + Google Sheets (Post, Put e Get) (Já disponível Integrando API Google Sheets [Post, Put, Get] - Blip (Chatbot) - YouTube)

  3. Blip + Google Agenda (Events) (Já disponível Integration Google Calendar Api with Blip (Chatbot) - YouTube)

  4. Blip + Google Vision (Images)

  5. Blip + Google outra API

  6. Blip + API própria (Java Script)

  7. Blip + Outra API


Atenciosamente,


65 comentários

Reputação 2

Antes de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa!


Me interesso pelo: 3. Blip + Google Agenda (Events)

Verificar disponibilidade e realizar agendamento!

Reputação 3

Concordo com esse tópico. Acredito que os principais são Sheets e Agenda


No sheets: Inserir dados, consultar dados e remover dados.

No Agenda: Consultar agendamentos, inserir agendamentos e cancelar agendamentos.

Reputação 7

Muito bom @igor_junio_dos_santo! Parabéns pela iniciativa 🥰

Bem legal!


Me interesso pelo tópico 2 e 3.


Abraços.

Reputação 5

A todos seguem um vídeo já de demonstração do Google Agenda, [Demo] Integrando Google Agenda Api com Blip (Chatbot) - YouTube.


Irei logo postar como realizar está integração, ainda nesse fim de semana.

Reputação 5

@gwChatbot @Leonardo_Marques_Sao

Segue a todos o link de como integrar o Google Sheets:

Parabéns, muito bom!

Bom dia ,


Ja saiu o video de como integrar com o Google Agenda?


Nossa preciso muito desse tópico.

Reputação 5

@Carlos_Alex_Oliveira não tive tempo de gravar ele!


Mas vejo que há necessidade e irei tentar gravar agora nesse final de semana.

Hum entendi, se você gravar não sei nem como te agradecer falta apenas isso pra mim, estou tentando a dias entender como faz porem não conseguir e não acha nada na internet explicando, complicado!!! tô rezando já kkk

Reputação 5

Fala pessoal, já está disponível o vídeo da integração com o Google Calendar.



Integration Google Calendar Api with Blip (Chatbot) - YouTube



Também tem o fluxo disponível para download.

Parabéns pelo tutorial.


Está fazendo a diferença!

Muito bom Igor, irei fazer hoje com seus videos, bela iniciativa cara que você seja recompensado !!

Reputação 5

Amém rsrsrs, espero que te ajudem. Qualquer coisa só entrar em contato.

Esse campo {{config.agendaLab}} eu coloco apenas o meu e-mail ? ou tenho que ir la nas credenciais do google para pegar algum ID?

Reputação 5

Você vai criar uma variável de configuração chamada agendaLab, e ai para chamar ela é só usar config.#nome_da_variavel.


Para Api do Calendar do Google, o email é onde será gravado o evento, e attendees são os participantes.


Então o agendaLab será o email que receberá o email para gravar o evento, lembra que o OAuth tem que ser configurado para usar o Google Calendar, o processo você vai fazer por aqui OAuth 2.0 Playground.


Depois que crio a variável fica dessa forma ?

https://www.googleapis.com/calendar/v3/calendars/config.agendaLab/events?sendUpdates=all


O meu não está retornando o id ao pedir para gravar, estou com algum problema na autenticação

já viu essa mensagem ?


estou usando dessa forma :

https://www.googleapis.com/calendar/v3/calendars/{{config.agendaLab}}/events?sendUpdates=all


criei a variável de configuração com nome agendaLab e o valor = ao meu e-mail

Reputação 5

Não veio a mensagem…

Desconsidere a mensagem anterior , eu fiz teste pelo site da API do Google Calendar e funcionou ele inseriu, acho que é alguma configuração no Blip que não está correta, pois na hora de gravar não me retorna o ID e não grava no calendário.

Bom dia Igor, muito bom esse tutorial.

Olá, bom dia!

Fazendo a integração do Blip com o Google Sheets através do Oauth pela conta Google da empresa os valores não são inseridos na planilha, apenas via conta pessoal.

Como verificar se é um problema da conta ou é algo que fiz errado?

Reputação 5

Então tem que ver se as chaves de acesso no console.google estão correto.


Pode ser que você não liberar a chave de acesso na conta da sua empresa.


Qualquer coisa me manda pv.

Seria interessante uma integração com Google Contacts!

Reputação 5

Olá voltando as atividades, estou organizando uma documentação legal para Integração com o Google Maps. E vou revisar todas as solicitações.

Comente