Acessibilidade PCD Visual - Blip Chat


Olá, pessoal!

Há alguma forma de fazer o chatbot via BlipChat serem acessíveis para PCD visual?


Recebemos esse seguinte feedback em nosso chatbot, que hoje está em webview dentro de um app:


“O chat não é acessível pois a plataforma de vocês não possibilita que as palavras se transformem em uma voz.”


Há algo que pode ser feito para reverter essa situação?


10 comentários

É algo importante em termos de inclusão e experiência do cliente mesmo, Karine! Ótimo tópico.

Bom ponto, Karine! Realmente, também sinto falta dessa possibilidade e seria muito importante esse olhar mais inclusivo na plataforma.

Por aqui utilizamos a funcionalidade de envio e recebimento de áudio nos atendimentos 😀

Ah sim! Entendi

Mas me refiro ao chatbot mesmo, sabe? 🙃

Entendi!

Seria uma maravilha mesmo! 😍

Reputação 7

Uau @KarinePio! Sensacional esse questionamento, viu? Não é a toa que tanta gente curtiu! :wowblip:


Falando por mim, acho que um atendimento inclusivo e acessível faz toda diferença na experiência do usuário e tenho certeza que toda a Take Blip pensa assim também.


Já passei para a equipe de desenvolvimento e qualquer atualização trago aqui para vocês. Ok, @Janaina_Lacerda_Bahi @Dara_Maria_Alamino_M e @Daniela_Belo_de_Sous?

Reputação 7

@KarinePio, ótimo ponto! Muito importante essa preocupação.


Hoje eu consigo pensar em algumas maneiras:




  1. Existem diversos serviços de transcrição de texto para fala, inclusive do Google e da Amazon. São serviços pagos e que exigem um conhecimento médio de programação, pois você precisa enviar para a API deles os textos e ele te retorna os áudios. Ele também faz o serviço contrário, ou seja, receber os áudios e passar para textos, de forma que o Chatbot entenda. Não é perfeito, pois usa Inteligência Artificial, mas acredito que seja bem satisfatório.




  2. Você pode ter um bot que envie áudios no lugar de textos e, como o bot não entende áudios vindo do usuário, nesses casos sempre direcionar para um atendimento humano (que agora consegue enviar áudios também).



Reputação 7

O time do @GabrielPetrone tem um exemplo feito com o Text-to-Speech do Google!


Gabriel, mostra aí pra gente! :watching: :watching:

Reputação 7
Crachá +1

Hummm, nós estamos trabalhando em uma evolução desse exemplo, mas já dá pra ter uma ideia:

Chatbot com Google Text-To-Speech/Speech-To-Text


Atualmente ele já faz a transcrição do texto para fala (TTS) e em breve ele aceitará o envio de áudios. Sempre que é feito uma pergunta pro Chatbot, ele consulta a Inteligência Artificial para dar um retorno.

Interessante. Mas preciso do contrário, quando um cliente enviar um áudio ele ser transferido para texto.

Comente