Respondido

Ao realizar o disparo de notificação ativa no Whatsapp via API, preciso que o cliente seja direcionado para um bloco específico de um bot específico


Após realizar o envio de minha mensagem no whatsapp, preciso que o cliente e sua resposta sejam direcionados para determinado bloco do meu builder.


A requisição que faço no código fonte é muito parecida com essa:


Possuo também, mais de um bot e preciso que o cliente em determinados contextos de disparo vá para um bot e determinados contextos vá para outro bot.


Basicamente, preciso realizar essa configuração que aparece na tela de disparo da interface web do Blip, só que no contexto de disparo via API.


Pelo que vi, preciso fazer alguma requisição para algum endpoint (que não encontrei com facilidade) para informar para o Blip que quero que o tal cliente que acabei de fazer o disparo de notificação ativa no Whatsapp vá para determinado bloco de determinado bot.


Gostaria portanto de saber qual procedimento / requisição preciso realizar após o meu disparo e como fazer.


Alguém pode me ajudar com isso?

icon

Melhor resposta por Arthur.Machado 23 February 2022, 20:33

Veja o original

2 comentários

Crachá

Boa tarde @Uriel_Barcelos_Braga ! Boas-vindas à nossa comunidade!


Antes de mais nada, é bom relembrar alguns conceitos:



  • Cada bloco do builder é um estado que o usuário está localizado

  • Cada estado é gerenciado por uma variável stateid@{{flowIdentifier}}

  • Quando trabalhamos no contexto de roteadores, o bot builder que irá responder o usuário é gerenciado pela variável master-state


Portanto, para fazer o disparo e também direcionar o usuário, adicione no seu serviço um comando que irá setar o estado e master-state do usuário.


Para isso, basta descobrir o flowidentifier que o bot de destino possui e seu respectivo master-state.


Vou colocar a parte técnica de como realizar esse procedimento na próxima resposta…

Crachá

Para o estado do usuário, utilize o comando change user state.


O flow identifier está dentro builder do bot de destino na parte de configurações (lado esquerdo da tela do builder).


image


{
"id": "{{$guid}}",
"to": "[email protected]",
"method": "set",
"uri": "/contexts/[email protected]/stateid@{{flowidentifier}}",
"resource": "{{stateId}}",
"type": "text/plain"
}


O stateId pode ser obtido clicando em cima do bloco com o botão direito.


image


Após isso, é só realizar o último comando para setar o master-state (informando que quando o usuário interagir, aquele bot deverá responder).


{
"id": "{{$guid}}",
"to": "[email protected]",
"method": "set",
"uri": "/contexts/[email protected]/master-state",
"resource": "{{botIdentity}}@msging.net",
"type": "text/plain"
}


Para obter o botIdentity, basta ir para a página inicial após acessar o bot ou pegar pela url do navegador.


https://portal.blip.ai/application/detail/{{botIdentity}}/home

Comente