Botão começar apenas no Facebook Messenger


Pessoal, bom dia.


Tentando integrar o get_started do Facebook Messenger junto ao BLiP, teria como deixar o botão de começar disponível apenas no Messenger? Atualmente ao implementá-lo, ele fica disponível também no BLiP chat, o que não é interessante para o meu caso.


Desde já agradeço a atenção. Abraço!


3 comentários

@Luiz.Coutinho,


para atualizar as informações apenas em um canal é preciso realizar configurações específicas nos mesmos. O BLiP sempre realiza as configurações em todas as ferramentas conectadas.


No seu caso você precisará manter a Tela de boas vindas desativada e ativar essa feature apenas no Messenger.


Veja o passo a passo de como fazer isso:


1) Pegue o PageAccessToken do seu bot no Facebook


Vá para a tela de configurações avançadas de seu bot.



Copie o valor associado a chave PageAccessToken



2) Realize uma requisição HTTP para definir uma mensagem de saudação do seu bot


Dados da requisição:


[post] https://graph.facebook.com/v2.6/me/messenger_profile?access_token=PAGE_ACCESS_TOKEN

(Onde, PAGE_ACCESS_TOKEN é o valor obtido no passo 1)


[Header]

Content-Type: application/json


[Body]


{
"greeting":[
{
"locale":"default",
"text":"Texto de saudação!"
}]
}

3) Realize uma requisição HTTP para definir o texto de payload do botão Get Started


Dados da requisição:


[post] https://graph.facebook.com/v2.6/me/messenger_profile?access_token=PAGE_ACCESS_TOKEN

(Onde, PAGE_ACCESS_TOKEN é o valor obtido no passo 1)


[Header]

Content-Type: application/json


[Body]


{ 
"get_started":{
"payload":"texto-que-o-bot-recebera"
}
}

Ei Rafael, valeu demais pela ajuda. Deu tudo certo, exceto por um probleminha que ainda persistiu: quando o usuário exclui a conversa e clica em “Começar” no botão do Messenger, ele não recomeça a conversa do zero, mas retoma do ponto onde parou. Preciso que o botão começar realmente force o início da conversa. Como podemos fazer isso?

Basta adicionar uma condição de saída, no Bloco Exceções, com essa condição que redireciona o usuário para o bloco de Boas vindas do seu bot.


Lembre-se que a condição deve considerar o texto que você adicionou como payload do botão Get Started. 😉

Comente