Como utilizar ao registro de eventos?


Como utilizar ao registro de eventos?


7 comentários

Olá, Igor!


Pelo Builder, você pode registrar um evento da seguinte forma:



  1. Clique no nódulo em que deseja inserir um registro de evento.

  2. Clique na aba “Ações” na janela do nódulo (ao lado de “Conteúdo” e “Condições de Saída”).

  3. Adicione um “Registro de Evento” aonde deseja (no momento de entrada ou saída do nódulo).

  4. Coloque uma Categoria e uma Ação para evento. Você pode também enviar um parâmetro extra. Por exemplo, se eu quiser registrar o número de usuários que passaram pelo nódulo de Checagem de Conta-Corrente, posso criar um registro com Categoria “Tráfego” e Ação “Checagem de Conta-Corrente”.

  5. Com seu registro cadastrado, feche a janela e navegue até a página de “Análise” pelo menu superior do Builder.

  6. Crie um novo relatório pela barra esquerda.

  7. Neste novo relatório, crie um gráfico e escolha sua dimensão “Eventos Personalizados”.

  8. Se deu tudo certo, você verá que sua categoria apareceu como opção. Todas as Ações que você registrou nessa Categoria estarão inseridas no gráfico.


Para fazer a mesma coisa pela SDK, você pode seguir a documentação da mesma: Blip Docs | API Reference

Obrigado! bem esclarecedor

fiz como você informou



porém nao consegui encontrar no relatório


@Vinicius_Ferreira,


Para que um evento personalizado seja registrado são necessário 3 etapas:


1) Configurar o track de eventos (Como você já fez no Builder) OK

2) Garantir que algum usuário tenha passado por esse ponto do fluxo, para que o track seja realizado

3) O passo 2 deve ser realizado por algum usuário real. A aba de teste no portal () cria usuários do tipo testers. Usuários testers não geram nenhum evento no servidor.


Faça um teste usuando o BLiP Chat ou algum outro canal para garantir o passo 3.

perfeito , obrigado pela ajuda , deu certo

e o que achei mais legal que consigo passar a variável tambem para o grafico

@Vinicius_Ferreira, como você conseguiu passar a variável pro Gráfico? Eu configurei lá um Rótulo e um Valor, mas não consegui puxar para o gráfico. Consegue me passar como você fez?

olá , foi igual o exemplo acima , o único motivo que ocorria erro, era pq estava usando o test dentro do builder , e só aparece quando você passou alguma vez pelo evento.

faça a alteração , faça um teste ,e depois veja no registro.

Comente