Como fazer o bot buscar informações em uma planilha


Olá


O meu bot pede o CPF da pessoa para que ele possa procurar seu e-mail em uma determinada planilha (Que tem vários CPF e e-mail), gostaria de saber como faz para que ele pegue o CPF da pessoa, busque na planilha o e-mail e mande pra ela. É possível?


31 comentários

onde sua planilha fica salva?

Não seria mais interessante criar um api


exemplo essa : https://receitaws.com.br/ nesse caso essa retorna de CNPJ


porém se você criar uma api você conseguiria retornar seu conteúdo

Olá @Kelwen_Cesar_Cardoso,


qualquer ação como: buscar dado em uma planilha, acessar uma API, buscar informação em um banco dados podem ser feitas sim com o BLiP.


Se você está utilizando o Builder, use uma ação Requisição HTTP para buscar os dados. Especificamente no seu caso você precisará criar uma API intermediaria que busca as informações da planílha, ou realizar uma integração direta na API do Google Spreedsheet, se estiver utilizando esse serviço.

Olá Rafaelpa sabe se tem videos sobre esse assunto? Bot buscar dados em planilhas

Olá @Anderson_Penalber,


ainda não preparei nenhum material sobre esse assunto.

Por favor nos avise se criar algo nesse sentido! 😉

Oi @rafaelpa, sabe se já foi criado algum tutorial nesse sentido? (passados esses meses)

@williamwbs eu já uso o acesso às planilhas do google com sucesso.

Procure por Google Spreadsheets API e se divirta.


Aqui tá um exemplo de Requisição HTTPS GET que eu faço pra buscar dados específicos em uma célula


https://sheets.googleapis.com/v4/spreadsheets/<ID DA PLANILHA>/values/sheet1?key=<SUA CHAVE DE API>


Isso vai retornar um JSON mais ou menos assim:


{
"range": "sheet1!A1:G11",
"majorDimension": "ROWS",
"values": [
[
"celula a1",
"celula b1",
"celula c1",
"celula d1",
"celula e1",
"celula f1"
],
[
"celula a2",
"celula b2",
"celula c2",
"celula d2",
"celula e2",
"celula f2"
]
]
}

Muito obrigado @Jhoni_Desb, vou testar!!!

olá rafael tb preciso disso… preciso que o blip fça uma busca dentro de uma planilha de contatos de telefones. no buider vou precisar criar um bloco para cada busca ou precisa somente de um bloco para realizar a busca?

Oii…tem como fazer um tutoril de como fazer esses passos no buider pq eu nao to conseguindo fazer isso pelo buider nao to conseguindo fazer a ligaçao entre a planilha do excel eo builder nao to conseguindo fazer o processo entende.

Reputação 7

@Vinicius_Rodrigues já existe um tutorial assim. Existe uma comunidade no Facebook só pra galera que utiliza o BLiP. Lá tem essa publicação, que pode te ajudar.


Lembrando que além da integração por intermédio do Webhook, você ainda pode fazer requisições HTTP direto pelo Builder.


Caso você não consiga acessar por esse link, tenta por esse:

Integração BLIP - WEBHOOK vi ZAPIER

opa…flw… muito obrigado vou dar uma olhada…

oi, boa noite eu vi o video mais ele só cria uma planilha eu preciso que o chatbot não crie uma coleta de dados e sim que o bot busque os dados que eu ja tenho dentro da tabela e retorne para a pessoa no chatbot… tipo a pessoa digita o cpf e se tiver na planilha o chatbot vai retornar com todos os dados que esta na planilha referente ao cpf que ela digita. entendeu.

Cara, tbm estou procurando a mesma solução! Até o momento não achei e nem conseguir entender as soluções que os outros amigos colocaram.

oi, bom dia pois é, acho que ninguém esta entendendo o que queremos. eu só quero que o chatbot faça busca dentro de uma planilha e me retorne um resultado conforme foi a busca da pessoa. é simples mais ninguém consegue achar a solução.

ola bom dia, vc pode me ajudar eu não consigo fazer com que o chartbot busque dentro de uma planilha e retorne para o usuario os dados encontrados vc tem algum tutorial.

Desculpa, estou sem tempo pra estudar tudo o que fiz e postar

A complexidade maior ainda será automatizar o OAtuh na API autenticada do Google.

Faça um teste aqui Обозреватель API Google  |  Google APIs Explorer  |  Google Developers

Quando der tempo eu posto.

Opa fera… Por favor assim q vc poder postar me avisa… Qualquer coisa negociamos um valor para vc me mandar o tutorial de como fazer essa busca… O que acha… Quanto vc cobraria para me ensinar.

Meu zap para contato… 66 9 92475822 me chama no zap para a gente negociar vc me ensina como fazer e negociamos o valor.

@Vinicius_Rodrigues você deve estar desesperado, entendo, mas tenha paciência e procure os tutoriais no Fórum do Blip sobre integrações do Zapier ou Integromat, que podem fazer a integração que precisa (e grátis).


Uso bastante o Integromat e isso é simples. Todos os serviços acompanham exemplos, fica fácil moderar o serviço que precisa.


No Blip, use a requisição HTTP e as APIs que você vai receber do Integromat (ou Zapier).

Estou engrossando a lista! rs! Também preciso de algo dessa natureza, onde o cliente digita um valor e o bot faz uma pesquisa na planilha do google sheet e retornar com as informações que cruzam com o dado pesquisado.


Estou estudando a documentação do Google Sheet e acredito que a solução esteja no batchGetByDataFilter. Estou na busca e caso eu tenha sucesso passo aqui para todos. Porém, quem já dominar tal procedimento, peço que compartilhe, fico agradecido.

Reputação 5


Olá @Danilo_Alves você pode realizar um PUT enviando dados para realizar um ‘PROCV’.



Você vai fazer da seguinte forma!!!



Cria uma Planilha(aba) e coloca um nome por exemplo ‘PROCURAR’ depois você vai mandar uma requisição com method PUT da seguinte forma:



https://sheets.googleapis.com/v4/spreadsheets/**{ID_da_sua_Sheet}**/values/**PROCURAR**!A1?includeValuesInResponse=true&responseValueRenderOption=UNFORMATTED_VALUE&valueInputOption=USER_ENTERED&fields=updatedData




No Header enviar a autenticação


Lembre de realizar o refresh token, caso você não sabe fazer acesso o link a abaixo



Integrando API OAuth 2.0 permanente - Blip (Chatbot) - YouTube




Key: Authorization

Value: Bearer {{oauth@access_token}}




No Body enviar os dados



{

“range”: “PROCURAR!A1”,

“values”: [

[

{{cpfUsuario}}”,

“=SEERRO(PROCV(A1; Banco de CPF!A:A; 1; 0);0)”

] ]

}




Grava a reposta em uma variável


Ao realizar esse PUT você irá receber a resposta já com o valor calculado, assim se o CPF informado conter em Banco de CPF!A:A irá retornar o número do cpf ou se não contém retornará 0.



Tenta realizar este procedimento, qualquer dúvida entra em contato comigo.

Boa tarde!!!

Pelo que você me enviou temos {{cpfUsuario}} . Este valor será informado pelo cliente e vamos gravar como variável para poder fazer a solicitação. Daí será feita a busca na coluna indicada que retornará com o número do CPF, certo?

Reputação 5

Isso mesmo, eu utilizei no exemplo a planilha Banco de CPF ! na coluna A:A.

Entendido. Porém, o que se busca não é exatamente isso. Vou colocar um exemplo abaixo:


Em uma planilha com os seguintes itens


CPF - NOME - DÍVIDA

XXX.XXX.XXX-YY - José Beltrano - R$ 670,00

YYY.YYY.YYY-XX - Maria Deltrano - R$ 800,00


Considerando este exemplo do CPF, o que buscamos aqui seria o seguinte:


José está utilizando o chatbot para negociação de sua dívida, porém, não sabe o valor atualizado. O chat solicita ao José o número do CPF e com este valor busca na planilha o valor devido. Ou seja, encontrando o CPF o chat não trará essa informação, mas sim, o dado que corresponde ao CPF.


Configurando o seu exemplo é possível chegarmos nesta operação?


Desde já agradeço imensamente pela atenção!!!

Comente