AMA 15/04 - APIs e Requisições HTTP

Olá blippers, beleza?

Nesta quinta-feira, 15/04 às 15:00, tem mais um AMA e dessa vez, estarei lá pra tirar as dúvidas da comunidade. :smiley:

Eu sou o Alex, desenvolvedor no time de Sustentação da Take Blip e, como consultor, de repente a gente já teve oportunidade de conversar em algum call técnica.

E o tema dessa semana é: APIs e Requisições HTTP.

Uma das ações mais importantes do Blip é a Requisição HTTP. É ela que permite que o chatbot seja integrado com outros serviços, recebendo e enviando dados pra qualquer sistema que disponibilize uma API pública.

(Por falar nisso, o Blip tem uma API, que também pode ser usada no fluxo do chatbot ou por qualquer outro serviço capaz de fazer requisições HTTP.)

Já têm perguntas? Deixem-as aqui neste tópico :arrow_down:

O link para nossa live está aqui. Lembre de clicar em Definir Lembrete pra ser notificado quando a gente começar.

8 Curtidas

CARACOLES GRANDE ALEXANDRE, muito bom poder te ter no ama meu velho, tudo em cima? já vai uma boa, como que faz a integração com a API do dialog flow?

3 Curtidas

3 Curtidas

Uhul :partyblip: Animada demais!

Vou marcar uma galera que tá sempre por aqui (ou que chegaram agora) para deixarem suas perguntas, porque esse AMA tá imperdível! Pode entrar, @ali, @GabrielPetrone, @costa, @GUIMARAES @Guilherme_Jacoby @Gustavo_Minhaneli, @WANDERSON_DOS_SANTOS e @Adriano_da_Silva_Vie.

@Pedro_Lucas_SAMCRO, tô esquecendo de alguém?

5 Curtidas

Ansiosa para o papo! :blipinlove:

4 Curtidas

bom eu chamaria a @marialuizaluz e o @francisco_rafael_dos , também era legal o mestre das APIS @igor_junio_dos_santo, e só por via das duvidas o @Pacheco, tem o @Rodrigo_Valentim que também vai se interessar por esse AMA, e tem meu amigo do peito @Vinicius_Valenga_de meu cria aqui do fórum, e chamaria @Marketing_FAESDE, @Rede_de_Ensino_APOGE pra verem como da pra usar umas integrações malucas, bom acho que chamei todos que acho interessantes me perdoa se esqueci de alguém

6 Curtidas

Por ser uma pergunta boba e a funcionalidade tão simples de ser implementada que tenho até vergonha de perguntar pois tenho certeza que vocês já pensaram nisso, mas como não consegui fazer no Menu “Atendentes” e como não encontrei na API, resolvi perguntar no AMA:
Como eu, administrador do bot, consigo alterar o nome de um atendente sem depender da boa vontade dele?

1 Curtida

Aproveito para pedir (novamente) uma atenção sobre uma TOP 10 Ideas que vai completar o segundo aniversário em breve: Aceitar enviar print pela tela de atendimento, tanto no Blip Chat quanto na tela do atendente.

1 Curtida

Não sei se é aqui e agora mas…

Já vi no meu log uma variável com retorno de uma API:
helpdeskticketcommandresponse

O que ser essa variável? Onde ela vive? O que ela come? Existem outras como essa?

Quais os retornos ‘defaults’ do blip, sem a necessidade de uma API ?

Por exemplo a variável {{input.content@id}} me retorna o ID do Ticket, certo? Quais as outras opções de variáveis que temos disponíveis sem a necessidade de uma API? Onde podemos consultar/encontrar?

Uma outra Blip Idea que está quase completando o segundo aniversário é “Permitir extração de relatórios com horários de login, logout e tempos de pausas” dos atendentes, algo que, no meu ponto de vista, básico para a gestão uma equipe de atendentes.

2 Curtidas

Opa, fala Pedro, que massa te ver por aqui hehe

Então cara, isso depende. A integração com a API do DialogFlow funciona da mesma forma que para qualquer outra, basta fazer as Requisições HTTP no Blip seguindo a documentação da API que você quer usar. Se você tem alguma dúvida específica do lado do Blip (como tratar o retorno e tal), entra lá no AMA pra gente discutir mais hehe

Mas se a integração for usar como provedor de IA, é esse artigo aqui. :grinning:

2 Curtidas

@Bruno ele ta trapaceando, ta respondendo fora do AMA, não é justo hahaha, @Alex de vez enquanto eu dou uma passada aqui no fórum nada de mais, vi seu nome, e vou fazer questão de participar desse AMA

3 Curtidas

O nome, não. :confused: Ele é associado a conta do usuário no usuário no Blip e a única maneira é indo nas preferências e fazendo a alteração. Mas outras informações do atendente, como os times em que ele está associado, podem sim ser alterados via API.

2 Curtidas

Essas são algumas variáveis de chamadas que o Blip faz para a própria API no transbordo. Existem algumas diferenças entre as duas, no entanto, não sei se cabe explicar aqui hehe

De qualquer forma, o input.content tem sempre o conteúdo da última mensagem enviada para o bot. O que acontece é que, ao finalizar o ticket, é enviada uma mensagem JSON com as informações sobre o ticket que acaba de ser encerrado. Além do ID tem o atendente (input.content@agentIdentity), o ID sequencial (input.content@sequentialId), etc.

2 Curtidas

Então quer dizer que vocês usam o nome como chave única de identificação de um atendente? Pouco usual :scream:. Mas se não for chave única, porque é liberado que o próprio usuário mude e o administrador não possa fazer isso?

2 Curtidas

Calma que no AMA o @Alex vai entrar em bem mais detalhes! :partyparrot:

1 Curtida

O identificador de um atendente no contexto dos endpoints do Desk é seu e-mail, encodado e com @blip.ai na frente… por exemplo: “john%40email.net@blip.ai”.

Nossa ideia foi deixar esse processo mais simples mesmo. Dessa forma, o atendente cria uma conta no Blip que funciona como qualquer outra, inclusive com acesso ao portal, podendo acessar o chatbot se tiver autorização e/ou criar os próprios. Como não existe uma “hierarquia”, o único capaz de alterar o perfil do usuário é o dono da conta. :slightly_smiling_face:

2 Curtidas

Ei @Ricardo_Barcellos, tudo bem?

O Ideas tem o propósito de receber opiniões e feedbacks de vocês, mas não podemos garantir nenhum recurso ou cronograma específico. O que eu te garanto é que as equipes de desenvolvimento, manutenção e evolução do Blip estão suando a camisa para avaliar não só as funcionalidades sugeridas no Ideas, mas também as que surgem durante a gestão da plataforma.

O Blip não para de evoluir :wowblip: (tem muita coisa que queremos fazer hahaha) e me comprometo em te avisar assim que tiver novidades e também em pedir que os responsáveis possam te trazer mais detalhes. :blush:

2 Curtidas

Quem perdeu o AMA pode parar de chorar, porque tá gravadinho no YouTube! Foi maravilhoso!

Valeu @Alex pela participação e todos que passaram por lá! :blipinlove:

Para acessar, basta clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=eBZYmkQh4po

2 Curtidas