[Aguardando exemplo] Aautenticação OAuth2 pra uso de APIs autenticadas

Não estou conseguindo autenticar no google para uso das APIs autenticadas, como a do Gmail por exemplo.
Alguém tem algum exemplo bem sucedido de requisição de autenticação no cliente do bot para isso?

Ao tentar utilizar a API do gmail, acontece o seguinte:

“code”: 401
“message”: “Login Required”

Pelo que pesquisei, eu preciso fazer uma autenticação OAuth2 e pegar o Authorization code retornado para inserir no cabeçalho da requisição do Gmail.

Neste caso você precisará negociar a autenticação OAuth através de um Webview, coletar o token do cliente e utilizá-lo durante as requisições do Builder.

Ainda não tenho um exemplo pronto que faça exatamente isso. Vamos providenciar em breve :wink:

Tudo bem, eu até consegui montar uma url para chamada da autenticação, mas isso não devia estar visível para o usuário.
Tinha que ser uma tarefa feita por baixo dos panos, para que permita o acesso a todas as APIs autenticadas.
Ou seja, não devia ter uma interface web pois o bot é quem deveria fazer este login e pegar a autorização.

Então é mais simples ainda.

Eu havia imaginado que você precisaria ter acesso à algum token específico de um cliente.
Neste caso, basta gerar o token da sua aplicação, manualmente (uma única vez), e guardar o Token como uma configuração do builder.

Eu já tentei de tudo no meu POST em
https://www.googleapis.com/gmail/v1/users/jhoni.desbravador%40gmail.com/messages/send?key=AIzaSyAf7y1-AYamXOJ_6XEJsmfsS6pfpBkNib0

Mas retorna

{
"error": {
"errors": [
{
"domain": "global",
"reason": "authError",
"message": "Invalid Credentials",
"locationType": "header",
"location": "Authorization"
}
],
"code": 401,
"message": "Invalid Credentials"
}
}

Consegui, faltava configurar direito o acesso OAuth para acesso do cliente…

Agora só falta descobrir como gerar um token sem tempo de expiração, ou seja permanente.

Bom Dia Jhoni_Desb1d, tudo bem ? sou leigo no assunto do Bot do Blip, sem querer ser inconveniente e “Perguntador” Qual o uso patico da Aunticação OAuth2 ? tem um exemplo já finalizado por você ?

Daniel-Gomes, tem APIs que só funcionam se forem autenticadas. É o caso da API do Gmail.
Como o envio de e-mails pelo bot é bem limitado - primeiro por causa do domínio que não é próprio e segundo por causa do título que não pode ser customizado, sem falar no conteúdo que tem que ser texto - então estou tentando compor e enviar e-mails usando o serviço do gmail.

Entendi , Obrigado pela explicação.

Sabe me indicar como fazer isso sem sofrer muito?